818 candidatos foram impugnados no Maranhão

0comentário

O número de candidatos a prefeito, vice e vereador às Eleições 2012 que tiveram suas candidaturas impugnadas no Maranhão é de 818. No entanto, em 76 localidades, de um total de 217 municípios que formam o estado, não houve uma impugnação sequer, segundo informações da seção de dados partidários do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Arame, Bacuri, Balsas, Bela Vista do Maranhão, Belágua, Cajari, Campestre do Maranhão, Cantanhede, Codó, Fernando Falcão, Graça Aranha, Humberto de Campos, Imperatriz, Matões, Mirinzal, Paraibano, São José de Ribamar (dentre outros) são exemplos de municípios onde nenhum candidato teve sua candidatura contestada pelas coligações ou pelo Ministério Público Eleitoral.

“É um ótimo dado este de que em mais de 30% do estado não houve impugnações. Isto significa que o princípio da moralidade e do fortalecimento da Democracia está começando a ser respeitado. A iniciativa popular da ficha limpa tem contribuído muito”, disse a presidente do TRE, desembargadora Anildes Cruz, ao tomar conhecimento do balanço das impugnações.

A maior quantidade de impugnações foi registrada em Paço do Lumiar (55), Zé Doca (48), João Lisboa (42), Senador La Roque (37), Buritirana (31), Araguanã (25), Candido Mendes (24) e Governador Newton Bello (23).

Já em Afonso Cunha, Barra do Corda, Benedito Leite, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Buriticupu, Cachoeira Grande, Cajapió, Carolina, Cedral, Chapadinha, Cidelândia, Coelho Neto, Coroatá, Governador Archer, Igarapé Grande, Itaipava do Grajaú, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Loreto, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Mirador, Miranda do Norte, Morros, Presidente Dutra, Santa Luzia, Santa Rita, São Domingos do Azeitão, Satubinha e Tutóia, apenas 1 candidato foi impugnado em cada uma destas cidades.

sem comentário »

Rádio Mirante AM opera no moderno estúdio

8comentários


Equipamentos modernos. Novo transmissor, nova torre, novo estúdio. Tudo já está em pleno funcionamento na Rádio Mirante AM.

Quando entrou no ar na madrugada de sexta-feira, o novo transmissor da emissora de maior audiência no Maranhão provocou uma explosão de alegria dos ouvintes. Gente de tudo que é canto do Maranhão procurou ligar para participar da programação da emissora. É essa cumplicidade que faz da Rádio Mirante AM, a emissora de maior credibilidade no estado.

No ano em que completa 24 anos, a Rádio Mirante AM toma um banho de modernização e enche a equipe mais premiada do rádio maranhense de energia.

Como todo mundo sabe, a Rádio Mirante AM se consolidou como a emissora com maior cobertura jornalística e de prestação de serviços. Muitos dos problemas que a população enfrenta no dia-a-dia são resolvidos ao vivo. No esporte, a Mirante AM também bate um bolão.

Mesmo com a boa audiência, alcance e cobertura jornalística e com a equipe altamente qualificada, a emissora parte agora para uma nova fase.

Agora é hora de fazer mais e melhor tudo que já realizamos nestes 24 anos e esperamos continuar contando com os nossos nossos ouvintes nesta nova caminhada.

Para mim, em especial este momento significa muito profissionalmente. Acho que é um prêmio para uma geração de profissionais que sempre deu o máximo de si e que semprevete o rádio como paixão maior. A Mirante se moderniza e nós nos renovamos. Estamos prontos para continuar fazendo o rádio como o maranhense gosta.

Antes de finalizar, nos resta agradecer aos acionistas, em especial a presidente Teresa Sarney que sempre fez parte do time dos apaixonados pelo rádio AM e que, agora demonstra ainda mais, conhecimento, sensibilidade e respeito aos ouvintes, aos profissionais e aos anunciantes.

O nosso muito obrigado!!!

8 comentários »

MP impugna candidaturas em cinco municípios

2comentários

A Promotoria de Justiça da 101ª Zona Eleitoral impugnou as candidaturas a prefeito de Marcel Everton Dantas Silva, em Governador Nunes Freire, e Maria Deusdete Lima, em Centro do Guilherme. Foi impugnada, também, a candidatura a vereador de Simão Rodrigues Nicácio, em Centro do Guilherme.

Marcel Everton Dantas Silva, conhecido como Marcel Curió, é filho de Domingos Savio Fonseca Silva, o Domingos Curió, atual prefeito de Turilândia, município vizinho a Governador Nunes Freire. Para o promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, a candidatura exemplifica uma estratégia que vem sendo usada por políticos que lançam seus familiares como candidatos a prefeito em municípios próximos aos que administram, nos quais exercem influência econômica e política. Dessa forma, há a tentativa de perpetuação de um grupo familiar no poder, contrariando os princípios democráticos que exigem alternância de poder e igualdade na disputa eleitoral.

O promotor ressalta que essa prática surgiu após a proibição pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos chamados “prefeitos itinerantes”, que durante o mandato transferiam seus domicílios eleitorais para municípios próximos, buscando a eleição para o cargo de chefe do Executivo Municipal indefinidamente. Da mesma forma, defende Hagamenon Azevedo, as “famílias políticas itinerantes” precisam ser combatidas pela Justiça Eleitoral. De acordo com o TSE, “não se pode, mediante a prática de ato formalmente lícito (mudança de domicílio eleitoral), alcançar finalidade incompatível com a constituição”.

Caso semelhante é o de Maria Deusdete Lima, a “Detinha”, candidata a prefeita de Centro do Guilherme. Detinha é companheira de Josimar Cunha Rodrigues, atual prefeito do município de Maranhãozinho, vizinho a Centro do Guilherme. O argumento do Ministério Público para impugnar a candidatura é o mesmo usado contra Marcel Curió.

A Promotoria de Justiça da 101ª Zona Eleitoral também impugnou a candidatura a vereador de Simão Rodrigues Nicácio, o “Simãozinho”. Nicácio exerceu o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Centro do Guilherme, no exercício financeiro de 2004, quando o Legislativo Municipal teve suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado.

Entre as irregularidades apontadas estão o gasto com folha de pagamento acima do permitido por lei, ausência de processos licitatórios e sonegação de contribuições previdenciárias dos servidores da Câmara Municipal.

Grajaú
A desaprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de cinco ex-presidentes da Câmara de Vereadores de Grajaú motivou a impugnação dos registros das candidaturas deles pelo promotor de Justiça Eleitoral Carlos Róstão Martins Freitas (15ª Zona Eleitoral). Eles tentam voltar ao cargo de vereador, no pleito de 2012, apesar de terem contas irregulares em suas gestões à frente do Poder Legislativo Municipal.

O candidato Edmilson Veras da Costa teve as contas referentes ao exercício financeiro de 1996 julgadas irregulares pelo TCE. A mesma situação se aplica a Arthur Carvalho Neto, que teve contas desaprovadas do exercício financeiro de 2000. As ilegalidades nas contas públicas, no ano de 2001, de José de Simas Lima também motivaram a impugnação do candidato a vereador.

Em 2004, ao exercer a presidência do Legislativo Municipal, Clesiomar Martins Viana teve as contas rejeitadas e classificadas pelo TCE como “não passíveis de saneamento”. Por isso, o candidato a vereador também foi impugnado. O mesmo caso se aplica a Evandro Costa Jorge, que presidiu a Câmara Municipal em 2005, e teve as contas reprovadas.

Já o candidato a vereador Valdeir Pereira de Oliveira foi impugnado por não ter se desincompatibilizado do cargo de policial militar, conforme determina a legislação eleitoral.

O candidato a prefeito João Pedro Ferreira Neto foi impugnado pelo Ministério Público Eleitoral por ter julgadas irregulares as contas referentes aos exercícios financeiros de 1998, 1999 e 2000, período em que ocupou o cargo de chefe do Poder Executivo municipal.

Filiação partidária
A promotora de Justiça da 87ª Zona Eleitoral, Valeria Chaib Amorim de Carvalho impugnou as candidaturas de seis candidatos a vereador nos municípios de Olho D’Água das Cunhãs e Pio XII. Todas as impugnações baseiam-se no fato de que os candidatos não têm filiação a nenhum partido político.

Em Olho D’Água das Cunhãs foram impugnadas as candidaturas de Francisco de Lemos Neto e Maria Selma Berreto Paiva. Já em Pio XII, tiveram as candidaturas impugnadas Elias Santos da Conceição, Francigeni Araújo Marinho, Ivanildo Rodrigues Alves e José Antonio da Conceição Morais.

2 comentários »

Rádio Mirante AM entra na era da tecnologia

1comentário
1 comentário »

A desorganização continua…

11comentários

Depois de vários jogos amistosos anunciados pela atual diretoria, mas cancelados dias depois, o treinador, Paulo César, resolveu fazer uma cobrança pública. Exige mais organização para que a atual administração faça um trabalho diferente das anteriores recentes.

O último amistoso cancelado de última hora foi contra o Santa Cruz (PA), que estava previsto para o último sábado, no interior do Pará. Após o amistoso contra o sub-18 do Americano, no CT Pereira dos Santos, na quinta-feira, os jogadores não sabiam se iriam viajar e nem o treinador sabia da programação, assim resolveu manter a programação normal de treino.

– Está uma desinformação, um desencontro, pois era para presidente estar aqui para dizer se vai ter ou não o amistoso. Eu tenho é que treinar a equipe. Agora passar de última hora não pode, pois a maioria dos jogadores me perguntou se ia ter a viagem e eu disse que não teria, pois ela não veio aqui – disse o treinador.

Após ser questionado pelos jogadores e não saber o que dizer, Paulo César desabafou.

– Desse jeito fica difícil. Será que vamos cometer os mesmos erros do primeiro semestre? Temos que conversar, ela, Kleber (Pereira, diretor de futebol) e eu, para não ter mais esse tipo de erro.

Leia mais

11 comentários »

Esporte e lazer nas férias

3comentários

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) levou para a Avenida Litorânea, nesse fim de semana (14 e 15), o projeto Maranhão Feliz. A iniciativa, desenvolvida desde o ano passado, proporciona dias de lazer a comunidades de São Luís e do interior do Estado. E, como o mês de julho é o período de férias, a Sedel inovou e decidiu levar o Maranhão Feliz para um dos mais belos cartões-postais da capital.

Partidas de voleibol, basquete, handebol, beach-tênis, futevôlei, peteca, jogos de salão, ginástica aeróbica e recreação para crianças foram algumas das atividades realizadas durante o evento. De acordo com o secretário-adjunto de Desporte Educacional da Sedel, Alim Maluf Neto, que fez questão de participar das atividades esportivas deste fim de semana, proporcionar lazer às pessoas é um dos objetivos da Secretaria.

“O Maranhão Feliz é um projeto que está consolidado. Para onde levamos este projeto, temos sempre o retorno das pessoas que aprovam nossa iniciativa. Por isso, quisemos trazer nosso projeto de sucesso à praia, uma vez que a Avenida Litorânea é sempre um atrativo para os maranhenses e turistas neste período de férias. Por isso, tod mundo está convidado a participar e a se divertir no Maranhão Feliz”, destacou.

As atividades do Maranhão Feliz na Avenida Litorânea irão ocorrer em todos os fins de semana do mês de julho a partir das 8h.

3 comentários »

Imperatriz completa 160 anos

7comentários
7 comentários »

Sampaio vai continuar utilizando Edgar

10comentários

Após a sentença determinando que Edgar retorne ao Maranhão, o Sampaio divulgou uma nota em seu site oficial, onde diz que continuará a utilizar o atacante nos jogos da Série D. Além disso, segundo o advogado de Edgar, Ivson Brito Maniçoba, o jogador será devolvido ao MAC após todos os recursos cabíveis no TRT.

Ainda segundo a nota, o advogado do atacante encontrou falhas no laudo da perícia realizada pelo ICRIM, que embasou a sentença da juíza Liliane de Lima. Ivson Brito irá pedir um segundo laudo oficial, desta vez realizado pela Polícia Federal e segundo o advogado. Vale lembrar que antes da perícia do ICRIM, um laudo feito por um perito particular, contratado pelo advogado de Edgar, apontou que a assinatura seria falsa.

Entretanto, diferentemente do advogado do atacante, a juíza Liliane de Lima classificou o laudo grafotécnico como “satisfatório, didático e irrretocável, já que a mesma foi clara em suas explicações, além de ter sido nitidamente cautelosa com a colheita dos padrões gráficos a serem analisados”.

A juíza ainda cita na sentença, que o laudo não foi uma supresa.

– Há de ser dito, no entanto, sem desmerecer o irretocável laudo pericial acima mencionado, que a conclusão da perita não chegou a ser uma surpresa na medida em que no decorrer deste processo foram surgindo indícios fortíssimos de que o autor faltava com a verdade em sua exordial – diz a juíza Liliane de Lima na sentença.

Globoesporte.com

10 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS