Nem Flamengo, nem Santos, nem time nenhum de fora. Primeiro é hora de valorizar o que é nosso. Digo isto porque não vejo com bons olhos essa conversa de inaugurar o Estádio Castelão convidando para festa equipes da 1ª divisão do futebol brasileiro.
A ideia é da própria governadora Roseana Sarney. “Para marcar essa entrega, estamos trabalhando para trazer uma partida do Brasileirão, com o Santos ou o Flamengo”, afirmou.
Antes, o governo acenava com a possibilidade de um jogo da Seleção Brasileira com a França. Não se fala mais no assunto. A data de 8 de setembro é uma data Fifa. A Seleção Brasileira até poderia jogar em São Luís, mas não com a França que estará jogando uma partida da Eliminatória da Copa.
A ideia de jogos do Brasileirão aqui não é nova. Desde o ano passado já se fala num pacote com 4 jogos de equipes do sul do país. Também ouvi comentários sobre um jogo festivo entre amigos de Ronaldo e amigos de Zidane.
Entendo a importância de uma grande festa para reabrir o Castelão, mas podemos fazê-la com clubes daqui mesmo e explico. Lembram do Sampaio de 1997, quando cantávamos no Castelão: “Aqui no Castelão quem manda é o Tubarão?”.
Pois bem, o secretário Max Barros me contou na quarta-feira que o Castelão deve ficar pronto 30 dias antes do aniversário de São Luís, portanto, no dia 8 de agosto. Neste período, entre 5 e 12 de agosto estará sendo disputado o primeiro ata-mata da Série D e o Sampaio certamente estará lá.
A pergunta que faço é: porque não valorizar o Sampaio, reforçar a necessidade de revitalização do futebol o Maranhão fazendo desta partida pela Série D a grande festa de inauguração do Castelão?
Se o governo quiser realmente valorizar o futebol maranhense deverá entender a necessidade do Sampaio e o que significa o acesso de um clube à Série C que vai muito além da reinauguração de um estádio de futebol. O acesso implicará na abertura de outra vaga no Maranhão no Brasileirão. A partir de então, com os nossos clubes subindo de divisão, neste sentido, o Castelão terá papel preponderante também.
Não tem essa de deixar para 8 de setembro. Até porque corremos o risco do Sampaio ter ficado no meio do caminho. E não podemos ficar com um estádio de futebol apenas para valorizar quem não nos dá o mínimo valor.
E finalmente se a questão é apelo popular, não tenho a menor dúvida que o Sampaio passará da primeira fase e precisará do Castelão para ir mais longe. Principalmente se investirem esse dinheirão que seria dado a Flamengo ou Santos no acesso do Sampaio.
Só espero que os nossos dirigentes, em especial os do Sampaio não fiquem parados e deixem passar a oportunidade de utilizar o Castelão ainda este ano na Série D. E que os dirigentes da Federação não defendam essa tolice de time de fora. Primeiro os nossos!
AJUDE O SAMPAIO NO CASTELÂO
Bela postagem! Disse tudo, pq não usar esse dinheiro todo pago pra esses times de fora pra ajudar o Sampaio? Esse pessoal não pensam.
Caro Zeca, eu sei que o Governo não tem obrigação de ajudar o Futebol, mais se a Governadora quer entregar o CASTELÃO ao povo, que ajude o SAMPAIO a subir para a Serie C, todos os Estados ajudam os Clubes de seus Estados, porque só aqui o Governo não Ajuda, essa é a HORA GOVERNADORA, Dê ao SAMPAIO 03 GRANDES JOGADORES para ajudar o clube ir para a serie C , abriremos uma outra vaga para o nosso Futebol, aí o CASTELÃO Não será um elefante Branco.
concordo com vc zeca soares , temos que valorizar o que é nosso e não trazer times apelativos , concerteza para trazer um jogo desses aqui para são luis vai custar uma fortuna , esse dinheiro que seria dado para flamengo e santos tem que investir é nos nossos clubes que precisam de investimentos tantos públicos como privados acho que hora de a federação e os clubes e não aceitarem que tragam times de outros estados para reinaguração do estádio.
Lamentável a mentalidade da Governadora!!!!
Eu acho que o Governo do estado não está fazendo a coisa errada, ou melhor, totalmente errada, trazer duas equipes de ponta do Brasil disputando um campeonato vale a pena trazer, poderia fazer uma preliminar com o Sampaio, enfim fazendo isto,transmitindo o Castelão reformado é sem dúvida uma divulgação não só do estado como também do nosso futebol. Eu só não concordo é com a falta de ajuda do Governo Estadual e Municipal para quem disputa uma competição nacional como o Sampaio, e não me venha com essa história de não poder usar dinheiro público, pois sabemos perfeitamente que o São João, o Carnaval e os cambau recebem vultosas ajudas todos os anos, e são entretenimento também igualzinho o futebol que pode muito bem divulgar o Maranhão todo ano, e por sinal por vários meses, diferentemente desses outros eventos, basta estar em uma posição de destaque, é só lembrar a campanha de 97 onde saiamos na mídia toda hora. É no mínimo estranho essa conversa de que o time do Sampaio não recebe nada de ninguém, enquanto que, sabemos dos valores repassados para outras equipes equiparadas e até com menos expressão do que a nossa, e que tiveram resultado positivo a partir dessas ajudas (vide os times do interior como ASA, São Raimundo, Salgueiro, Joinville, Icasa, etc.). E mais estranho ainda é que temos dois ministros, inclusive o Vasco é patrocinado por uma empresa ligada a um desses ministério, o Presidente do Senado, um vice da CBF, e empresas que patrocinam várias equipes brasileiras, algumas delas até de menor expressão que o Sampaio, Moto, Mac, (VIVO, CLARO, OI, EMBRATEL, CHEVROLET, FIAT, BMG, UNIMED, esta estampa até times do interior paraense) e outras empresas como ALUMAR, VALE que aqui deixa só poeira, e em Minas conforme os ditames da lei dá uma contrapartida de forma efetiva com projetos sociais. Então meus amigos, ou somos muitos incompetentes ou aqui é diferente de todas as partes do mundo. (Ia me esquecendo da Ótica Diniz, que estampa sua logomarca em times de todos Estados e até da América Latina, e os daqui, onde nasceu a empresa nem um centavo).
Zeca, parabéns, mesmo sendo ligado as empresas de comunicação da família da governadora vc falou a verdade, sem medo.
Governadora, ajude os nossos clubes. Em especial o Sampaio, que é o Maranhão no Campeonato Brasileiro.
A Mirante é uma empresa que permite você dizer o que pensa. Obrigado pela confiança.
Sensibilidade com as coisas do povo é uma marca de Roseana. Parabéns por pensar assim.
Concordo com você Zeca em gênero, numero e grau.
Essa governadora nem liga para o futebol maranhense,e fica querendo inventar.
Este Luciano do Cohatrac esta revoltado este moteense só fala asneiras, coitado, kkkkk
Gostei muito do blog você esta de parabens, acho que a Governadora esta muito mal assessorada, antes de mais nada deveria chamar os dirigentes dos clubes maranhenses, jornalistas e empresas privadas com sua contribuição a participarem desta grande festa, e junto com o castelão reerguer este nosso futebol que esta muito longe de todas tradições onde queremos chegar, se ela quer fazer mesmo festa dos 400 anos que faça com o nosso povo para turista ver e não com o que vem de fora que não pertense, esta grana esta fazendo falta e muito aos nossos clubes, tenha dó Governadora votei em você, com esta ficaria mais decepcionado.
Se em São Paulo ou Rio de Janeiro inaugurassem um novo estádio será que eles iriam lembrar de nós maranhenses??Chamar para a grande festa deles Sampaio,Moto ou Maranhão pra fazer um clássico Samará,Maremoto ou o Superclássico Sampaio e Moto na casa deles????Nunca!!!!!!!!!!!!!!!
Até sou a favor que jogue algum time do sul pra cá mas tem que ser contra algum clube maranhense(Sampaio Corrêa é claro hehehe),agora jogar dois clubes sulistas aqui no castelão é afundar e apequenar mais o futebol maranhense e fortalecer os maranhenses cariocas e paulistas.
Sabemos que a nossa situação no futebol é caótica e que o futebol do sul está a anos luz de nós.Mas parece que tem maranhense que não entende mesmo,gosta de ser humilhado igual a mulher de bandido.Lá no sul eles valorizam o que é deles e eles não estão nem aí pra gente.E vcs meus conterrâneos maranheses até quando vcs irão abrir a mente de vcs??Não percam suas identidades maranhenses!!Acordem pra vida reflitam nisso,Sei que todos tem o livre arbitrio de fazer o que quiser da vida,de torcer contra ou favor do futebol do maranhão,torcer só pra time de fora e fazer de conta que o maranhão não existe, enfim fazer o que bem entender.Pow Maranhenses falem sério né?!!REFLITAM!!!
Vamos valorizar o que é nosso nos bons momentos e principalmete nas dificuldades!!Por que é aí que sabemos quem é quem!
Sei que não vou mudar o mundo,mas sigo tentando e Isso é apenas um desabafo!!!!!
Nordestino,Maranhense,Ludoviscense e Sampaio Corrêa com muito orgulho e com muito muito muito AMOR.
Valeu e Parabéns Zecão pela reportagem.
Parabéns pela coragem de abordar este assunto pois você demonstra que não é puxa saco do governo e que não eescreve como muitos bloqueiros daqui que são comprados e que defendem os times de fora e que só falam do futebol de fora. Parabéns mesmo Zeca Soares.
As coisas no meu Estado não mudam mesmo, fala sério Governadora, isso é uma vergonha se isso acontecer, e o nosso produto (futebol) onde entra nessa história? Deveria ajudar o nosso representante na Série D, pelo menos em competição nacional, não sou a favor de ficar patrocinando o ano todo com dinheiro público, mas em competição nacional é extremamente válido, principalmente objetivando tirar o nosso futebol do fundo do buraco! Por exemplo, o que aconteceu no Piauí (amistoso do FLA) foi uma vergonha, alienação total, política de pão e circo! Essa governadora gosta de inventar!!!!! procura ajudar o nosso Estado, que é o seu dever!!!!!!!
Dinheiro jogado fora tem que valoriar o que é nosso
primeiro parabens ao zeca belissima postagem.
bem eu acho o seguinte a melhor forma de reinaugurar o castelão seria da seguinte forma um torneio de quatro times sendo que seriam dois mata mata um jogo entre sampaio e imperatriz e um de moto e mac ambas partidas seriam disputadas no nhozinho santos 5 dias antes da inauguração do castelão e a final seria disputada na inauguração do castelão e em relação aos ingressos seriam preços bem baratos tipo 5r$ o governo faria um sorteio de um carro pra torcida e outro carro para o melhor jogador da patida e uma premiação em dinheiro para o campeão tipo uma quantia razoavel algo em torno de 300.000 e 150.000 para o vice todos sairiamos ganhando seria uma festa linda e genuinamente maranhense imagina so uma partida final entre sampaio e moto seria reviver os bons momentos do futebol maranhense
DÁ DINHEIRO PARA CARIOCAS E PAULISTAS É BRINCADEIRA, ENQUANTO ISSO O SAMPAIO ESTÁ PENANDO PARA SE MANTER E PAGAR SEUS JOGADORES, TODOS OS ESTADOS PATROCINAM SEUS TIMES UM EXEMPLO É O ACRE DEU 1 MILHÃO PARA O RIO BRANCO NA SÉRIE C E 400 MIL PARA O OUTRO TIME DISPUTAR A D DE 2011, SÓ AQUI QUE NÃO TEM DINHEIRO PÚBLICO PRO NOSSOS CLUBES, VAMOS IMAGINAR UM SAMPAIO NA PRIMIEIRA DIVISÃO, MEU AMIGO O CASTELÃO FICARÁ PEQUENO, AQUI NO MARANHÃO TEM TORCIDA E MUITO. A SELEÇÃO PRA JOGAR NOS ESTADOS BRASILEIROS, É PRECISO GOS GOVERNOS PAGAREM MILHÕES E QUANDO JOGA NS OUTROS PAÍSES A CBF QUE PAGA. É FOGO MEU IRMÃO GOVERNADORA AJUDE O SAMPAIO.
Essa história da França, na verdade foi só especulação, a CBF nunca foi consultada, muito menos a federação Francesa.
Ta aí uma ideia brilhante. É pra incentivar o futebol maranhense? Fale com a governadora Roseana Sarney Murad e diga para que o governo ajude com 300 mil o Representante maranhense, o Sampaio. Assim o time pode se reforçar para o Brasileiro da serie D. Seria uma ajuda e tanto, você não acha?
Acho que deve investir no acesso do Sampaio sim.
Meu caro amigo zeca soares, entendo a sua preocupação com o futebol maranhense. Meu amigo vou lhe dá um exemplo, se o seu aniversário é 8 de setembro, você vai fazer a sua festa no dia 08 ou 15 de Agosto? Se o futebol maranhense precisa-se de estádio pra lotar nos jogos, o nhozinho santos era um bom começo pra reabilitação. Agora, pra incentivar ainda mais o torcedor a comparecer ao estadio é preciso sim de um bom motivo pra isso. Tenho certeza que se você trouxer equipes da 1ª divisão, seria um incetivo a mais.
Você não pode é achar que a sua opinião vale para todos. DEIXE O TORCEDOR OPINAR.
A comemoração é o ano todo. Agora incentivo com equipe de primeira divisão de estados que nada ligam para o Maranhão? Eles virão apenas buscar o dinheiro aqui. Nada mais. Sobre a minha opinião não sou dono da verdade e exatamente por isso estou publicando a sua.
essa ideia só poderia vir dessa INCOMPETENTE mesmo!O Castelão é do maranhense, chega de babar ovo dos times de fora!!!
Só não concordo com o termo incompetente.
Vamos propagar essa idéia e exigir. CARIOCAS E PAULISTAS inaugurarem nosso estádio é sacanegem, pô! “Aqui no Castelão quem manda é o Tubarão”.
ZECA PERGUNTA PRO PESSOAL QUE CONCORDA COM ELA,SE A OPINIAO DELA ANTES DE COM CERTEZA TER PERDIDO O JOGO PRA OUTRA CIDADE SE ELE PENSAVA ASSIM!
ROSEANA SARNEY DORMIU NO PONTO E PERDEU O JOGO DA SELEÇAO QUE COM CERTEZA JA TEM LOCAL DEFINIDO ,AI VEM COM ESSE MIGUÉ DE VALAORIZAR O QUE é NOSSO,PRA CIMA DE MIM NAO COLA!
Quem levantou esta possibilidade foi eu mesmo e não a governadora. A Seleção Brasileira até pode vir se houver acerto com aCBF, mas a Seleção da França vai estar jogando a eliminatória da Copa.
Eu acho que se o Sampaio estiver disputando o mata-mata da série D, poderia fazer o jogo de reabertura. Mas, em caso negativo, seria muito bom um jogo da seleção ou um jogo da série A do Santos!!
Luciano do Cohatrac você está equivocado e continua a ver o teu mengão e sendo chamado de paraíba por eles. Olha rapaz tú és desinformado, o Sampaio nesses últimos tempos não perdeu para esses times do Pará, a tua inveja é porque teu Moto caiu por culpa de aproveitadores que só querem utilizar esse clube como palanque eleitoral, deixa de besta rapaz, será se é só aqui que tem corrupção, te dou uma susgestão muda lá para o Rio ou São Paulo manezão.
LUCIANO DO COHATRAC, mais uma vêz comprova a grandeza do Bolivão, veja só, o Bolivão sendo eliminado pelo Atlético Paranaense, você tá provando que o Sampaio é time grande, pois o Atlético eliminou nada menos que o Cruzeiro-MG, Criciuma e só perdeu para o Bolivão aqui no NHÔ, pois no NHÔ o Bolivão é soberano.
Agora o teu Moto quando disputava competição nacional, em 1900 e carne seca, era eliminado pelo CABURÉ, LIMOEIRO, ABAETÉ, CRISTAL DO AMAPÀ, é mole!!!, ESSA É A GRAAAAAAAADE DIFERENÇA.
KKKKKKKKK
ACHO ATE GRAÇA – MOTO – IMPERATRIZ E MAC , DIZEM OS BOLIVIANOS QUE ESTAM FALIDOS ..
POREM NAO VEJO ONDE O SAMPAIO ESTA ..CARACAS QUE ILUSÃO QUALQUER TIMINHO AI DO INTERIOR DO CEARA E DO PARA
VEM AQUI E METE TACA NELES ..
AQUI NO MARANHAO QUEM MANDA SAO OS TIMES DE FORA ISSO SIM
VIMOS RECENTE
O PAISANDU REBAIXANDO O SAMPAIO , O FURAÇÃO TAMBEM E ATE O VIANA
POIS ACHO QUE ESSE JOGO DE REINANLGURAÇAO TEM QUE SER COM SELEÇOES
MESMO !!!
AQUI FALTA ORGANIZAÇÃO DOS GESTORES DO FUTEBOL QUE SÃO CORUPTOS !
ZECA GOSTARIA DE VER QUAL SUA OPINIAO DE VERDADE !
ALI O ULTIMO JOGO QU E FUI BOM MESMO
FOI 3 A 0 PAPAO
ANTES DE KLEBER SER CAMPEAO PELO PAI DO SAMPAIO O FURAÇAO ..
UM DE CABEÇA UM DE CHUTE E OUTRO DE FALTA ..
SEJAMOS REALISTAS TODOS ESTAO NA MESMA ! NO FUNDO DO POÇO !
ATE MESMO ESSE TIME DA FEDERAÇAO , QUE VIVE DE ILUSÃO !
Mesmo assim temos potencial e acredito sim na possibilidade de voltarmos às Séries B, C, enfim. Porque não?
CONCORDO COM A IDÉIA DE INVESTIR NO SAMPAIO, ISSO EU SEMPRE DISSE, SE FOR PRA DAR MILHOES PRA SELEÇÃO BRASILEIRA OU SANTOS OU FLAMENGO, DÊ PELO MENOS 2 MILHÕES PRO SAMPAIO E AÍ O TIME SERÁ BEM MAIS FORTE, GOVERNADORA VAMOS INVESTIR NO QUE É NOSSO, DÊ DINHEIRO PRO NOSSO TIME QUE É DA TERRA, VAMOS COLOCA-LÓ NUMA SÉRIE B E QUEM SABE A SÉRIE A.
Zeca, quando foi essa entrevista da governadora, e porque ela abordou esse assunto, e se é oficial essa declaração?
melhor sexta feira da minha vida!!! kkkkk
Aqui as informações são sempre oficiais. Ela falou isso ontem.
A governadora mais uma vez está mais uma vez prestes a tomar mais uma decisão errada, haja vista esses assessores dela aloprados que vivem do dinheiro do Estado e gostam das coisas do eixo RJ e SP. Escreve isto pelo fato de um “gênio” ter relatado a ela que a doação de de alguns milhões para a escola de samba beija-flor do RJ mostrasse as coisas daqui no carnaval iria atrair milhares de turista, repito isso realmente é coisa de um gênio que orientou ela e outro fato que se fala muito em gerar emprego, ora o Santos ou mengão desses assesores dela, cobrariam no mínimo 2 milhões cada, esse dinheiro daria para investir nos nossos clubes para subirem, se nós tivessemos 03 clubes nas séries A, B e C, com certeza muitos empregos diretos e indiretos iriam aparecer, basta a governadora mandar um desses assessores dela em dias de jogos no nhozinho, ao invés de se tentar trazer clubes de fora para cá, a própria governadora com a força política que ela tem deveria buscar duas vagas para os nossos clubes na Copa do Nosdeste 2013, competição que terá mais de 200 milhões para os clubes participantes e vaga para a Copa Sulamericana.
Acho que ela está equivocada e deve investir é no acesso do Sampaio.
Bom dia a todos, parabens Zeca pela matéria e tambem pelos comentários. Como maranhense que mora fora, vejo que seria e será uma grande oportunidade do Maranhão mostrar para todo País a festa de inauguração deste beléssimo estádio com uma partida entre os clubes daí e não dar uma de pobres coitados que gosta da inaltecer quem não precisa. Eu acompanho o futebol do maranhão e veja a situação dos clubes, sem dinheiro, sem patrocínio e sem apoio dos governos, diferente por exemplo daqui do Pará. Acho que a torcida deve fazer coro para que não cometam esta besteira. Já que os governos não dão nada, não devem atrapalhar a oportunidade dos clubes ganharem um bom dinheiro com uma excelente renda que acho que vai dar. 400 anos de SÃO LUÍS, 400 MIL DE RENDA PARA O FUTEBOL DO MARANHÃO.
Não resta a menor dúvida. Obrigado pela confiança.
O melhor post que já li nesse blog. Não porque envolve o sampaio, mas sim pela seguinte frase: (…) E não podemos ficar com um estádio de futebol apenas para valorizar quem não nos dar o mínimo valor.
Obrigado.
Parabéns Zeca Soares pelo assunto que você aborda.
Como valorizar o futebol maranehnse se o prórpio presidente da Federação faz questão de destruir e empurrar um dos maiores times do Estado para o fundo poço….
Certo que o Moto está nessa situação por culpa própria…mas a Federação faz questão de pisotear e humilhar.
Nada disso. O Moto caiu pela sua incompetência administrativa.
MAQUEANO, se eu fosse tu pedia pra ÀAÀÀ e nunca mais comentava baboseira, pois o bode-velho tá é morto junto com o outro morto.
Bolivão detonador 3 x 0 Bode velho.
Zeca, ontem os iludidos torcedores do BODE-VELHO infringiu a lei do IBAMA, pois levaram um coitado de um bode para a arquibancada, e depois dos 3 a 0, deram vaia até no coitado do Bode, sem culpa nenhuma, pois acho quem tem culpa foi eu iludido que comenta no teu blog, o MAQUEANO, esse sim deveria está preso por ter levado o coitado do bodinho para passar por esse constrangimento. Cadeia nesse JCLOBATO MAQUEANO!!!!!
Zeca quando a governadora comentou sobre a coisa X Santos ainda ela não saiba sobre a saida do ronaldinho, mas a sua ideia e valiosa temos sim que valorizar a nosso futebol o gestores de esporte tanto do geverno do estado como da prefeitura deveriam sentar o fazerem um senhor projeto parecido com o da nota fiscal iria lotar o entadio castelão novamente e no decorrer da partida destribuição de premios ou então convidar o Santos para jogar uma paritida com o campeão maranhense de 2012 para colocação da faixa olha que tem ainda farias opinião positivas para alavancar nosso FUTEBOL DO MARANHÃO.
Concordo plenamente com a sua opinião. Essa história de trazer time do sudeste ou sul do país é coisa da “síndrome de vira-lata”. Vamos deixar que este momento histórico para o futebol maranhense seja protagonizado por times de outros estados? Não. Os protagonistas desse evento devem ser times maranhenses. Quem sabe até mesmo um clássico pela Taça Cidade de São Luís (Samará, Maremoto, SampaioXMoto). Ou já esqueceram que o clássico Sampaio X Moto em 1998 levou ao Castelão 73.272 pessoas? É claro que o futebol maranhense era outro. Mas esta é uma oportunidade de resgatarmos isso. Se o governo quiser pode sim lotar o Castelão, basta cobrar um valor simbólico pelos ingressos. Viva o futebol maranhense! Viva o Sampaio, o Moto, o MAC, … (sou Sampaio de coração e razão!)
nota 10, zeca. não vamos deixa essa idéia morrer.
Só colocar o jogo do Sampaio por R$ 2,00 que tem 50.000 pessoas garantidas no castelão, consequentemente com uma renda de R$ 100.000.00, isto é, se esse tal clube estiver bem na série D( que acho dificil)
Não tenho a menor dúvida que o Sampaio esatrá sim na Série D até lá e que vai brigar pelo acesso.