Pesquisa aponta empate técnico em São Luís

8comentários

O jornal O Estado do Maranhão divulga, hoje, a primeira de seis pesquisas que serão realizadas pelo instituto Escutec ao longo da campanha eleitoral deste ano em São Luís. O primeiro levantamento da série foi realizado entre os dias 4 e 6 deste mês, com 800 entrevistas a eleitores entre 25 e 49 anos e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo MA-042/2012. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Neste cenário, se fossem hoje as eleições na capital, o prefeito João Castelo (PSDB), da coligação “São Luís não pode parar”, teria 26,3% das intenções votos. Em segundo lugar – mas empatado tecnicamente com o tucano – aparece o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), que concorre pela coligação “Construindo uma nova história”, com 25,3%. O candidato da coligação “Muda, São Luís”, deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), vem a seguir, na terceira colocação, citado por 17,4% dos entrevistados.

Liderando o bloco dos candidatos que ainda não atingiram os dois dígitos nas pesquisas está a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), com 8,8%. Ela é seguida por Haroldo Saboia (PSOL), que tem 3,5% e pelo vice-governador Washington Luiz (PT), com 3,4%. O candidato do PSTU, Marcos Silva, tem 2,9%. Edinaldo Neves (PRTB) registrou traço de 0,4%.

Dos entrevistados, 8,5% disseram não votar em nenhum dos apresentados e outros 3,8% não sabem, ou não responderam.

O instituto Escutec não fez nenhuma simulação de 2º Turno neste primeiro levantamento porque seriam necessários 36 questionários isolados para incluir os oito candidatos a prefeito de São Luís. A partir do registro da segunda pesquisa, o Escutec oficiará à Justiça Eleitoral informando os parâmetros a serem utilizados para garantir menor número de cenários.

Avaliação de Dilma, Roseana e Castelo

A pesquisa Escutec/O Estado quis saber também do eleitor de São Luís a avaliação que fazem dos governos Dilma Rousseff (PT), Roseana Sarney (PMDB) e do próprio prefeito João Castelo (PSDB). A presidente Dilma tem aprovação de 81% dos ludovicenses e o governo Roseana alcança 45,3% de aprovação. Já a administração castelista é reprovada por 61% dos moradores da capital maranhense.

A Escutec quis também saber da população de São Luís o grau de avaliação dos três governos. De acordo com o levantamento, o governo Dilma tem 62,4% de avaliação entre bom (47,3%) e ótimo (15,1%). Apenas 8,1% da população da capital maranhense considera o governo petista ruim ou péssimo.

O governo Roseana Sarney é visto como “ótimo” ou “bom” para 33,5% da população. Outros 30,8% acham seu governo regular, contra 14,9% que consideram “ruim” e 19,8% de “péssimo”.

A administração de João Castelo é vista como ruim ou péssima por 48,8% dos moradores de São Luís. Outros 23,9% acham que o prefeito faz uma gestão “regular”. De acordo com Escutec, 20,9% consideram esta administração “boa” e apenas 6,4% a apontam como “ótima”.

Neste quesito da pesquisa, apenas 1,3% não quiseram ou não souberam se manifestar em relação à administração Dilma Rousseff. Outro 1,1% também não soube ou não quis avaliar o governo Roseana Sarney.

Já a avaliação da administração de João Castelo foi respondida por praticamente todos os 800 entrevistados pela Escutec. Apenas 0,1% não quis ou não soube se manifestar sobre a administração castelista.

8 comentários para "Pesquisa aponta empate técnico em São Luís"


  1. RAIMUNDO COELHO

    O lula e Sarney subiram no palanque da Dilma no 1º turno 78 % dos votos maranhenses no 2º 67%, agora manda ela vir sozinha de Minas pra cá e ver, te manca, qualquer um pode menos Castelo e Edivaldo Jr, até as urnas,, iludidos

  2. Cupertino

    Castelo vai ganhar a eleição com as duas mãos nas costas, talvez só Roseana poderia ganhar dele, nenhum outro ganha do castelo.

  3. BR 226

    A BR 226, é uma vergonha para o Maranhão, vou mandar as fotos para a Globo fazer uma reportagem pra mostrar as verdadeiras estradas no Maranhão, FIM de MUNDO.

  4. BR 226

    Há mais de 30 anos que a comeram o dinheiro da metade da BR 226 que vai de Presidente Dutra a Timon, fizeram exatamente 100 KM e comeram o trecho de 100 Km que passa pelo Baú a Timon, quem viaja por lá vai cair na real, como é o verdadeiro Maranhão dos poliqueiros safados que só no Maranhão tem.

    A BR 226 é um poeiral doido, buraqueira geral, É O FIM DO MUNDO, ainda vem esses poliqueiros safados pedir votos em época de elição, vão se catar bando de sanguessuga, enquanto essa BR não for asfalta nós que somos dessa região vamos fazeR campanha pra votar em branco, é melhor que eleger esses politiqueiros maranhenses que vivem e ficam ricos através da política.

    BR 226: 100 KM DE UM VERDADEIRO INFERNO, ASSALTO E ROUBO DE CARGAS, E O DINHEIRO NO BOLSO DESSES POLITICOS SEM VERGONHA.

  5. Francisco

    Uma coisa parece que começa a ficar claro que o Edivaldo vai ter muito trabalho para conseguir sequer chegar ao segundo turno porque até agora a situação dele não evolui nada porque é um candidato verdinho demais.

  6. Alan Jorge

    Em relação ao comentário 1: Nunca ví dizer que voto é tranferido, o fato de Dilma ser bem quista por essas bandas não tranfere isso em votos pro candidato da Vice Legitimada. Em relaçõ ao Castelo só não entendi um a coisa dessa pesquisa como 61% dos intrevistados reprovam a administração dele e o nosso Prefeito aparece liderando a pesquisa? Castelo vai levar essa eleiçaõ com certeza. Castelo NELES. Saudações bolivianas

  7. Castelista

    Castelo vai ganhar a eleição e São Luís vai continuar crescendo.

  8. Felipe

    Péssima performance do candidato que tem o apoio da presidente da República e da governadora Roseana como isto é possível?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: