Enquanto a Lei de Incentivo sancionada pela governadora começa a apresentar os primeiros resultados positivos para o esporte maranhense, infelizmente não se pode dizer o mesmo em relação à cultura.
O violonista Luís Júnior nos disse que não está vendo interesse por parte do governo. “O problema maior é o interesse do governo pra colocar em prática. Já soube de no minimo 10 projetos prontos de vários artistas, só esperando a lei sair do papel”, disse.
É preciso também a mobilização dos artistas. Eles não podem ficar esperando apenas que o governo se mobilize para tirar a Lei de Incentivo à Cultura do papel.
Na verdade, o músico Luís Júnior tem toda razão. No caso do esporte, houve um grande envolvimento do secretário Joaquim Haickel e da equipe da Sedel para tirar a lei do papel. Além disso, Joaquim Haickel tem se envolvido diretamente para buscar empresas que possam apoiar projetos de diversas federações.
Portanto, o governo precisa dar sinais que pretende tirar a lei do Papel. E vejam só que grande oportunidade…
Nesta terça-feira pela manhã, por exemplo, a governadora receberá no Palácio dos Leões a presidente da Petrobras, Graça Foster. Seria uma excelente oportunidade para a governadora pedir à Petrobras o apoio a projetos pela Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura.
A Petrobras figura como maior contribuinte de ICMS no Maranhão e sempre procurou apoiar projetos culturais e esportivos. A presença dos secretários Joaquim Haickel (Esporte) e Olga Simão (Cultura) na reunião com a presidente da Petrobras seria muito importante. É fato que Roseana Sarney quer conversar com Graça Foster sobre a Refinaria de Bacabeira, mas a Petrobras pode deixar muito mais do que ela vai tirar aqui mesmo.
Fica a sugestão.
Amigo Zeca,
Tenho lido alguns comentários que são sistematicamente postados em seu blog por pessoas ligadas ao futebol profissional de nossa terra. Seria bom que essas pessoas procurassem se informar melhor sobre a lei de incentivo ao esporte e parassem de falar bobagens como o Gojoba, que tem nome de um amigo meu e grande craque do passado.
É bom que se saiba que não há na SEDEL nenhum projeto de nenhuma agremiação futebolística do Maranhão pleiteando os benefícios da lei de incentivo ao esporte.
Já estive com o presidente da Amaclube e expliquei de que forma essa lei pode apoiar o futebol, e como isso não é segredo posso dizer aqui: Basta que elaborem um projeto esportivo de inclusão social através do futebol de base, amador, não profissional, para sustentar as categorias de base dessas instituições. Isso desoneraria essas instituições que poderiam direcionar essa economia para a categoria principal dos times, já que não temos clubes.
Ocorre que o futebol profissional está acostumado a receber benefícios dadivosos, sem fazer esforço algum, sem um projeto de excussão, sem nenhuma contrapartida. Essa lei não é assim. Tem normas rígidas que precisam ser cumpridas.
O governo do estado já coloca a disposição do futebol o Viva Nota, projeto que não tem sido aproveitado pelos times de nossa terra.
Quanto à execução da lei de incentivo a cultura, a SECMA se prepara para colocar em prática a lei nos mesmos moldes do que fez a SEDEL. Em breve a secretaria Olga Simão irá anunciar a abertura do prazo para apresentação dos projetos naquela pasta. É só uma questão de tempo, e falta pouco agora.
REALMENTE É SÓ UM CRUPINHO QUE É BENEFICIADO NA CULTURA NESTE ESTADO E ISSO PRECISA MUDAR BENEFICIANDO A TODOS.
Zeca Soares você foi muito feliz por abordar esse assunto. Os artistas estão esperando que a Lei de Incentivo à Cultura passe a valer, mas fica claro que a Secretaria de CUltura está muito devegar e não teve a mesma eficiência do esporte. É preciso que a governadora dê um murro na mesa para que as coisas aqui funcionem, inclusive a lei que ela assinou. Vamos cobrar sim como faz o Luíz Jr.
Esportes virgulas, apenas algumas federações aquinhoadas amigas do governo esse eurico pacifico , a de basket a de volley , e so
kd a ajuda pro futebol? ate hoje nada vai se ter um castelão super despendioso e os clubes tudo com pires na mão isso tu nao fala so puxa saco dessa lei ai nao da pra entender