O Parque Nacional dos Lençois Maranhenses é um dos atrativos selecionados pelo Ministério do Turismo para atrair turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014. Nove municípios do Maranhão integram a lista dos 184 destinos, próximos às cidades-sede, que terão preferência na destinação de recursos e destaque nas campanhas de promoção oficial.
No segmento de ecoturismo, foram selecionados os municípios de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, integrantes da região dos Lençóis Maranhenses. No segmento cultural, aparecem São Luís, patrimônio mundial, e as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Axixá, Morros e Alcântara, cujos produtos principais são o Tambor de Crioula e o Bumba meu Boi.
“Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda”, antecipa o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
A seleção priorizou municípios distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos palcos do Mundial. A ideia é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. Além do segmento sol e praia, a lista engloba: ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios, eventos e gastronomia.
A expectativa do MTur é que 600 mil estrangeiros visitem o Brasil durante o mês da Copa e que 3 milhões de brasileiros circulem pelas cidades-sede. Entre campanhas e convênios, o ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012. Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur tenha R$ 139 milhões.