CBF cancela jogo do Sampaio no Amapá

3comentários

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou comunicado no fim da tarde de hoje (3), suspendendo a partida entre Santos-AP x Sampaio-MA, que ocorreria na próxima segunda-feira, à noite, no Estádio Glicério Marques, em Macapá.

Segundo a CBF não existem voos disponíveis para a viagem do Sampaio ao Amapá.

Além de Santos-AP x Sampaio-MA, a CBF também confirmou a suspensão da partida entre Comercial-PI x Mixto-MT, pelo mesmo motivo.

As novas datas para a realização dos jogos não foram confirmadas pelo Departamento Técnico da CBF.

3 comentários »

Jhonathan demonstra frieza na reconstituição

2comentários

Durou pouco mais de dez minutos a primeira parte da reconstituição do assassinato do jornalista Décio Sá. Na tarde desta terça-feira (3) um forte aparato policial foi montado para que a simulação fosse feita em frente ao Sistema Mirante, onde o jornalista trabalhava.

Aparentando bastante frieza, Jhonatan de Sousa Silva contou os detalhes de toda a operação montada para executar o jornalista na noite de 23 de abril, em um bar da Avenida Litorânea.

Mais de 70 agentes da Polícia Civil, entre peritos criminais e dos grupos Tático Aéreo (GTA), de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia de Investigações Criminais (DEIC), foram mobilizados.

Todo o grupo foi coordenado pela delegada-geral Maria Cristina Menezes e pelo subdelegado-geral Marcos Afonso, que coordena a comissão de delegados apura o crime. Antes do início da reconstituição, foi realizada uma ‘varredura’ nos prédios localizados próximos ao Sistema Mirante e agentes especiais foram colocados em pontos considerados estratégicos.

“Temos que tomar essas medidas para garantir a integridade física do Jonathan e quaisquer dúvidas que possam ocorrer durante o julgamento do processo sejam tiradas”, informou Afonso.

Leia mais

2 comentários »

Justiça afasta oito vereadores de Paço do Lumiar

2comentários

A juíza Jaqueline Reis Caracas (1ª Vara de Paço do Lumiar) afastou oito vereadores de Paço do Lumiar, município da região metropolitana. A magistrada considerou que ao parlamentares são suspeito de cometerem atos de improbidade administrativa.

A decisão é em caráter liminar e atende a uma solicitação do Ministério Público, que acusa os vereadores de atuarem deliberadamente, com desvio de finalidade no processo de cassação do vice-prefeito Raimundo Nonato da Silva Filho. “Os demandados estão agindo com desvio de finalidade no processo de cassação do vice-prefeito, que só denota que o único objetivo dos demandados é impedir que ele assuma a chefia do executivo, caso a atual Prefeita venha a ser afastada mais uma vez do cargo, pelos inúmeros atos de improbidade a que responde”.

Pela decisão, foram afastado o presidente da Câmara, Alderico Jefferson Abreu da Silva Campos, e os vereadores Antônio Jorge Lobato Ferreira, Francisco Pereira Filho, José Francisco Gomes Neto, Raimundo Pedro Silva, Sebastião Escolástico Almeida Filho, Thiago Rosa Santos Aroso e Wilson Pires Amaral.

2 comentários »

Chapadinha e São Domingos sediam etapa dos JEMs

0comentário

Até o próximo domingo (8), as cidades de Chapadinha e São Domingos do Maranhão sediarão a segunda fase dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Sedel.

Os dois municípios são os primeiros a realizarem a Etapa Regional dos JEMs que, este ano, possui seis cidades-sede. Além de Chapadinha e São Domingos do Maranhão, os municípios de João Lisboa, Coroatá, Pedreiras e Governador Nunes Freire também serão sedes desta etapa, que definirá, até o fim de julho, os representantes do interior do Estado nas próximas fases da maior competição esportiva estudantil do Maranhão.

A cidade de Chapadinha corresponde à Regional Nordeste. Nesta fase, além das equipes do município-sede, participam desta Etapa Regional atletas de outras dez localidades: Vargem Grande, Miranda do Norte, Rosário, Humberto de Campos, Afonso Cunha, Coelho Neto, Itapecuru, Santa Rita, Axixá e Barreirinhas. Os campeões de cada modalidade coletiva (basquete, beach-soccer, futsal, futebol, handebol e vôlei) se classificarão para a Etapa Inter- regional, que ocorrerá em São Luís no mês de agosto.

A Etapa Regional em São Domingos do Maranhão é a Sul. Nela, participam equipes de seis municípios. Butiti Bravo, Balsas, Mirador, São João dos Patos, Nova Iorque além da cidade- sede, estão na disputa por um lugar na próxima fase dos JEMs.

A Etapa Regional foi dividida em seis sedes: Chapadinha (Nordeste), São Domingos do Maranhão (Sul), João Lisboa (Oeste), Coroatá (Leste), Pedreiras (Centro) e Governador Nunes Freire (Noroeste).

De acordo com a programação da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, as cidades de João Lisboa e Coroatá sediam a Etapa Regional dos JEMs de 12 a 19 deste mês, enquanto que Pedreiras e Governador Nunes Freire, somente no período de 20 a 27 de julho.

sem comentário »

MP requer bloqueio de recursos da Caema e do Estado

0comentário

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de São Luís, requereu da Justiça, no último dia 26 de junho, a imposição de medidas para bloquear os recursos orçamentários da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) e do Estado do Maranhão no valor de R$ 10 milhões e 950 mil, para cada um, a fim de obrigar as duas instituições a cumprirem sentença judicial, que transitou em julgado no ano de 2005.

Em atendimento a pedido do MP, em Ação Civil Pública interposta em 1994, a sentença do juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Luís havia determinado que a Caema e o Estado tomassem providências para a construção de estações de tratamento de esgoto, despoluição dos rios Anil, Bacanga e das Bicas e para que a empresa de saneamento se abstivesse de lançar esgoto não tratado nos referidos rios.

O promotor de Justiça Fernando Barreto informou que o bloqueio dos recursos tornou-se necessário como medida de apoio para o cumprimento da sentença. Ele esclareceu ainda que, desde a decisão judicial, já se passaram mais de mil dias, o que elevou a multa ao montante de quase R$ 22 milhões. “Dentre as consequências mais notórias da recalcitrância dos executados destacam-se a falta de condições de balneabilidade das praias e o agravamento da poluição nos rios Anil, das Bicas e Bacanga”, analisou o membro do Ministério Público.

Para assegurar o resultado prático da sentença, o promotor do Meio Ambiente solicitou que o bloqueio atinja os recursos destinados à publicidade dos executados. “Requer-se a determinação ao presidente da Caema, à governadora do Estado e ao secretário de Planejamento para que se abstenham de empenhar qualquer valor destinado à publicidade dos órgãos, até que iniciado o efetivo cumprimento da sentença”.

sem comentário »

Promotores eleitorais debatem Lei da Ficha Limpa

1comentário

Os promotores de Justiça com atribuição eleitoral participaram, na última segunda-feira, 2, de uma reunião de trabalho com a Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão(PRE-MA). O encontro, realizado em parceria pela PRE e Procuradoria Geral de Justiça, foi realizado no auditório do Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de debater as questões mais controversas da legislação eleitoral e orientar os participantes sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012.

Esta foi a terceira reunião de trabalho e teve a participação de 90 promotores eleitorais. Além do promotor eleitoral auxiliar da PRE-MA, Pablo Bógea Pereira dos Santos, participaram o  procurador-chefe do MPF-MA, José Leite Filho, o procurador regional eleitoral, Marcílio Nunes Medeiros e o procurador da república, Juraci Guimarães. A primeira reunião foi realizada no dia 18 de junho, em São Luís, e a segunda no dia 28 de junho, em Imperatriz, com promotores da região centro-sul, realizada em parceria com a Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem).

“Pela primeira vez, a Lei da Ficha Limpa será aplicada em um processo eleitoral. Trata-se de uma lei extensa e com pontos controversos que causam inelegibilidade em situações específicas”, explica o procurador regional eleitoral Marcílio Medeiros.

Na reunião, foram abordados, ainda, temas relacionados à jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, propaganda e registro de candidaturas, prestação de contas e multas. “A participação foi expressiva e os promotores eleitorais debateram casos concretos que foram analisados pelo procurador regional eleitoral”, afirma o  promotor eleitoral auxiliar da PRE-MA, Pablo Bógea.

1 comentário »

Menos, Arlindo Maracanã…

10comentários

O Sampaio Corrêa venceu o Comercial-PI por 4 a 0, se manteve na liderança do grupo A2 e tem a melhor campanha deste início de Série D. A equipe tem todos os motivos para comemorar, mas os jogadores não querem nem saber de euforia.

No time Tricolor, a palavra que se ouve a todo instante se chama: Santos, mas do Amapá. Nem o volante Arlindo Maracanã que fez dois gols na goleada sobre o Comercial-PI fala em outra coisa. O assunto mesmo é o time amapaense, e sobra espaço até para uma comparação com Santos de São Paulo, o tradicional.

– Ainda bem que não tem Neymar nem Ganso. É o Santos genérico (risos). Não conhecemos a equipe dele, nosso treinador agora vai estudar o time deles para entrarmos preparados para o confronto – afirmou o capitão do Sampaio.

… Calma, Arlindo, o momento pede humildade…

Leia mais

10 comentários »

Procon assina acordo com operadora de telefonia

3comentários

Um termo de acordo assinado, nesta segunda-feira (2), entre o Procon/MA, a operadora Vivo, o 7° Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo e o Ministério Público Estadual estabeleceu medidas visando à redução das demandas e aumento no número de acordos entre a empresa de telefonia móvel e consumidores. A companhia terá agora 60 dias para se adequar aos termos estabelecidos.

A proposta busca a criação de mecanismos por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Procon e do Ministério Público. Serão traçados objetivos, padrões e metas para o cumprimento e adequação. Dessa forma, o Maranhão passa a realizar um trabalho pioneiro. A proposta é fazer as demais operadoras aderirem ao programa.

De acordo com o gerente do Procon, Kleber José Moreira, o sucesso da iniciativa está ligado à proposta de atuação conjunta entre o Poder Judiciário, o Ministério Público, Procon e as empresas privadas, que trabalharão em prol da garantia dos direitos do consumidor.

Só este ano no Maranhão, o número de reclamações envolvendo operadoras de celular foi de 1.621 casos. As queixas envolvem constantes paralisações dos serviços, tarifação incorreta das contas telefônicas e ineficiência nos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC).

3 comentários »

Roseana recebe presidente do INSS

0comentário

A governadora Roseana Sarney recebeu na tarde desta segunda-feira (2), no Palácio dos Leões, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild. Também participaram a gerente executiva do INSS no Maranhão, Rosângela Cabral; o procurador chefe da Procuradoria Federal Especializada/INSS, Mario Amorim da Fonseca; o superintendente Regional em Recife, João Maria Lopes; e a coordenadora geral da Diretoria de Atendimento do INSS, Cléo Santos.

No encontro, a governadora Roseana e Mauro Luciano Hauschild discutiram o processo de adequação do edifício João Goulart, pertencente ao INSS e localizado na praça Pedro II. O prédio, que atualmente está sendo reformado, possui 13 pavimentos.

De acordo com Hauschild, a governadora solicitou a redução da área e alteração da fachada para adaptá-lo ao conjunto arquitetônico do Centro Histórico. “A governadora está preocupada porque a obra do edifício destoa do ambiente do Centro Histórico e do seu projeto de revitalização. A ideia é desmobilizar o imóvel, deixá-lo menor e, em contrapartida, o Governo do Estado nos cederia um outro prédio, também neste perímetro”, disse.

O presidente do INSS aproveitou o encontro para informar à governadora que na sexta-feira (6), será inaugurada a agência da Previdência Social na cidade de Humberto de Campos. A obra integra o plano de expansão do INSS, que prevê a construção de 59 unidades no estado. Hoje, existem 33 unidades no Maranhão distribuídas em 29 municípios, com média de 16 mil atendimentos por mês.

sem comentário »

Pai quer ouvir a voz do filho como garantia

5comentários

Jurandir Mellado, pai de Pedro Paulo, menino que foi sequestrado em Imperatriz na última quarta-feira (27), concedeu uma entrevista coletiva, em sua residência, na manhã desta terça-feira (3) para falar sobre o caso.

Seis dias após o sequestro do filho, Jurandir afirmou que a família não está recebendo informações da polícia sobre a investigação. O pai do menino falou, também, que espera que os sequestradores entrem em contato para negociar.

“Quero o meu filho de volta e que eles façam bom proveito do resgate. Quero ouvir a voz dele, preciso dessa prova. A polícia não passa informação pra gente, eles não precisam da nossa autorização para investigar. Não quero prisão de ninguém, quero meu filho de volta”, afirmou.

Leia mais

5 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS