Fique sabendo…

0comentário

Cultura
Olga Simão recebeu convite da governadora Roseana Sarney e já teria aceito. Vai assumir nos próximos dias a Secretaria de Cultura, no lugar de Luís Bulcão que concorrerá a uma vaga na Câmara de São Luís. O principal desafio será as comemorações dos 400 anos de São Luís.

Alfabetização
Dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os percentuais de crianças de até 10 anos de idade que não sabem ler ou escrever são mais baixos no Nordeste. O Maranhão apresentou proporção de crianças de 10 anos de idade que não sabiam ler e escrever estimado em 16,4 %, perdendo apenas para Alagoas, com 17,8%.

Viva Nota
Enquanto clubes e Federação de Futebol brigam para saber quem vai administrar R$ 2 milhões destinados pelo  governo do Maranhão para o projeto Viva Nota, ainda não se sabe quando o programa voltará a funcionar. A propaganda está no ar, mas o programa de fato para o futebol não tem previsão de retorno. Não se sabe nada sobre quando o programa começará a valer para eventos culturais e outras modalidades esportivas.

Vacinação
Acontece neste sábado, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.Em todo o país, 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão preparados para atender a população das 8 horas  às 17 horas. Pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas devem procurar o posto de saúde mais próximo para a vacinação.

Ação Global
A população da área Itaqui-Bacanga vai receber neste sábado, o maior mutirão da cidadania do país, o Ação Global. A expectativa é que sejam realizados mais de 35 mil atendimentos. O evento será realizado pela primeira vez no Campus da UFMA.

sem comentário »

Praias continuam impróprias para banho

0comentário

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informou, as condições de Balneabilidade na Orla de São Luís e São José de Ribamar resultante de monitoramento realizado esta semana. Todas as praias estão impróprias para banho.

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada nos dias 1º e 2 de maio de 2012, integrando a série de acompanhamento semanal dos índices de responsabilidade da Sema.

Foram coletadas amostras nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio, Araçagy, no município de São Luís; Panaquatira, Praia da Sede, Boa Viagem e Juçatuba, no município de São José de Ribamar, totalizando 26 pontos de coleta, empreendida por técnicos do Laboratório de Análises Ambientais e da Superintendência de Planejamento e Monitoramento da Sema.

Portanto, praia neste fim de semana em São Luís e São José de Ribamar nem pensar… E a pergunta que faço é: quando as praias estarão liberadas para banho?

sem comentário »

Entre amigos…

8comentários

Dizem que “amigos” nunca brigam por dinheiro e poder. Se essa máxima existe mesmo vou me permitir discordar dela.

A divulgação de um “planfleto” que foi confeccionado pelo Sampaio provocou a reação do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF).Em entrevista à Rádio Mirante AM, o dirigente da FMF mergulhou em detalhes que deveriam ser discutidos a portas fechadas se houvesse alto nível em todos os segmentos que administram o futebol maranhense.

Disse que presidente do Sampaio e da AMA Clube, Sérgio Frota mentiu em panfleto distribuído no Nhozinho Santos. Anunciou o surgimento de um tal “instituto do futebol” que servirá basicamente para receber recursos públicos a exemplo da AMA, uma vez que a FMF deve mundos e fundos, ainda referente à administração anterior.

E foi mais adiante quando afirmou que a administração dos recursos do Viva Nota deve mesmo ficar com a Federação e que jamais admitiria uma administração paralela. Disse tambémque a AMA Clube não pagou a taxa de arbitragem em jogos da Copa União.

Sérgio Frota também ligou para a emissora e negou ter mentido em informativo do Sampaio. Chegou a insinuar que o presidente da FMF anda administrando o futebol fazendo turismo e admitiu que foi um dos responsáveis pela eleição de Antônio Américo, na FMF.

Imaginem vocês. Tudo isso foi ao vivo na Rádio Mirante AM. Fico imaginando o que vem sendo dito pelos dois dirigentes longe do microfone. Aí tem muito mais coisa…

É o futebol maranhense que não muda mesmo…

(Foto: O Estado)

8 comentários »

Modalidades coletivas abrem o JEMs 2012

0comentário

Começa neste fim de semana, a 40ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), principal competição esportiva estudantil do Maranhão. Promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), os JEMs deste ano serão disputados em quatro etapas (Metropolitana, Regional, Inter-regional e Estadual), sendo que a primeira, a Fase Metropolitana, tem início neste sábado (5) com a participação de escolas públicas e particulares das cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Na Fase Metropolitana, serão realizadas apenas as disputas das modalidades coletivas. As melhores equipes avançam para as etapas seguintes da competição estadual. Neste fim de semana, ocorrem o início das disputas de basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol a partir das 8h e prosseguem durante todo o dia.

No site da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br), está disponível a programação completa deste fim de semana, o regulamento e notícias sobre os Jogos Escolares Maranhenses deste ano.  (Foto: Biaman Prado)

sem comentário »

Superlotação em presídio de Chapadinha

0comentário

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, pediu providências ao secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sergio Tamer, para resolver a superlotação e falta de estrutura no Centro de Detenção Provisória de Chapadinha (CDP), que mantém o dobro de presos permitido. Vistoria do juiz Cristiano Simas, titular da comarca, constatou que a unidade, com capacidade para 40 vagas, mantém 81 presos provisórios.

Leia mais

sem comentário »

Assinada declaração sobre a liberdade de imprensa

0comentário

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, associações de jornalismo de seis países, incluindo o Brasil, divulgaram uma declaração sobre a violência contra profissionais da área na América Latina.

Executado com tiros a queima roupa num bar em São Luis, o jornalista Décio Sá, de 42 anos, tinha um blog e era repórter do jornal “O Estado do Maranhão”. Foi o 4º jornalista assassinado este ano no país. Em 2011, foram 29 mortes em toda a América Latina, 1/3 do total mundial.

A violência contra jornalistas foi um dos motivos que levaram associações que representam a imprensa no Brasil e em outros cinco países da região a formalizar a “Declaração de Santiago sobre a liberdade de imprensa na América Latina”. O documento foi divulgado nesta quinta-feira (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Na declaração é reafirmada a importância da liberdade para o debate público, para a formação de valores democráticos e para a fiscalização das autoridades por parte dos cidadãos. O documento diz ainda que alguns governos de origem democrática têm práticas autoritárias e buscam instaurar uma cultura de intolerância em relação à imprensa, o que incentiva agressões contra meios de comunicação e jornalistas.

“O que essa declaração busca é chamar atenção das pessoas, das sociedades desses países, pra importância da liberdade de imprensa não apenas para os jornais e os jornalistas, mas para todos nós”, diz o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira.

No fim de março, o Brasil votou contra a implantação imediata de um plano das Nações Unidas para a proteção de jornalistas. Nesta quinta-feira em Brasília, a secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário, da secretaria de Direitos Humanos, discutiu com representantes de empresas de comunicação e associações do setor a federalização de crimes contra jornalistas.

“Esses crimes contra os jornalistas, contra os comunicadores, são crimes contra a democracia, são crimes contra a sociedade, são crimes também contra os direitos humanos”, diz a secretária.

Jornal da Globo

sem comentário »

Tabela mal feita pode beneficiar o Moto

9comentários

Não é um problema que está passando despercebido não. É que muitos clubes parecem não demonstrar qualquer tipo de preocupação com a realização de jogos decisivos em horários e datas diferentes.

A Federação Maranhense de Futebol com as suas tabelas mal elaboradas conseguiu marcar jogos numa última rodada em horários diferentes e pior, em dia diferente.

Como pode o Moto entrar em campo na segunda-feira para enfrentar o Sampaio já sabendo o que terá que fazer. E não me venham com esse discurso que o futebol mudou a partir da “troca” de presidente na FMF.

De fato as pessoas foram trocadas, mas os erros permanecem. Vão alegar que só existe o estádio Nhozinho Santos. Tudo bem é verdade, mas deveriam ter feito a tabela a partir da última rodada. Quem não sabe que os jogos na última rodada devem acontecer exatamente no mesmo dia e horário?

É por essas e outras que mantenho a minha posição crítica em relação ao amadorismo que ainda impera nos clubes e na FMF, afinal são eles os responsáveis por tudo de errado que ainda acontece no futebol maranhense.

9 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS