Profundamente entristecida, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte do amigo querido Joãosinho Trinta, 78 anos, ocorrida neste sábado (17), às 9h55, no Hospital UDI, em São Luís. Ela declarou que o carnavalesco e artista genial João Clemente Jorge Trinta foi um dos mais brilhantes brasileiros do século XX.
“Joãosinho Trinta elevou o nome do Maranhão com sua maestria e genialidade, transformando o Carnaval do Rio de Janeiro e do Brasil, esbanjando irreverência e criatividade. Ele será lembrado eternamente por sua capacidade de vencer desafios e traduzir em belos enredos a alegria de ser brasileiro”, afirmou.
Roseana Sarney destacou ainda a parceria de Joãozinho Trinta com o Governo do Estado na produção da festa em celebração aos 400 anos de São Luís, a serem comemorados no ano que vem. “Joãozinho pensou num grandioso projeto, que agora deverá ser levado adiante, até como forma de homenagem a esse maranhense que marcou a história da arte brasileira”, assinalou.
Nesse momento de tristeza, a governadora Roseana se solidarizou com familiares e amigos do artista, destacando que a trajetória vitoriosa de Joãosinho Trinta deve ser motivo de orgulho para todos os maranhenses e que ele também deve ser reconhecido pelo amor ao Maranhão, terra onde nasceu e decidiu passar os últimos anos de sua vida.
“Joãosinho foi um grande campeão em toda sua vida”, ressaltou a governadora.
Nota do Prefeito de São Luís
O maranhense Joãosinho Trinta foi um dos mais expressivos nomes da nossa cultura popular. Transformou o Carnaval, encantou multidões e levou a alegria e o talento das pessoas simples para os desfiles nas avenidas do mundo. Pela sua história, pelo legado da sua obra, Joãosinho Trinta foi e será sempre motivo de orgulho para São Luís, para o Maranhão e para o Brasil.
João Castelo Ribeiro Gonçalves