O ministro do Turismo, Gastão Vieira, vai nomear 56 agentes administrativos, aprovados em concurso público realizado em novembro de 2011. A partir da publicação da portaria, o Ministério do Turismo (MTur) completa as 103 vagas abertas pela pasta, para contratação de pessoal. “O MTur passa por um período de renovação, que visa, entre outros objetivos, resgatar a missão da pasta. Para chegar a esse resultado, o caminho passa, necessariamente, pela valorização dos nossos servidores, em todos os níveis”, afirmou o ministro.
Para Vieira, a criação de um plano de cargos e salários é parte de uma estratégia ampla, que inclui também ações como a realizada em dezembro, quando 660 profissionais – servidores do MTur e Embratur – reuniram-se no Teatro Nacional. O seminário de integração Futuro – Cuidando do Turismo do Brasil serviu para reafirmar compromissos e estimular a reflexão sobre o papel de cada um e os valores a serem trabalhados pela pasta. A importância do ministério como indutor do desenvolvimento do turismo nacional também esteve na pauta.
“O seminário teve caráter motivacional, mas cumpriu, principalmente, a função de alinhar procedimentos, eleger e discutir valores que os servidores considerem fundamentais para o momento de reconstrução proposto pelos dirigentes da pasta”, explicou o ministro. Todos foram estimulados a participar do planejamento, enviando sugestões. Os valores escolhidos pelos servidores foram: ética, respeito, transparência, comprometimento e trabalho em equipe.
“Estamos fazendo um esforço para modernizar o ministério. Para isso, defendemos o planejamento estratégico como ferramenta fundamental de gestão”, completou Vieira.