A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) dará inicio oficialmente nesta quinta-feira (5), às ações para a instalação do Sistema de Videomonitoramento em vias públicas em São Luis.
A assinatura da ordem de serviço acontecerá no gabinete do secretário Aluisio Mendes, com participação do secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; dos comandantes da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, e do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva; da delegada geral de Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende, além de representantes Expernet Telemática Ltda., empresa vencedora do Pregão nº 095/2012, executado pela Comissão Central Permanente de Licitação (CCL) do Estado.
Nesta primeira etapa, a SSP vai implantar 100 câmeras móveis em locais estratégicos da capital, funcionando 24 horas por dia. Entre eles, o Centro Histórico, a Lagoa da Jansen, além das avenidas Litorânea, Holandeses, Colares Moreira e Marechal Castelo Branco. O objetivo é cobrir, principalmente, os pontos onde há grande concentração de agências bancárias. Alguns bairros, de acordo com índices de criminalidade, também devem ser incluídos nesta primeira fase. De acordo com Aluisio Mendes, até o mês de setembro o sistema estará operando completamente.
Estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 19 milhões. O sistema contará com que há de mais moderno no setor no país. Serão instaladas câmeras de última geração, com tecnologia HDTV, que possuem excelente qualidade na captação e transmissão da imagem, e em todas elas, será possível ainda receber sinais de áudio.
As câmeras vão auxiliar nos trabalhos de patrulhamento feito em toda a Região Metropolitana de São Luís, possibilitando com que as polícias busquem melhores resultados no combate à criminalidade e à violência, a partir de operações e ações focadas estrategicamente com o auxílio do novo aparato.
De acordo com informações do secretário Aluisio Mendes, até o final de 2013, o Governo do Estado, por meio da SSP pretende colocar em toda Região Metropolitana um total de 300 câmeras de videomonitoramento.