Beija-Flor chora a morte de Joãosinho Trinta

0comentário

Foi com imensa tristeza que a Beija-Flor de Nilópolis recebeu na manhã deste sábado, 17, a notícia da morte do carnavalesco Joãosinho Trinta, que ocorreu na manhã de hoje, no Hospital UDI, em São Luís, capital do Maranhão, onde ele estave internado desde o último dia 3.

Para Laíla, diretor de carnaval da agremiação, Joãosinho Trinta não foi importante somente para a história da Beija-Flor, mas de todo o Carnaval carioca.

– Ele tinha um espírito inovador e ousado e foi peça importante para a transformação dos desfiles das escolas de samba no espetáculo que temos hoje. A Beija-Flor está profundamente consternada e tenho certeza que é o mesmo que está sentindo toda a nossa comunidade – comentou o dirigente.

Em setembro deste ano, em visita ao Rio, o carnavalesco esteve no barracão da escola, quando conheceu o projeto do desfile de 2012. Também esteve na quadra, em Nilópolis, onde acompanhou uma das etapas do concurso que escolheu o samba-enredo da Beija-Flor para o próximo Carnaval, que tem como tema o aniversário de 400 anos de fundação de São Luís do Maranhão, cidade natal de João.

– Ele estava muito animado com o desfile e estava programando estar com a escola na Avenida. Ele seria o destaque principal do último carro e receberia uma grande homenagem da Beija-Flor na Marquês de Sapucaí – concluiu Laíla.

Joãosinho Trinta estreou na azul e branco em 1976, ano do primeiro campeonato da escola no grupo principal. Assinou os desfiles da Beija-Flor até 1992, conquistando cinco campeonatos com a agremiação.

sem comentário »

Joãosinho esbanjava criatividade, diz Roseana

0comentário

Profundamente entristecida, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte do amigo querido Joãosinho Trinta, 78 anos, ocorrida neste sábado (17), às 9h55, no Hospital UDI, em São Luís. Ela declarou que o carnavalesco e artista genial João Clemente Jorge Trinta foi um dos mais brilhantes brasileiros do século XX.

“Joãosinho Trinta elevou o nome do Maranhão com sua maestria e genialidade, transformando o Carnaval do Rio de Janeiro e do Brasil, esbanjando irreverência e criatividade. Ele será lembrado eternamente por sua capacidade de vencer desafios e traduzir em belos enredos a alegria de ser brasileiro”, afirmou.

Roseana Sarney destacou ainda a parceria de Joãozinho Trinta com o Governo do Estado na produção da festa em celebração aos 400 anos de São Luís, a serem comemorados no ano que vem. “Joãozinho pensou num grandioso projeto, que agora deverá ser levado adiante, até como forma de homenagem a esse maranhense que marcou a história da arte brasileira”, assinalou.

Nesse momento de tristeza, a governadora Roseana se solidarizou com familiares e amigos do artista, destacando que a trajetória vitoriosa de Joãosinho Trinta deve ser motivo de orgulho para todos os maranhenses e que ele também deve ser reconhecido pelo amor ao Maranhão, terra onde nasceu e decidiu passar os últimos anos de sua vida.

“Joãosinho foi um grande campeão em toda sua vida”, ressaltou a governadora.

Nota do Prefeito de São Luís

O maranhense Joãosinho Trinta foi um dos mais expressivos nomes da nossa cultura popular. Transformou o Carnaval, encantou multidões e levou a alegria e o talento das pessoas simples para os desfiles nas avenidas do mundo. Pela sua história, pelo legado da sua obra, Joãosinho Trinta foi e será sempre motivo de orgulho para São Luís, para o Maranhão e para o Brasil.

João Castelo Ribeiro Gonçalves

sem comentário »

Joãosinho revolucionou com ratos e urubus…

1comentário

1 comentário »

Morre o maranhense que mudou o Carnaval do Rio

1comentário

O carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, conhecido como Joãosinho Trinta, de 78 anos morreu neste sábado . Ele esatva internado desde o dia 3 de dezembro, em estado grave na UDI.

Joãosinho Trinta apresentava “quadro de insuficiência respiratória e sepse, evoluindo com instabilidade hemodinâmica”.

O Hospital UDI informou que o carnavalesco morreu às 9h55, horário local, em razão de um choque séptico, infecção generalizada, e apresentava quadro de pneumonia e infecção urinária.

Segundo o assessor de imprensa de Joãosinho, o sepultamento deve ocorrer às 10h da segunda-feira. O corpo será velado em São Luís.

Em maio deste ano, Joaosinho Trinta ficou 37 dias hospitalizado com quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca.

Joãosinho Trinta estava no Maranhão atuando em projetos da Secretaria da Cultura para os 400 anos de São Luís, comemorados em 2012.

João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta nasceu em São Luís, no dia 23 de novembro de 1933 é um artista plástico e famoso carnavalesco brasileiro.

Até os 18 anos de idade viveu em São Luís do Maranhão, onde trabalhou como escriturário. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951. Começou sua carreira carnavalesca no Salgueiro, onde foi campeão, como assistente, em 1965, 1969 e 1971.

Após a saída dos carnavalescos Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues, foi promovido a carnavalesco da escola onde fez dupla com a artista plástica Maria Augusta no carnaval de 1973, com o enredo “Eneida: Amor e Fantasia”. Já como carnavalesco-solo ganhou o bi-campeonato em 1974 com “O Rei de França na Ilha da Assombração” e em 1975 com “O Segredo das minas do Rei Salomão”.

Após divergências com a diretoria salgueirense, transferiu-se para a escola de samba Beija-Flor, onde deu seu toque de genialidade com enredos ousados e luxuosos que deram à agremiação nilopolitana os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983, além de vários vice-campeonatos, entre eles os de 1986 com “O mundo é uma bola” e o de 1989 com “Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia” gerando controvérsias com a Igreja Católica ao tentar levar ao desfile uma imagem do Cristo Redentor caracterizado como mendigo.

Também foi campeão nos Grupos de Acesso com as escolas Império da Tijuca e Acadêmicos da Rocinha, além de ter feito carnavais para escolas de São Paulo.

Após problemas de saúde transferiu-se para a escola de samba Unidos do Viradouro, onde ganhou o título do carnaval de 1997 com o impactante “Trevas! Luz! A explosão do Universo”. Teve passagem marcante na Grande Rio com o 3ºlugar inédito para a escola em 2003.

Em 11 de julho de 2006, após sofrer dois AVCs (acidente vascular cerebral), foi internado no Rio de Janeiro e, vinte dias depois, transferido para o Hospital Sarah Kubitschek, de Brasília, de onde teve alta em 19 de outubro.

Em 2006 se transferiu definitivamente para o Distrito Federal onde foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília e em 2010, concorreu a deputado distrital, mas não consegui se eleger.

Desfiles assinados por Joãosinho Trinta

Veja como foi o desfile histórico de 1989

1 comentário »

Deputados do Maranhão envolvidos em prostituição

0comentário

Uma reportagem veiculada no Programa Bom dia Meio Norte desta sexta-feira (16), apresentado pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, mostra que uma das quebras de sigilo telefônico da Polícia Civil envolvendo uma mulher bastante conhecida em Teresina (PI), relata telefonemas de deputados do Piauí, Maranhão e Pará, solicitando festinhas privês em Teresina.

Dois deputados jovens do Maranhão foram flagrados durante interceptação desses telefonemas. Eles saíam de São Luís, capital do Estado, com destino à Teresina em busca destas garotas.

A descoberta que deputados maranhenses participavam de festinhas com prostitutas piauienses foi feita pela Polícia Civil durante as investigações sobre a morte da estudante de Direito Fernanda Lages, 19 anos, cujo corpo foi encontrado em agosto num prédio em construção do Ministério Público Federal na capital piauiense.

    sem comentário »

    OAB pede providências sobre denúncia de propina na AL

    1comentário

    A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, emitiu nesta sexta-feira (16), Nota Oficial cobrando providências urgentes da Assembleia Legislativa do Estado e do Ministério Público Estadual, com relação às denúncias de que alguns parlamentares teriam recebido dinheiro de empreiteiros para alterar a lei que proíbe da derrubada de babaçuais em todo o Estado.

    A OAB/MA considera que “a sociedade maranhense não pode conviver com a suspeição quanto à retidão da conduta do Poder Legislativo”. Leia a íntegra da nota:

    NOTA OFICIAL

    A Seccional do Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil, em atenção às denúncias apresentadas de corrupção ativa e passiva com vistas a alteração da legislação que permitiu, a partir de maio de 2011, a derrubada de babaçuais em áreas urbanas, em face do déficit de moradias no Estado, vem à público, cobrar providências urgentes da Assembléia Legislativa e do Ministério Público Estaduais, para que realizem as investigações necessárias à elucidação das denúncias de forma a mover as ações competentes visando a punição dos eventuais responsáveis após ampla investigação.

    A sociedade maranhense não pode conviver com a suspeição quanto à retidão da conduta do Poder Legislativo, razão pela qual, além das investigações conduzidas por sua Corregedoria, deve o Ministério Público apurar os fatos, a fim de devolver a confiança aos cidadãos quanto ao funcionamento e lisura das instituições.

    São Luís, 16 de dezembro de 2011

    VALÉRIA LAUANDE CARVALHO COSTA
    Presidente em exercício da OAB/MA

    1 comentário »

    MA participa da Conferência Nacional de Juventude

    0comentário

    Novas propostas para as Políticas Públicas para a Juventude no Estado do Maranhão. Foi o resultado da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que aconteceu em Brasília, de 9 a 12 deste mês. Na ocasião, o secretário de Estado de Juventude, André Campos, participou, juntamente com 44 delegados maranhenses escolhidos durante a Conferência Estadual da Juventude, que aconteceu em outubro desse ano.

    André Campos representou a Governadora Roseana Sarney na abertura e participou da mesa da Plenária Final como representante do Fórum Nacional de Gestores de Juventude falou e debateu, traçando um panorama sobre a juventude do Maranhão e do Brasil.

    Delegados eleitos em todo o país representaram a juventude de seus estados. Durante quatro dias, cerca de 3 mil jovens compartilharam a realidade de suas regiões, discutiram Políticas Públicas de Juventude e defenderam suas propostas.

    O encontro foi marcado pela diversidade de juventudes e pluralidade de opiniões. Um espaço onde todos puderam exercer a democracia. Depois de muitas expectativas, antes da Conferência, agora os jovens falam sobre a experiência de estar no maior espaço de participação social da juventude brasileira.

    Conferência estadual

    A segunda edição da Conferência Estadual de Juventude aconteceu, dias 30 e 31 de outubro de 2011, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Teve a participação de autoridades regionais e nacionais, como o deputado estadual Roberto Costa, o vice-governador Washington Luís, o deputado federal Alberto Filho, o secretário de estado da Juventude André Campos, o representante da Secretaria Nacional de Juventude, Gabriel Sousa entre outras autoridades e lideranças juvenis. O evento teve como produto um documento que está sendo utilizado na construção de um Plano Estadual de Políticas Públicas para a Juventude.

    sem comentário »
    https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
    Twitter Facebook RSS