Em uma virada emocionante, o sinuquista do Paraná Noel Rodrigues (à esquerda na foto) conquistou o título de campeão na grande final da 1ª Copa Brasil de Sinuca. Realizada na tarde de ontem (8), no Salão Principal da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Avenida dos Holandeses, no Calhau, em São Luís, a 1ª Copa Brasil de Sinuca foi prestigiada por mais de 1100 pessoas e distribuiu uma premiação de R$ 20 mil reais.
A final foi disputada em uma melhor de 11 partidas entre o sinuquista José Diran, o Jota (SP), que é maranhense da cidade de Balsas, mas disputou pelo Estado de São Paulo, e Noel Rodrigues (PR). Jota venceu as cinco primeiras partidas. Noel reagiu e conquistou as seis partidas seguintes. Em terceiro lugar ficou o sinuquista pernambucano Ítaro Rodrigues e em quarto lugar, Fábio Bozza, o Bozzinha (PR).
A maior tacada da competição foi de Jota (SP), que fez 81 pontos seguidos e ganhou o prêmio de R$ 1 mil reais, patrocínio do Jornal Pequeno. Jota recebeu a premiação entregue pelo presidente da AABB, Félix Pinto. A 1ª Copa Brasil de Sinuca foi disputada por 80 competidores de vários Estados brasileiros. 11 sinuquistas maranhenses participaram da competição. Lourival Bogéa obteve a melhor colocação.
Etapa decisiva – Os oito finalistas da competição foram Ítaro (CE), Bozzinha (PR), Jota (SP), Noel (PR), Rolinha (PB), Bebeto (GO), Fabinho (PR), campeão brasileiro de 2011, e Ceará Mirim (RN). Antes da decisão foi realizado o sorteio de uma mesa profissional da marca Só Snooker entre os competidores, que teve como vencedor Lima (PI) e em seguida uma apresentação entre a única sinuquista da competição, Silvia Taioli, e o sinuquista mais antigo do Maranhão, Nicolau Safadi, 94.