Denúncias de irregularidades levaram o Ministério Público do Maranhão (MPMA) a expedir, em 4 de julho, Recomendação à prefeita do município de Godofredo Viana (a 586km de São Luís), Maria da Conceição dos Santos de Matos, solicitando a suspensão, em 10 dias, do concurso público realizado em janeiro deste ano pela prefeitura do município, para selecionar candidatos para os cargos de digitador, secretário escolar, auxiliar administrativo, professor, assistente social e enfermeiro.
O MPMA apurou que pelo menos 13 candidatos aprovados nas melhores posições na lista de classificação do concurso organizado pelo instituto piauiense Vicente Nelson são amigos íntimos, parentes e aliados políticos da prefeita Maria da Conceição dos Santos.
Outra irregularidade constatada pelo MPMA foi a troca do nome da primeira colocada no resultado do concurso para o cargo de professor de História do Ensino Fundamental – 6º ano pelo nome de outra candidata do concurso. Os nomes trocados são semelhantes.
“Seria compreensível se ocorresse um erro de digitação, pela semelhança dos nomes trocados, mas a entidade organizadora também trocou as datas de nascimento e os números de inscrição”, destaca o promotor de Justiça de Godofredo Viana, Gabriel Sodré Gonçalves.
Na Recomendação, o promotor de Justiça solicita o encaminhamento, em 10 dias, ao MPMA a cópia da ata de realização do concurso, os documentos do processo licitatório do concurso e a lista dos endereços dos 13 candidatos que teriam sido favorecidos pela prefeita Maria da Conceição dos Santos de Matos.