Jogo aberto

2comentários

Basquete
O Maranhão Basquete enfrenta o São José-SP, hoje, às 20h, no Ginásio Castelinho pela 4ª rodada da Liga de Basquete Feminino. O Maranhão Basquete vem de uma vitória fora de casa contra o Blumenau-SC. A expectativa para o jogão de hoje à noite é de casa cheia. Na partida de estreia o público foi superior a 6 mil torcedores.

Moral
Quem está com toda moral em Recife é o atacante maranhense Jheimy. A expectativa para a estreia do “matador” no Sport é enorme. Jheimy foi o principal destaque do Boa Esporte-MG na Série B e tem passe preso ao Atlético-MG. Não tenho a menor dúvida que o ex-homem-gol do Papão vai fazer nome na Ilha do Retiro.

Copa São Paulo
O Americano se despediu da Copa São Paulo Júnior com vitória. O campeão maranhense venceu o Vila Nova-GO, de virada, por 2 a 1, mesmo assim terminou na 3ª colocação e já está de volta a São Luís.

Sampaio
Bom negócio fez o Sampaio ao contratar o lateral-direito Roniére, ex-Fortaleza. Se jogar o bom futebol que o revelou no Imperatriz será excelente para o Tricolor. A briga pela posição com Arlindo Maracanã será muito boa.

Moto
O atacante Rafamar que foi destaque no São José na Copa União acertou com o Moto Club e será uma das opções no ataque do time do técnico Sandow Feques.

São José
O time de Ribamar segue se reforçando e cada vez mais vai ficando com a cara do Moto Club do ex-diretor de futebol, Waldemir Rosa (Dadá). Os novos contratados são Daílson (lateral-direito) e Bruno Chocolate (atacante).

Imperatriz
Última temporada do guerreiro Cristiano no futebol. Aos 35 anos, o volante goiano que fez história naquele timaço do Imperatriz que conquistou o título inédito de campeão maranhense já anunciou a aposentadoria no fim de 2012. Enquanto isso, a diretoria anuncia as contratações do zagueiro Robert e do volante Marcus Vinícius.

2 comentários »

Caema fará a substituição da adutora do Italuís

1comentário

Com o propósito de melhorar o abastecimento de água na capital, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) se prepara para dar início às obras de substituição da adutora do Sistema Italuís, no trecho do Campo de Perizes. A previsão é que o trabalho comece em março deste ano.

“A nova adutora terá uma tubulação em aço carbono, com diâmetro de 1.400 milímetros, o que proporcionará uma melhoria nos coeficientes. Teremos um ganho de vazão da ordem de 1.500 metros cúbicos por hora, o que irá melhorar o abastecimento de água na capital”, disse o presidente da Caema, engenheiro João Reis Moreira Lima. Ele destacou que a adutora será instalada em trecho que avança alguns metros para dentro do Campo, após as torres de alta tensão, o que vai liberar o corredor viário para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) realizar a duplicação da BR-135.

Durante os trabalhos, que terão o prazo aproximado de um ano, o abastecimento de água continuará normalmente. Será interrompido somente quando forem feitos os serviços de interligações e por prazo máximo de dois dias. João Moreira Lima afirmou ainda que a interrupção será programada e divulgada em todos os meios de comunicação para que não ocorra prejuízo à população. “A Caema não vai medir esforços para tentar diminuir esse prazo”, disse.

No dia 24 de janeiro, serão abertos os envelopes com as propostas de preços dos cinco consórcios pré-qualificados para a Concorrência Pública. Será vencedora no certame a empresa que apresentar a melhor proposta de preço, e, caso não ocorra nenhum problema jurídico, a ordem de serviço será dada até o início de março deste ano, quando serão começam as obras.

A substituição da adutora será feita apenas no trecho do Campo de Perizes, em uma extensão de aproximadamente 20 quilômetros. João Reis Moreira Lima destacou que o Governo do Estado tem se empenhado o máximo na captação de recursos do Governo Federal para as obras de substituição da adutora.

“A governadora Roseana Sarney também já garantiu a contrapartida dessa obra no valor de R$ 130 milhões, visando melhorar a qualidade de vida da população de São Luís”, assinalou. O prazo para a conclusão da obra, a partir da emissão da ordem de serviço, é de 10 meses a um ano.

O Sistema Italuís foi implantado em 1982, tendo vida útil calculada em cerca de 20 anos.  O desgaste causado pelo tempo é uma das principais causas dos constantes rompimentos, agravados em razão da salinidade existente no local, favorecendo o acelerado processo de corrosão.

Segundo o diretor de Operação, Manutenção e Relacionamento com o Cliente, engenheiro Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho, a Caema trabalha para evitar rompimentos até que seja feita a substituição da adutora. “A tubulação está comprometida e a cada ano que passa aumentam os riscos de rompimentos por problemas de corrosão, o que está ocorrendo na parte externa, principalmente devido à agressividade do meio ambiente do Campo de Perizes”, justificou Cristovam. 

Projeto Italuís II

Já estão garantidos os recursos financeiros para outro projeto de abastecimento de água – o Italuís II, de produção e distribuição de água para a grande São Luís e para o Distrito Industrial que está se formando no eixo Bacabeira, Santa Rita e Rosário. Devido à nova configuração industrial, esse projeto será redimensionado. Serão realizados novos estudos e o que já foi executado desse processo vai ser reaproveitado na íntegra.

O presidente da Companhia acredita que a substituição da adutora no Campo de Perizes, juntamente com a execução do Projeto Italuís II, irá melhorar significativamente os serviços prestados pela Caema, podendo até acabar com o rodízio de água na cidade.

1 comentário »

Falcão confirmado em amistoso da Seleção em São Luís

1comentário

Pela primeira vez, a Seleção Brasileira de Futsal estará em São Luís. Devido a parceria firmada entre a Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) e o governo do Estado do Maranhão, no dia 29 deste mês, os comandados de Marcos Sorato vão realizar um amistoso contra a Seleção Maranhense em solo ludovicense. O evento já faz parte das comemorações dos 400 anos de São Luís. 
 
E se esse grande jogo já criava a expectativa de um grande público no Ginásio Castelinho, palco da partida, o torcedor maranhense terá mais um bom motivo para lotar as dependências do ginásio no dia 29. A equipe do Brasil vem completa, com a presença confirmada do ala Falcão.
 
O nome de Falcão está na lista divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão em seu site. Além do ala, Marcos Sorato convocou mais treze atletas que irão realizar uma série de amistosos nos meses de janeiro e fevereiro, visando a Copa do Mundo de Futsal da Fifa, que ocorrerá na Tailândia.
 
Eleito o melhor jogador nas duas últimas edições da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, Falcão, que recentemente se transferiu para o Intelli/Orlândia (SP), será uma das estrelas do jogo treino entre Brasil e Seleção Maranhense. Mas antes de atuar em São Luís, a Seleção Brasileira realizará três amistosos, sendo dois na Guatemala contra a seleção local nos dias 20 e 22 de janeiro, e outro contra a Seleção Roraimense, no dia 25, em Boa Vista. 
 
Novidades

Dos convocados para abrir a temporada 2012 pela seleção brasileira a maior novidade é a presença do fixo Schumacher. O jogador reaparece após três anos de ausência na equipe. Sua última convocação foi em dezembro de 2008, ano em que ele participou da conquista hexacampeonato mundial, na Copa do Mundo de Futsal da Fifa do Brasil.

Aos 36 anos, Schumacher, que atua pelo Inter Movistar, da Espanha, entra na lista dos selecionáveis para a disputa de mais um mundial. Em 2008, ele foi eleito o segundo melhor atleta da Copa do Mundo – ficou atrás do ala Falcão -, tendo marcado 10 gols na campanha vitoriosa do Brasil.
 
Lista de convocados do Brasil
Goleiros
Cidão – Caja Segovia (Espanha)
Djony – Sem clube
Franklin – Corinthians (SP)

Fixos
Ciço – Intelli/Orlândia (SP)
Rodrigo – Carlos Barbosa (RS)
Schumacher – Inter Movistar (Espanha)

Alas
Ari – Barcelona/Alusport (Espanha)
Falcão – Intelli/Orlândia (SP)
Gabriel – Barcelona/Alusport (Espanha)
Gadeia – Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Rafael – Inter Movistar (Espanha)

Pivôs
Lukaian – Corinthians (SP)
Sinoê – Carlos Barbosa (RS)
Wilde – Barcelona/Alusport (Espanha)

1 comentário »

Estado garante apoio a municípios no combate à dengue

0comentário

O governo do Estado e os 33 municípios considerados prioritários no combate à dengue estão traçando estratégias para conter uma possível epidemia da doença. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, esteve reunido nesta terça-feira (10), no auditório do Centro de Medicina Especializada (Cemesp), com técnicos de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das secretarias municipais de saúde das cidades em alerta para discutir as principais providências a serem tomadas.

Ricardo Murad lembrou que a melhor forma de evitar e combater uma epidemia é a realização de ações que eliminem focos das larvas (internos e externos) e ações assistenciais. “Vamos fazer uma ampla campanha publicitária com foco no combate ao vetor da dengue e firmar parcerias com os municípios para montar uma rede de assistência 24 horas, com profissionais capacitados para diagnosticar e tratar o paciente de dengue”, afirmou.

Ele lembrou que o agravamento do paciente com dengue sobrecarrega as unidades de referência regionais, que já trabalham com sua capacidade máxima de atendimento. “Precisamos urgentemente montar uma rede de atenção preferencial de assistência nos municípios com médicos qualificados, fichas de diagnóstico de dengue e serviços de hidratação para que o paciente tenha um tratamento precoce, com ênfase na hidratação oral e venosa”, afirmou Ricardo Murad.

Os gestores regionais de saúde vão discutir com os secretários dos municípios em estado de alerta para avaliar e eleger quais as unidades de saúde com capacidade para receber pacientes para hidratação. “O Estado vai firmar convênios com esses prefeitos para equipar as unidades que servirão de apoio e capacitar equipes para diagnosticar e tratar o doente”, completou Ricardo Murad.

O secretário de Saúde de São Luís, Gutemberg Araújo, disse que o que mata o paciente é a falta de atendimento precoce. “Estamos colocando todas as nossas unidades de saúde à disposição e priorizando os atendimentos de casos de dengue para que esse paciente não tenha seu quadro clínico agravado e necessite de UTI ou evolua para um óbito”, acrescentou.

Para um diagnóstico mais preciso, uma ficha de atendimento do paciente suspeito de dengue será distribuída em todas as unidades de saúde estaduais e municipais para facilitar o diagnóstico e, se necessário, acompanhar o paciente na transferência para outra unidade. Além dos dados pessoais do paciente, a ficha registrará os sinais vitais, sintomas, condições de risco, sinais de alarme, choque, estadiamento do caso, exames solicitados e conduta de tratamento.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Graça Lírio, disse que em 2011 foram notificados 14.026 casos de dengue e 2.262 internações (16,12%) no Maranhão. No topo da lista de notificações de maior incidência aparecem Itapecuru-Mirim, São Luís, Presidente Dutra e Imperatriz. “Os fatores que contribuem para o risco de epidemia são aumento das áreas de infestação por Aedes aegypti, fragilidade no trabalho de campo, circulação de novo sorotipo e deficiências na limpeza pública (acumulo de resíduos sólidos nas áreas urbanas)”, informou ela.

Planos de contingência

Os 33 municípios em alerta concentram 60% dos casos de dengue no Maranhão. Destes, 31 tiveram seus planos de contigência aprovados pelo Ministério da Saúde e receberão recursos para promover a limpeza pública, dando destino adequado aos resíduos sólidos e  garantir o abastecimento de água, sem interrupção, para reduzir ao máximo a possibilidade de formação de focos do vetor e manter o trabalho de campo para o combate ao Aedes aegypti em pleno funcionamento, conforme as normas do Ministério, de janeiro a dezembro (número de agentes, bolsa com kit completo, insumos, fardamento, etc.).

O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro, adiantou que os recursos também podem ser utilizados para realizar capacitação de toda a equipe de saúde sobre as ações de prevenção, vigilância e controle da dengue; notificar e investigar os casos de dengue nos prazos estabelecidos pelas normas nacionais; promover educação em saúde para população quanto às medidas necessárias para prevenir a dengue e, ainda, integrar as ações de combate à dengue nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF).

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS