Uma das ferramentas em defesa do meio ambiente mais interessantes lançadas na Rio +20 partiu do Maranhão. Trata-se do OSM [Olhos sobre o Maranhão]. Um aplicativo pioneiro criado para smartphones que permite fotografar crimes ambientais e enviar a foto digital do delito diretamente para o departamento de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
No órgão ambiental a denúncia será triada e, permitirá que os fiscais cheguem, mais rapidamente, ao local onde foram praticados os delitos ambientais. Isso porque a foto ao ser feita gera uma espécie de mapa com a longitude a latitude do local onde foi visualizado o crime ambiental. Quando a fiscalização da denúncia não for da competência administrativa da Sema a secretaria a encaminhará para o órgão que tem esse dever.
Inicialmente esse aplicativo, pioneiro no país, no combate aos crimes ambientais, está disponível para smartphones. Foi inscrito primeiramente na plataforma IOS, o que permite que seja utilizado por pessoas que possuam iphone e iped, mas em breve será inscrito em outra plataforma. Isso permitirá que mais cidadãos tenham acesso ao aplicativo e possam ajudar a denunciar os mais diversos tipos de crimes ambientais atuando também como fiscais da natureza.
“Esse aplicativo dará mais agilidade à Sema na hora de localizar os crimes ambientais e de mobilizar os fiscais. Para dar conta do aumento no número de denúncias que chegarão à Sema a partir da utilização desse aplicativo e, principalmente, fiscalizá-las, o órgão ambiental está se estruturando. A Sema qualificou os fiscais e está adquirindo quatorze veículos para que eles tenham melhores condições de atuar”, ponderou Marcos Mesquita, superintendente de fiscalização do órgão ambiental estadual.
Uma boa iniciativa e que pode ser muito útil e compartilhada inclusive com os outros estados brasileiros.
Boa a iniciativa só vamos torcer para que seja implementado logo para que possa ajudar o Maranhão no combate aos crimes ambientais.