Os municípios maranhenses entraram na rota do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) divulgou uma lista com as cidades aprovadas no processo seletivo que terão recursos destinados à realização de obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário e solução estática. Ao todo, o Maranhão teve 67 municípios contemplados, destes 11 foram cadastrados pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).
Mais de 1.013 municípios brasileiros serão atendidos pelo PAC 2, estabelecido pelo Governo Federal para abranger o período de 2011 a 2014. Os recursos previstos para estes investimentos (PAC 2/Funasa) são da ordem de R$ 4 bilhões.
Para o presidente da Famem, Júnior Marreca, essa é umas das várias ações que a Federação tem auxiliado para garantir recursos e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida da população maranhense.
Os municípios cadastrados pela Famem e beneficiados pelo PAC 2 são: Aldeias Altas, Altamira do Maranhão, Buriti, Cajari, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Peritoró, Primeira Cruz, Santa Quitéria, São Francisco do Maranhão e São Roberto.
A seleção dos projetos apresentados foi realizada a partir da deliberação do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), instituído pelo Decreto n° 6.025, de 22 de janeiro de 2007.
“O setor de projetos da Famem vem buscando atender as demandas dos municípios que procuram nossa assessoria. A contemplação de 11 deles, com recursos na ordem de mais de R$ 6 milhões, é uma prova de que a Federação temobtido êxito nas suas iniciativas. Essa é uma ação que servirá de exemplo para que outros municípios procurem os serviços do nosso setor de programas e projetos”, ressaltou Júnior Marreca.