Lítia Cavalcanti pedirá laudos dos estádios

5comentários

A promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti vai solicitar da Federação Maranhense de Futebol (FMF) que apresente os laudos dos estádios onde estão sendo disputados os jogos do Campeonato Maranhense 2012.

Em contato por telefone, a promotora disse que retornará das férias na próxima segunda-feira e de imediato pedirá ao presidente da FMF, Antonio Américo Lobato Gonçalves que envie toda a documentação como determina o Estatuto do Torcedor.

Lítia adiantou que a inexistência dos laudos dos estádios é uma infração grave. “Se não existem os laudos ainda, os estádios não poderiam receber os jogos de futebol. O que está em jogo é a segurança do torcedor”, afirmou.

Em entrevista à Rádio Mirante AM, na quinta-feira, Antonio Américo afirmou que a Federação Maranhense de Futebol ainda não recebeu os laudos dos estádios. Em visita à CBF, Américo chegou a ser advertido pelo diretor técnico Virgílio Elísio sobre a possibilidade do Santa Quitéria não enfrentar o ASA-AL, em casa, no Estádio Rodrigão pela Copa do Brasil devido à não apresentação dos laudos.

Sem a existência dos laudos, os estádios de futebol na prática não poderiam ter sido liberados para a relização dos jogos do Campeonato Maranhense. Mesmo sem os laudos, a Federação Maranhense de Futebol já realizou três rodadas do Estadual 2012 em total descumprimento do Estatuto do Torcedor.

Além de solicitar os laudos dos estádios, a promotora Lítia Cavalcanti deverá fazer uma nova visita ao Estádio Nhozinho Santos para verificar se a administração daquela praça esportiva realizou as adequações acertadas através do Termo de Ajustamento de Contuta (TAC) assinado no ano passado como o então secretário de Esportes, Carlos Goiabeira.

5 comentários »

Filhos de figurões envolvidos em fraude no Uniceuma

4comentários

O delegado Breno Galdino da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic), que investiga a fraude do esquema de notas do Centro Universitário do Maranhão (UniCEUMA), informou que já foram identificados 700 envolvidos na fraude que beneficia alunos na “compra” de notas e a consequente aprovação em diversas disciplinas fraudadas na instituição.

O Blog do Neto Ferreira teve acesso a alguns nomes de acusados de participação no esquema. São filhos de figurões do estado. Na lista contém nomes de filhos da desembargadora, a filha de um vereador de São Luís, sobrinha do falecido ex-governador Jackson Lago, além do filho de um deputado da região Tocantina.

A Seic acredita que o cabeça do esquema seja, o ex-funcionário conhecido por “Guru” que fez em torno de 400 alterações no sistema de emissão de notas do (Uniceuma), onde o mesmo cobrava os valores de R$ 1,500 ou de R$ 1,200 reais por cada cadeira.

Veja a lista:

Bernardo Milhomem – cursando ainda Direito; conhecido por Almôndega é filho do deputado estadual Antônio Pereira (DEM).

Adolfo Chaves Cruz – ex-aluno formado em Direito; filho da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargadora Anildes Chaves Cruz. Em depoimento colhido pela Seic, Adolfo teria contribuído nas investigações numa espécie de “delação premiada”.

Aline Lago – formada em Odontologia; teria sido aprovada em 12 disciplinas com a ajuda do esquema no banco de dados da Universidade; é sobrinha do ex-governador do Maranhão Jackson Lago.

Jéssica Albuquerque – cursando ainda Enfermagem; filha do vereador de São Luís Sebastião Albuquerque.

Os envolvidos na fraude vão responder por formação de quadrilha e estelionato.

4 comentários »

De volta ao Fla, Frederico Castro mira índice olímpico

1comentário

Mudança completa. Em busca do índice olímpico para Londres 2012, o nadador maranhense Frederico Castro, resolveu voltar a treinar fora do Maranhão. Após passar o ano de 2011 morando em São Luís e competindo pelo Fluminense-RJ, Frederico Castro decidiu que o momento seria ir para longe de casa. No início deste ano, saiu da equipe tricolor, retornou ao Rio de Janeiro e acertou sua volta ao Flamengo-RJ. Tudo isso, para conseguir estar nas Olimpíadas de Londres, este ano.

Em entrevista exclusiva ao Portal Imirante.com, Frederico Castro explicou como estas mudanças aconteceram. Segundo o atleta, a mudança de ares é tida como necessária para que consiga alcançar seus objetivos.

Frederico afirmou que um dos fatores determinantes para a sua saída de São Luís, neste momento, se deu em função da ausência de um centro de treinamento voltado para uma “natação competitiva”. No Rio de Janeiro, por exemplo, Frederico usufrui de um centro voltado somente para a natação de alto rendimento, onde é acompanhado diariamente por técnicos, fisiologistas, fisioterapeutas e psicólogos.

“Foi necessário mudar porque onde eu treinava não tinha mais espaço para natação competitiva, e o Alexandre Nina não aceitou passar a dar treino na Duvel, piscina que nos foi disponibilizada. Então, optei por treinar num centro onde se tem toda uma estrutura voltada somente para a natação: cinco técnicos, fisiologistas, fisioterapeutas, psicólogos, piscina olímpica, sala de musculação com os aparelhos que simulam o nado. Os treinos são muito mais específicos, apesar de serem de menor duração. A intensidade que é cobrada nos treinamentos é passando do limite de cada atleta”, explicou.

De volta ao Flamengo-RJ após passagem pelo Fluminense-RJ, o nadador maranhense assinou contrato por um ano com o clube rubro-negro e disse se sentir em casa. “O bom filho à casa torna. Mostrei serviço quando estive aqui antes e isso facilitou muito na hora de fechar o contrato”, afirmou.

Londres 2012

Sobre a expectativa de estar em Londres para a disputa das Olimpíadas, Frederico Castro diz estar muito tranquilo.Ele acredita ser possível conseguir o índice, principalmente, nos 200m borboleta. Mas, para isso, terá de treinar muito para seguir competindo em alto nível.

E, a partir do próximo dia 12, Frederico Castro e outros sete atletas estarão na cidade de Sucre, na Bolívia, se preparando para o Grand Prix, em março, e para a seletiva olímpica, em abril.

“Serão três semanas a 2.800 metros de altitude, num centro de treinamento de natação. Como o ar é rarefeito, o corpo produz muito mais glóbulos vermelhos, o que dá mais resistência muscular e cardiorrespiratória. Vai ser minha primeira vez. Meus adversários estão nesse momento em centros de treinamento em altitude, mas o Flamengo optou por fazer esses treinamentos mais próximos da competição. Estou treinando para que o índice aconteça logo em março, no Grand Prix. Se vai acontecer ou não, ninguém sabe”, disse.

1 comentário »

Municípios discutem consórcio sobre resíduos sólidos

0comentário

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem – deu mais um passo importante rumo ao tratamento adequado e organizado dos resíduos sólidos do Estado. Dezenas de prefeitos e técnicos do Meio Ambiente dos municípios participaram da reunião sobre o Plano Municipal dos Resíduos Sólidos, na tarde da última quarta-feira, no Palácio Henrique de La Roque. O evento resultou na assinatura de um termo de adesão entre as cidades para o tratamento de forma consorciada dos lixões do Maranhão.

Após uma série de encontros realizados no mês de janeiro, a Famem reuniu novamente os municípios para apresentar os resultados dos questionários que foram respondidos pelos municípios e mapear o panorama atual de resíduos sólidos, além de elaborar um cronograma físico e financeiro para implantação dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos.

Para o presidente da Famem, Júnior Marreca, as iniciativas da Federação em relação aos resíduos sólidos é motivada pela obrigatoriedade dos municípios terem que elaborar os seus Planos Municipais de Resíduos Sólidos. “Tivemos a preocupação de realizar palestras com técnicos e consultores do assunto, além do Ministério Público, para que todo prefeito maranhense possa ficar o mais informado possível em relação ao manejo adequado dos resíduos sólidos”, realçou.

O evento teve início com uma explanação do promotor de justiça, Fernando Barreto, acerca da obrigatoriedade do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Ele destacou que esta é uma tarefa difícil, muito mais complexa do que coletar o lixo e colocar em um aterro, mas que precisa de uma mudança de paradigmas por parte da administração municipal.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS