10 de abril de 2012. A Rádio do Maranhão está em festa. No momento em que comemora 24 anos, a Rádio Mirante AM se prepara para entrar numa nova fase com a instalação de um novo transmissor, torre, link, além da reformulação total nos estúdios de transmissão. As novidades estão previstas para entrar no ar a partir da primeira quinzena do mês de junho.
O diretor geral de mídias eletrônicas e diretor da Rádio Mirante AM, Rômulo Barbosa falou sobre os investimentos e dos ajustes que virão pela frente na programação. “Vamos buscar uma uniformização da programação, a valorização dos conteúdos locais e, ao mesmo tempo, o foco no regional. Queremos uma programação que mantenha os nossos índices de audiência, ou seja, que mantenha a Mirante AM como líder de audiência”, afirmou.
Entrevista
Rádio Mirante – O aniversário de 24 anos da Rádio Mirante AM coincide com a modernização da emissora. Qual foi o investimento feito pelo Sistema Mirante para atualização de todo o parque de equipamentos da Rádio Mirante AM?
Rômulo Barbosa – O investimento foi alto. É como se nós tivéssemos recebido a concessão agora e fôssemos instalar a emissora. Torre, antena, transmissor, no-break, estúdios…Tudo é novo e, claro, moderno.
Rádio Mirante – O que foi determinante para que o sistema Mirante decidisse investir na emissora e fazer uma rádio totalmente nova?
Rômulo Barbosa – Muitos fatores foram determinantes, mas eu destacaria a importância da Mirante AM como líder de audiência em São Luís e em boa parte do Estado, e como cabeça-de-rede de um pool de emissoras para a retransmissão de vários de seus programas. Além disso, as mudanças tecnológicas exigem renovação permanente.
Rádio Mirante – Com esses novos equipamentos que vai aumentar a potência da emissora, a Rede Mirante de Rádios em todo o Maranhão também será reformulada?
Rômulo Barbosa – O som vai ficar melhor e, com torre e antena novos, será naturalmente ampliado. A potência (10 Kw), por enquanto, permanece a mesma. A Rede Mirante de Rádios será completamente reformulada. Vamos buscar uma uniformização da programação, a valorização dos conteúdos locais e, ao mesmo tempo, o foco no regional.
Rádio Mirante – A emissora tem uma programação totalmente news. Além dos novos equipamentos a programação da emissora também passará por esse processo de atualização?
Rômulo Barbosa – Estamos trabalhando na programação há mais de 3 meses. Ouvimos todos os âncoras e locutores, democratizamos o espaço para a livre discussão do novo projeto. Queremos uma programação que mantenha os nossos índices de audiência, ou seja, que mantenha a Mirante AM como líder de audiência.
Rádio Mirante – Em quanto tempo você acredita que o ouvinte já poderá sintonizar a “nova Mirante AM” com o novo som e programação?
Rômulo Barbosa – A partir da primeira quinzena de junho a nova Mirante AM estará no ar. É aguardar e ouvir.