A vitória da Tijuca e do gênio Paulo Barros

2comentários

Um título para celebrar o Centenário de Luiz Gonzaga e para coroar o gênio da atualidade no Carnaval do Rio de Janeiro. A Unidos da Tijuca, do carnavalesco Paulo Barros é campeã em 2012. A escola da zona norte do Rio foi a penúltima a desfilar na Marquês de Sapucaí.

A vitória da Tijuca é a vitória do compromisso com a ousadia, inovação e criatividade, traços marcantes na obra assinada pelo carnavalesco Paulo Barros. Indiscutível!!!!

A 2ª colocação ficou com o Salgueiro. A terceira foi a Vila Isabel. A Beija-Flor que homenageou os 400 anos de São Luís terminou na 4ª colocação. Foram rebaixadas as escolas Porto da Pedra e Renascer. A escola Inocentes de Belfort Roxo foi a vencedora do Grupo de Acesso e desfilirá em 2013 no Grupo Especial.

Classificação
1º Unidos da Tijuca – 299,9 pontos
2º Salgueiro – 299,7 pontos
3º Vila Isabel – 299,5 pontos
4º Beija-Flor – 298,9 pontos
5º Grande Rio – 298,3 pontos
6º Portela – 297,2 pontos
7º Mangueira – 297 pontos
8º União da Ilha – 296,2 pontos
9º Mocidade Independente – 295,8 pontos
10º Imperatriz Leopoldinense – 295 pontos
11º São Clemente – 294,7 pontos
12º Porto da Pedra – 291,7 pontos
13º Renascer – 290,2 pontos

2 comentários para "A vitória da Tijuca e do gênio Paulo Barros"


  1. ACR Motense

    Tímon, assino embaixo tudo o que vc disse.

  2. Tímon falando a verdade.

    ACERTEI, ACERTEI, ACERTEI…
    Vamos lá. Postei aqui que a Beija-Flor levaria fumo; Que fez seu pior desfile nos últimos 27 anos; Que abusou do misticismo e fugiu do Enredo (o que foi comprocado por 4 notas 9.8 em Enredo); Que deixou Sâo Luís à margem para enobrecer os orixaś; Enfim, errou do começo ao fim. Nem mesmo foi nota dez em Alegorias e Adereços – o que comprova não estar tão luxuosa como diziam. Falou de São Luís e falou mal. Mas há mais coisa nas entrelinhas: Ficou claro que reprovaram o tema, o enredo. Embora nossa Mirante, nosso Roberto Fernandes queira tapar o sol com a peneira a vinculação ao sarneysismo já não convence os demais brasileiros. Não sou eu quem o diz, basta recorrer aos sites e blogs na internet. Explorar o candomblé é normal entre as escolas de samba, mas as que a fizeram levaram toco este ano. Tudo indica que o tema já não encontra guarita nos corações dos mais esclarecidos sob a origem espiritual das religioes afro-brasileiras. Cansou. O carnavalesco da Tijuca deu um banho. A Rosa Magalhães agora na Vila Isabel mostrou também que a Imperatriz Leopoldinense fez péssima opção ao deixá-la partir, tanto é verdade que quase caiu ao mesmo tempo que vê a Vila crescer. A Renascer, vinda do grupo de acesso, merecia maior sorte não fosse o alto nível do desfile de outras agremiações. Sempre foi difícil manter-se vindo do acesso. Salgueiro mereceu ficar entre as campeãs. Apostei que a Mangueira poderia se dar mal caso os jurados entendessem prejudicada sua Evolução e Harmonia – não deu outra.
    Fica aqui os meus parabens ao Zeca Soares que, semelhantemente, consegiu enxergar a vitória da Tijuca e reprovou, nas entrelinhas, o desfile da Beija-Flor. Por fim, que venham outros defiles, que falem da nossa cidade, do nosso estado, mas sem os misticismos que já não encantam ninguém, pois afora os demônios que por aí estão, Ana Jansen repousa no pó e assim deve continuar. Não assusta ninguém porque nunca assustou mesmo. Quem nos assusta são os políticos bem vivos e descompromissados com a cidade e com o estado. Estes sim, ainda nos escravizam, nos põem mordaças e algemas, nos são um terror maior que o fantasmagórico desfile da Beija-Flor, reprovada pelo crítica, pelos jurados e pelo povo. Só não foi pior porque tem qualidades adquiridas ao longo dos anos. Ou seja, poderia ter sido pior e ter o mesmo destino das que caíram. Te cuida minha Imperatriz leopoldinense! O rebaixamente já te cerca faz um bom tempo. Desfile técnico já não convence a todos. Vide o caso da Beija-Flor este ano. A Unidos da Tijuca trouxe emoção e alegria – os tempos estão mudando mesmo. Parabeńs Paulo Barros.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: