Os gorilas, o crocodilo e o desabafo de duas jornalistas

4comentários

Não posso deixar de compartilhar com vocês duas postagens no Facebook de duas jornalistas pelas quais tenho profunda admiração. Falo de Jacqueline Heluy e Laurene Leite. O que elas escreveram merece de todos nós profunda reflexão em relação à postura de algumas pessoas em relação à execução do jornalista Décio Sá.

E achei importante colocar esse assunto aqui, pois já está na pauta jornalística do dia.

Por Jacqueline Heluy

Sim, sou uma “GORILA DIPLOMADA”. Uma “gorila” daquelas bem ferozes que reagem com bravura aos ataques covardes a outros de sua espécie, principalmente se um deles estiver fora de combate.

Sou uma “gorila” que desde o primeiro instante que se descobriu “gorila” lutou com unhas e dentes para entrar na UFMA e se tornar uma “diplomada”. Que ainda no terceiro período juntou-se a outro…s de sua espécie e, a partir daí, fez da “gorilagem” quase um sacerdócio.

Tenho orgulho de ser “gorila diplomada”. E sabem por que? Porque nós, “gorilas”, não precisamos nos proteger sob o manto de nenhuma entidade para sobrevivermos, aliás, os “gorilas”, dentre todas as espécies, são os mais desprotegidos.

E tem uma característica ainda mais evidente que nos diferencia das outras espécies: nós, “gorilas”, andamos de pé, eretos, sobre duas pernas, não rastejamos e somos autênticos. E tenham certeza que ninguém jamais verá um “gorila” no velório de qualquer crocodilo.

Por Laurene Leite

Já imputaram aos jornalistas adjetivos de todos os matizes. Mas este me parece tão inédito, quanto inadequado e fora de propósito. Há uma crônica de Rubem Braga em que ele pergunta a si mesmo se, no uso das palavras, não teria ferido pessoas, quando pretendia apenas escrever.”Quem escreve, nunca escreve apenas”, refletia o mestre.

Por isso, julgar po…rquês neste caso não acho necessário. Mesmo porque as motivações não consertam o quê de inadequado comporta esse adjetivo mal usado, mal colocado e mal dito.

Parafraseando um colega em seu comentário a respeito deste episódio, eu, que conheço o dicionário de cabo a rabo, juro que não vou procurar ali, no pai dos burros, nenhum termo igualmente impactante para também classificar advogados, magistrados, juízes e quê tais, grupos de pessoas que talvez não mereçam ser atingidos no varejo.

Porém, concedo a mim o direito sagrado de protestar e manifestar minha indignação, com elegância e respeito, claro. Mas com tristeza, porque em certos momentos a certeza de que só nascendo todo mundo de novo dá jeito nesse mundo tão tortuoso em que habitamos. A quem este comentário magoar, minhas sinceras desculpas.

4 comentários »

ONU emite nota sobre morte de Décio Sá

0comentário

A comissão de Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu uma nota de pesar, lamentando a morte do jornalista maranhense Décio Sá, na última segunda-feira (23), em São Luís. A declaração é da  da alta comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay.

O trecho a seguir foi enviado pelo seu porta-voz, Ruper Colville:

Estamos alarmados pela morte de mais um jornalista no Brasil, elevando para, pelo menos quatro, o número de jornalistas assassinados no país até agora. Décio Sá, um jornalista investigativo na política local, denunciava a corrupção e o crime organizado, foi morto a tiros em um bar em Segunda, 23 de Abril. Nós condenamos seu assassinato e estamos preocupados com o que parece ser uma tendência de assassinatos de jornalistas, o que prejudica o exercício da liberdade de expressão no Brasil.

Congratulamo-nos com o fato de que as autoridades estaduais se comprometeram a realizar uma investigação completa para este e outros casos semelhantes. Esperamos que esses casos sejam tratados como uma grande prioridade para que os autores não sejam encorajados pela falta de prestação de contas vigente para tais crimes. Ao mesmo tempo, instamos o governo a implementar, de imediato, medidas de protecção para evitar quaisquer outros incidentes do tipo.

Um projeto de lei apresentado ao Congresso, em 2011, ordenando as investigações da polícia em crimes contra os jornalistas sejam realizadas a nível Federal, seria um passo na direção certa. Esperamos que esta e outras medidas para proteger os jornalistas sejam adotadas como um assunto de urgência.

sem comentário »

Sampaio estreia contra o Vila Aurora-MT

4comentários

Conhecido o primeiro adversário do Sampaio na primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D. O Vila Aurora garantiu vaga na soma geral de pontos no Campeonato do Mato grosso. Os outros adversários Tricolor serão: Comercial de Campo Maior-PI, Araguaína-TO e Santos-AP. Veja a tabela

Confira todos os jogos do Grupo A2:

27/05 – Domingo
Vila Aurora-MT x Sampaio-MA
Comercial-PI x Araguaína-TO

03/06 – Domingo
Araguaína-TO x Trem-AP
Sampaio-MA x Comercial-PI

10/06 – Domingo
Comercial-PI x Vila Aurora-MT
Trem-AP x Sampaio-MA

17/06 – Domingo
Araguaína-TO x Vila Aurora-MT
Trem-AP x Comercial-PI

24/06 – Domingo
Sampaio-MA x Araguaína-TO
Vila Aurora-MT x Trem-AP

1º/07 – Domingo
Vila Aurora-MT x Araguaína-TO
Comercial-PI x Trem-AP

08/07 – Domingo
Araguaína-TO x Sampaio-MA
Trem-AP x Vila Aurora-MT

15/07 – Domingo
Sampaio-MA x Trem-AP
Vila Aurora-MT x Comercial-PI

22/07 – Domingo
Trem-AP x Araguaína-TO
Comercial-PI x Sampaio-MA

29/07 – Domingo
Sampaio-MA x Vila Aurora-MT
Araguaína-TO x Comercial-PI

4 comentários »

Sampaio vai embora…

8comentários

Se a vantagem do Sampaio já era boa antes mesmo dos jogos da 6ª rodada, depois dela, com a vitória Tricolor em Barra do Corda por 2 a 1 e os outros resultados, a vaga para a semifinal do 2º turno já está totalmente garantida. Com 14 pontos, o Sampaio segue livre, leve e solto e com 5 pontos de vantagem sobre o 2º, o 3º e 0 4º colocados.

O MAC que goleou o São José por 3 a 0 e assumiu a 2ª colocação. O time do técnico André Baratz, após a segunda vitória consecutiva dá sinais de que está se recuperando no returno, depois de um início ruim.

O Moto caiu para a 3ª colocação com os mesmos nove pontos, após ser derrotado pelo Santa Quitéria por 3 a 2. O Time rubro-negro vencia por 2 a 1, até 40 minutos do 2º tempo. Levou dois gols e sofreu uma derrota que ninguém imaginava mais.

O São José que estava invicto sob o comando de Vinícius  Saldanha foi goleado pelo MAC por 3 a 0, mesmo assim permanece na 4ª colocalçao. Portanto, O G4 do returno tem: Sampaio, MAC, Moto e São José.

Na luta contra o rebaixamento, o Sabiá venceu o Imperatriz por 2 a 1 e o Bacabal bateu o Viana por 1 a 0. Situação crítica é a do Cordino que perdeu em casa para o Sampaio.

Na luta contra a morte, os últimos são: Cordino (9 pontos), Sabiá (10 pontos), Moto (15 pontos), Bacabal e Imperatriz (16 pontos).

Próximos jogos

29/04 – Domingo
15h45 – Santa Quitéria x São José
16h – Sabiá x Cordino
17h – Sampaio x Viana

30/04 – Segunda-feira
20h30 – Moto x Maranhão
20h15 – Bacabal x Imperatriz

Classificação

1 – Sampaio – 14 pontos
2 – Maranhão – 9 pontos
3 – Moto – 9 pontos
4 – São José – 9 pontos
5 – Santa Quitéria – 8 pontos
6 – Cordino – 8 pontos
7 – Imperatriz – 7 pontos
8 – Sabiá – 7 ponto
9 – Viana – 5 pontos
10 – Bacabal – 5 pontos

8 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS