Um acidente que deixou quatro mortos neste domingo (25), no Maranhão, expôs uma prática ilegal – e muito comum – nas ruas e estradas do estado.
MA-014, interior do Maranhão. O caminhão abarrotado de gente na carroceria transporta passageiros praticamente pendurados em cima do compartimento de cargas. Sem qualquer segurança.
O motorista sem cinto segue o caminho da imprudência, o que é comum na região. Um homem anda do lado de fora, entre a cabine e a carreta.
Segundo o Detran no estado, o transporte irregular de passageiros aparece apenas na 54ª posição entre as infrações mais cometidas.
Em uma blitz, a equipe do Jornal Nacional flagrou caminhões com gente na caçamba passando tranquilamente, inclusive enquanto o comandante da operação dava entrevista.
“Não é comum. Tem que fazer a fiscalização como manda o código, a legislação”, defendeu o comandante da PM no Maranhão, o coronel Jéferson Teles.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transportar passageiros no compartimento de carga é infração gravíssima, punida com a perda de 7 pontos e multa de R$ 191. Mas em caso de acidente, esse tipo de imprudência quase sempre custa bem mais caro.
Em São Luiz, a caminhonete que bateu em uma moto transportava 10 pessoas. A maioria na carroceria. Dois passageiros morreram na hora. O piloto e o carona da moto, também. Um bebê de 5 meses, que estava nos braços da mãe, na calçada, foi atingido e está internado em estado grave.
MATERIA SOBRE O MARANHAO E O NOME SARNEY, SÓ APARECEM DE FORMA NEGATIVA…. QUANDO APARECE ALGUMA MATERIA POSITIVA, PODE ACREDITAR, ESSA MATERIA É PAGA PELO GOVERNO, COM O DINHEIRO DO POVO. EU SINTO VERGONHA DO MEU ESTADO, POREM ESSA FAMILIA NAO ESTÁ NEM AI PRA GENTE….
O Maranhão sempre aparece como notícia negativa e mais uma vez não foi diferente mo Jornal Nacional.