São 74 anos de muita história. Algumas bem conhecidas outras nem tanto. Os bastidores, as glórias e até as frustrações de um clube tradicional do Nordeste, conhecido em todo Brasil, estão no livro “Memória rubro-negra – De Moto Club a eterno Papão do Norte”. O lançamento está previsto para 18 de setembro, quando o clube já terá completado 75 anos. O evento terá participações de ex-jogadores, que são ídolos da torcida até hoje.
A capa do livro resume o que o leitor terá de conteúdo. Imagens antigas, ainda em preto e branco e outras em cores, retratando as últimas conquistas. Entre tantos ídolos, o livro vai destacar quatro nomes, que devem marcar presença no evento de lançamento, marcado para o auditório da Faculdade São Luís, a partir das 19h, com entrada gratuita. Hamilton Sadias, Kleber Pereira, Jack Jone e Zé Roberto devem marcar presença na festa de lançamento e serão homenageados.
A escolha dos jogadores não foi aleatória. De acordo com o autor do livro, Hugo Saraiva, os jogadores sempre foram citados pelos torcedores e demais fontes que serviram para captar informações para a publicação.
– Pelo que conversei com os torcedores, os quatro sempre foram citados. Praticamente uma unanimidade. Poderia simplesmente convidar apenas quem mora em São Luís, seria bem mais fácil, mas como os quatro são tão ligados aos torcedores, optamos por eles – argumentou o autor.
Apenas uma ressalva: Conhecido nacionalmente como Papão do Norte é o Payssandu de Belém-PA. Moto Clube, quem é esse??
Zeca. Qual foi o maior ídolo do Moto. Tenho minhas dúvidas se Zé Roberto ou Nilton….
Claudionor, o livro será lançado no dia 18 de Setembro, às 19h00, na Faculdade São Luis… Importante só dizer que esse evento é ABERTO AO PÚBLICO. Nesse dia teremos a presença, além de Hamilton e Kléber Pereira, de dois grandes nomes do Moto que estamos trazendo exclusivamente pra esse dia: Jack Jone, que hoje mora no Rio, e Zé Roberto, que mora hoje em Maceió… Os caras ficaram muito felizes com o convite e pela homenagem que vão receber. Conto com sua presença lá, vamos fazer uma reunião com grandes nomes do passado – e todos devidamente homenageados.
http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/208982_295738070523551_2106225981_n.jpg
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/578695_295750883855603_1736734026_n.jpg
http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/558436_295751027188922_586668007_n.jpg
http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/529366_295751097188915_1903316500_n.jpg
http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/402875_295751163855575_571220496_n.jpg
o trio CAIO ,, PAULO CÉSAR & ALBERTO
Parabéns mais uma vez ao amigo e companheiro boliviano Hugo. Fico feliz com o êxito em seu trabalho. Tenho certeza que este será mais um trabalho belo e caprichado seu, pois a sua perseverança na busca de dados históricos dos times maranhense há de ser premiada, desejo sucesso pra vc, apesar de saber que a sua obra prima foi o primeiro livro. E por fim quero deixar aqui manifestado ao torcedor Mortense, que cultivem sua história, não deixe ela se perder com o tempo, da mesma forma que perderam suas cores originais. E que o Futebol Maranhense possa erguer-se cada vez mais, para que tenhamos orgulho dos nossos representantes no senário nacional. Ao meu amigo Hugo, espero que consiga resgatar a história de outros clubes do nosso estado, gostaria de ver algo sobre o Fênix . Um abraço e sucesso na sua carreira.
ONDE VAI SER O LANÇAMENTO
Ribeiro, primeiramente obrigado pelas palavras. Curiosamente “Ribeiro” é o nome do meu falecido pai, rsrs. Com relação ao Gojoba, tive o prazer em conhecê-lo durante a fase de pesquisa e depoimento do livro. Apesar de hoje ele apresentar um problema de saúde, colaborou de forma muito significativa para que eu pudesse registrar, em um capítulo especial, sobre a sua carreira nos gramados, como se fosse uma pequena biografia, a exemplo de alguns nomes que entrevistei para o livro, como Newton (ponta da década de 80), Zé Roberto, Raimuninho Lopes, Beato, Hamilton e muitos outros atletas do passado. E Gojoba e todos eeles serão devidamente homenageados no dia do lançamento com um pequena e esimbólica placa, por tudo aquilo que fizeram ao nosso futebol. Como costumo dizer em conversas com os meus amigos, não adianta a gente brigar nas arquibancadas se o que vai restar no final das contas são os momentos vividos, cada um a sua época. Eu mesmo sou declaradamente boliviano, mas recoonheço que, quando falarmos do Campeonato de 2000, inevitavelmente vamos lembrar de Jack Jone, apesar dele ter feito o que fez ocm o meu Sampaio, rsrsrs Ma o que fica é justamente isso, a lembrança daquela época. Essa é a uma forma simples, mas acredito que significativa, de homenagear esses caras que fizeram o nome do nosso futebol no passado.
Parabens ao autor do livro pela iniciativa, sendo ele torcedor do Sampaio Correia, pois sabemos que sem o Moto Club e o MAC, com todo respeito aos outros, o tricolor e o proprio futebol maranhense não seria nada. O mais bonito na capa desse livro é vê o emblema antigo do meu time de coração, que teve cores trocadas, na sua atual representação. Esse é o simbolo do Moto que aprendi a amar nos anos setenta, quando de minha adolescencia e que gostaria de vê resgatado, como de todo a própria agremiação como um todo.
ESQUECERAM DE FAZER O CONVITE AO GRANDE ÍDOLO NA ÉPOCA ” GOJOBA” QUE TAMBÉM JOGOU JUNTO COM HAMILTON,
FAZIA O MEIO CAMPO COM ANANIAS E O MINEIRO RONALDO , AMBOS JÁ FALECIDOS, MORA AQUI EM SÃO LUIS NO BAIRRO PINGÃO, SERIA UMA BOA ELE PARTICIPAR DESSE EVENTO.
Essa é a história que deveria ser respeitada…ainda temos memórias…isso nos dá o alento de ter esperança de algum dia voltarmos a ser o que fomos.
Parabéns ao autor do livor, que a despeito de ser Boliviano, teve a autivez e serenidade de ser inteligente e tomar a iniciativa que não só presta uma homenagem ao Moto, mas principalmente mostra para os comandantes do Futebol Maranhense que o Futebol local tem uma história que precisa ser respeitada!