Palestras encerram Congresso de Medicina

0comentário

Cerca de 4 mil congressistas – entre estudantes e profissionais da área da saúde – participaram das atividades do I Congresso Maranhense de Medicina, que terminou, nesta sexta-feira (6), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. No último dia do encontro, as palestras nas áreas de cardiologia, gastroenterologia, endrocrinologia, neurologia e reumatologia superaram a expectativa de público.

No período da manhã aconteceram em diversas salas e no auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, nove palestras reunindo uma enorme plateia de participantes formada em sua maioria por estudantes de medicina.

Entre as palestras destaque para o tema “Pé diabético”, que foi proferida pela doutora Geisa Maria Campos, endocrinologista, que apresentou aos presentes o modo de diagnóstico para reconhecimento do chamado pé diabético um dos problemas mais recorrentes e crônicos de quem é acometido pelo diabetes.

Um dos pontos evidenciados pela especialista durante sua exposição foi a importância de se reconhecer na estrutura do pé a pré-disposição de pacientes para o problema mediante a aspectos físicos que demonstram pré-disposição ao problema. “É preciso que se reconheça estes sinais para que se possa antecipar o tratamento de um pé neuropático onde apresenta temperatura elevada (pé quente), pele seca, e dormência”, disse ela.

Outro ponto destacado por ela foi o cuidado com as deformidades e calosidades que podem levar a problemas maiores e uma possível amputação de membros. “São sinais simples como, por exemplo, “apinhamento” dos dedos do pé, dedos em garra, e falta de flexão dos mesmos, que demonstram que é preciso se precaver de ulcerações que podem evoluir em problemas infecciosos mais graves chegando até amputação”.

Leia mais

Sem comentário para "Palestras encerram Congresso de Medicina"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: