Caema anuncia construção imediata de 60 poços em SL

0comentário

O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad anunciou em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (13), na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), a construção imediata de 60 poços artesianos em bairros de São Luís e a realização de obras emergenciais de recuperação e aumento de produção dos Sistemas Paciência e Sacavém. “Pretendemos agir rápido para minimizar os problemas de abastecimento de água que têm causado transtornos para a população”, declarou.

Os serviços estão assegurados no Decreto nº 27.997, datado do dia 10 de janeiro, assinado pela governadora Roseana Sarney, declarando situação de emergência no Sistema de Abastecimento de Água em São Luís pelo prazo de 180 dias. O documento destaca a necessidade urgente de providências visando garantir abastecimento mínimo à população, em razão da situação crítica, com perda de vazão, da adutora do Sistema Italuís.

Ricardo Murad explicou que a intervenção emergencial é necessária devido aos constantes rompimentos da adutora do Italuís, principalmente no trecho do Campo de Perizes, que vem causando colapsos no abastecimento de água no município. “O Italuís tinha uma capacidade de vazão superior a 7 mil m3/hora, mas hoje a capacidade é de apenas 5.040 m3/hora e não tem como aumentar, ou o problema vai piorar”, disse o secretário.

A abertura dos 60 poços, com ligação ao sistema, vai custar aos cofres estaduais R$ 60 milhões. A iniciativa vai atender os bairros mais atingidos pelas constantes falta d’água: Anjo da Guarda, Turu, Coroado, Coroadinho, Vila Maranhão, São Cristóvão, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Alemanha, Vila Embratel, Maracanã, Cohab/Anil, Vila Luizão, Cohatrac, Pedrinhas, João de Deus, Santo Antonio, São Raimundo, Parque Timbira, Parque Vitória, Santana, Rio dos Cachorros, Quebra Pote e Estiva.

O problema de abastecimento de água em São Luís será discutido em Brasília, na próxima terça-feira (17), pelo secretário Ricardo Murad em audiência com o ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra. “O ministro já foi comunicado do Decreto, esperamos garantir apoio financeiro do governo federal para iniciarmos as obras imediatamente”, explicou.

sem comentário »

Maranhão Basquete quer iniciar reação na Liga Feminino

1comentário

O jogo deste sábado é considerado uma decisão para o Maranhão Basquete na Liga Feminino. O duelo será contra o Basquete Clube, de Araçatuba-SP. O representante maranhense cumpre campanha considerada ruim neste início de competição.

O Maranhão Basquete já realizou quatro partidas e obteve uma vitória e três derrotas. Por outro lado, o MB tem sido a sensação no quesito público nos ginásios. Em dois jogos em casa foram mais de 12 mil torcedores no Ginásio Castelinho e embora a equipe tenha sido derrotada deixou a quadra aplaudida.

É na força da torcida maranhense que atletas e comissão técnica do Maranhão Basquete apostam numa vitória e no início de uma reação rumo à classificação para o play-off.

A partida é cercada de muita expectativa, pois será transmitida ao vivo para todo o Brasil, às 18h (horário de São Luís) pelo canal SporTV.

1 comentário »

Vítor Negreiro e Miguel Pinheiro tomam posse na Semdel

0comentário

Tomaram posse nesta sexta-feira (13) o novo secretário municipal de Desporto e Lazer, Vítor Negreiro, que foi efetivado no cargo, e o adjunto, jornalista Miguel Pinheiro. A solenidade foi realizada na Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel) e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Isaías Pereirinha.

Vítor Negreiro é servidor de carreira da Semdel e estava respondendo pelo cargo de secretário desde a saída do ex-secretário  Carlos Goiabeira. Já Miguel Pinheiro é especialista em Marketing Esportivo e estava exercendo a função de consultor do Ministério dos Esportes. Já passou pela Semdel e foi diretor da Associação Nacional de Secretários de Esporte e Lazer.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS