Quem pode receber a grana do Viva Nota?

14comentários

A assessoria jurídica da Secretaria da Fazenda deve divulgar até a próxima semana, o parecer para assinatura do novo convênio com Federação e clubes de futebol referente ao programa Viva Nota.

Lá no caixa do governo estão guardados R$ 2 milhões que já deveriam ter sido repassados aos clubes. O governo entende que é importante ajudar os clubes e quer fazer isso, mas o problema é que a FMF tomou para si a administração dos recursos e somente no mês de abril é que foram tentar a liberação do recursos na Sefaz, segundo informou o secretário Cláudio Trinchão.

O que a Federação Maranhense de Futebol não contava é que não poderia receber os recursos. Primeiro, o contrato por 3 anhos havia sido celebrado entre AMA Clubes e governo. Depois descobriu-se que, como herança da administração de Alberto Ferreira, a FMF estava com a sua vida jurídica completamente comprometida.

Sem condições de receber os recursos, a FMF adotou um mecanismo para driblar qualquer tipo de empecilho: está criando um Instituto Maranhense de Futebol. Na prática, a entidade vai receber os recursos e repassá-los a quem é de direito. Exatamente da mesma forma como ocorria com a AMA Clubes. A diferença é que a entidade dos clubes não tinha pendência alguma.

Mas como seria possível um Instituto vir a ser credenciado a receber verba pública pela Federação, se a entidade não está em dia com suas obrigações? Quer dizer que a FMF não pode receber nada, mas pode mandar alguém receber por ela? Se a Federação Maranhense de Futebol (FMF) não pode receber dinheiro público como é que a Secretaria de Fazenda pode aceitar esse “jeitinho” que se para alguns pode ser normal, para mim é no mínimo imoral? Vão criar uma entidade para administrar os recursos dos clubes, uma vez que a FMF não pode receber verba pública?

Trinchão disse se tratar de um contrato de compra e venda de ingressos (na verdade um convênio entre Estado e o futebol) e que bastaria o Instituto apresentar a assinatura dos clubes e se estiver totalmente legalizado que não vê problema algum.

Na reunião realizada na FMF que mudou as regras do jogo e tirou o comando do Viva Nota da AMA Clubes não houve consenso (Sampaio, Maranhão e Bacabal se posicionaram de forma contrária). Daí a FMF tomou para si o comando do programa.

A mim não interessa se clubes, Federação, ou mesmo o governo do Estado vão se sentir satisfeitos ou não com o que estou escrevendo. Acho que as questões que envolvem dinheiro público devem ser conduzidas com extremo rigor e de forma bem transparente. Ou a FMF resolve a suas pendências financeiras ou nada de recursos públicos. Deveria ser assim. Ou não? Permitir que a entidade crie um organismo para mascarar uma situação em nome do que chamam de “ajudar a resgatar o futebol”  é no mínimo algo muito perigoso.

14 comentários »

Primeiro o que é nosso…

52comentários

Nem Flamengo, nem Santos, nem time nenhum de fora. Primeiro é hora de valorizar o que é nosso. Digo isto porque não vejo com bons olhos essa conversa de inaugurar o Estádio Castelão convidando para festa equipes da 1ª divisão do futebol brasileiro.

A ideia é da própria governadora Roseana Sarney. “Para marcar essa entrega, estamos trabalhando para trazer uma partida do Brasileirão, com o Santos ou o Flamengo”, afirmou.

Antes, o governo acenava com a possibilidade de um jogo da Seleção Brasileira com a França.  Não se fala mais no assunto. A data de 8 de setembro é uma data Fifa. A Seleção Brasileira até poderia jogar em São Luís, mas não com a França que estará jogando uma partida da Eliminatória da Copa.

A ideia de jogos do Brasileirão aqui não é nova. Desde o ano passado já se fala num pacote com 4 jogos de equipes do sul do país. Também ouvi comentários sobre um jogo festivo entre amigos de Ronaldo e amigos de Zidane.

Entendo a importância de uma grande festa para reabrir o Castelão, mas podemos fazê-la com clubes daqui mesmo e explico. Lembram do Sampaio de 1997, quando cantávamos no Castelão: “Aqui no Castelão quem manda é o Tubarão?”.

Pois bem, o secretário Max Barros me contou na quarta-feira que o Castelão deve ficar pronto 30 dias antes do aniversário de São Luís, portanto, no dia 8 de agosto. Neste período, entre 5 e 12 de agosto estará sendo disputado o primeiro ata-mata da Série D e o Sampaio certamente estará lá.

A pergunta que faço é: porque não valorizar o Sampaio, reforçar a necessidade de revitalização do futebol o Maranhão fazendo desta partida pela Série D a grande festa de inauguração do Castelão?

Se o governo quiser realmente valorizar o futebol maranhense deverá entender a necessidade do Sampaio e o que significa o acesso de um clube à Série C que vai muito além da reinauguração de um estádio de futebol. O acesso implicará na abertura de outra vaga no Maranhão no Brasileirão. A partir de então, com os nossos clubes subindo de divisão, neste sentido, o Castelão terá papel preponderante também.

Não tem essa de deixar para 8 de setembro. Até porque corremos o risco do Sampaio ter ficado no meio do caminho. E não podemos ficar com um estádio de futebol apenas para valorizar quem não nos dá o mínimo valor.

E finalmente se a questão é apelo popular, não tenho a menor dúvida que o Sampaio passará da primeira fase e precisará do Castelão para ir mais longe. Principalmente se investirem esse dinheirão que seria dado a Flamengo ou Santos no acesso do Sampaio.

Só espero que os nossos dirigentes, em especial os do Sampaio não fiquem parados e deixem passar a oportunidade de utilizar o Castelão ainda este ano na Série D. E que os dirigentes da Federação não defendam essa tolice de time de fora. Primeiro os nossos!

52 comentários »

Sedel confirma rodada dos JEMs

1comentário

A Sedel confirmou a realização da rodada destes sábado e domingo (2 e 3 de junho) da Etapa Metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) que reúne alunos/atletas das categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos). Ao todo, 34 jogos estão programados para ocorrer entre o sábado e o domingo. As partidas correspondem a cinco modalidades esportivas: basquete, beach-soccer, futebol de campo, futsal e handebol.

Na modalidade basquete serão realizados apenas dois jogos, sendo um no sábado e outro no domingo. As duas partidas, que são pela categoria Infanto Masculino, ocorrem no Ginásio do Uniceuma I, no Renascença. As partidas do futebol de campo serão realizadas no Campo do Ipem, no Calhau.

O sábado também será dia de dois jogos pelo handebol categoria Infantil. O Ginásio Castelinho será palco de Militar Tiradentes x Batista Ludovicense, tanto pelo feminino quanto pelo masculino. Já os jogos do futsal serão realizados nos Ginásios Guioberto Alves, no sábado, e Castelinho, no domingo. Ao todo, a bola rola para dezoito partidas.

E, completando o fim de semana da Etapa Metropolitana dos JEMs 2012, a Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, recebe as doze partidas do beach-soccer.

No site da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br), estão disponíveis a programação completa de jogos, o regulamento e notícias sobre os Jogos Escolares Maranhenses deste ano.

1 comentário »

Começa a temporada junina de São Luís

1comentário

A Prefeitura de São Luís abre oficialmente hoje, na Praça Maria Aragão, a temporada junina da capital.

Veja a programação

1º/06 (sexta-feira)
18h – Tambor de Crioula de Seu Dionízio
19h – Solenidade de abertura
20h – Boi Novilho Branco
21h – Bumba-meu-boi de Nina Rodrigues
22h – Bumba-meu-boi de Santa Fé
23h – Bumba-meu-boi de Maracanã
0h – Show de Beto do Acordeon e o Forró da Ilha

Barracão do Forró
19h – Trio Mandacarú
22h – Raízes do Forró

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS