A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama assinaram, na tarde desta segunda-feira, acordo de cooperação técnica que assegura a realização de ações conjuntas na área ambiental.
As ações objeto do acordo de cooperação estão voltadas às áreas de registro e controle de informações de atividades e instrumentos de defesa ambiental e ao controle e fiscalização de atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais.
Na prática, o acordo se traduzirá na implantação, em nível estadual, do Cadastro Técnico Federal e de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, para o registro obrigatório de pessoas físicas e jurídicas que oferecem consultoria técnica na área ambiental e para indústrias e estabelecimentos comerciais fornecedores de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
Para o secretário Victor Mendes, os avanços são frutos do planejamento e da definição de objetivos claros para a gestão. Segundo ele, os recursos oriundos da TCFA servirão de suporte para novas melhorias, especialmente na fiscalização ambiental, área que precisa de ações intensivas, em razão do vasto patrimônio ambiental do Maranhão.
Ja que a Secretaria do Meio Ambiente e o Ibama assinaram este acordo de cooperação técnica aproveito este espaço para fazer uma grande denúncia. No município de Pindare Mirim, precisamente no Povoado Santa Helena, existe ha bastante tempo um local de exploração de areia e barro que abastece toda a região. Em diversos locais os exploradores colocam máquinas pra tirar o material. E ao longo de anos o local parece com área de garimpo. São enormes crateras que só mesmo vendo. Todos os dias saem mais de 200 carradas de material do local, imaginem a cratera que fica. Então aproveito a oportunidade e imploro aos órgão competentes pra tomarem uma providência urgente. Isto é um crime ambiental horrível. Alguém tem que dar um basta nisso.
Espero que visitem o local pra ver o destroço que tá.