O comércio varejista maranhense fechou 2011 com crescimento de 9,4% nasvendas, segundo dados revelados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o sétimo melhor resultado no país, superando em 2,7 pontos percentuais a média do Brasil no período, que ficou em 6,7% ano passado.
No Nordeste, o desempenho do comércio varejista maranhense só ficou atrás da Paraíba, estado que registrou crescimento de 14,2%. Em compensação, o Maranhão superou o resultado de outras unidades da Federação de economia mais forte, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.
De acordo com a pesquisa do IBGE, no varejo ampliado, que também inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o índice de incremento das vendas do setor no Maranhão sobe para 9,6%.
O bom desempenho nas vendas alavancou o faturamento do comércio varejista maranhense ano passado, que registrou crescimento de 17,3% em receita nominal, o quarto melhor resultado, sendo superado apenas pelos estados do Acre, Tocantins e Paraíba.