Nessa segunda-feira (5), chegaram ao fim as disputas das modalidades individuais das Olimpíadas Escolares, categoria infanto (de 15 a 17 anos). E a delegação do Maranhão, que é patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), terminou esta primeira fase da competição nacional com um saldo positivo de quatro medalhas: uma de prata e três de bronze. A partir de quarta-feira (7), começam as disputas dos esportes coletivos. As Olimpíadas Escolares estão sendo realizadas na cidade de Curitiba (PR).
No último dia dos esportes individuais, o Maranhão subiu ao pódio apenas uma vez. A nadadora Lorena Marques Pinheiro, do Colégio Upaon-Açu, conseguiu um lugar no pódio na prova dos 100m costas. Após um início ruim, Lorena Pinheiro recuperou-se e terminou a prova na terceira colocação.
A prova dos 100m costas foi vencida pela paulista Flávia Souza, que levou a medalha de ouro. Helena Gschwendtner, de Santa Catarina, ficou na segunda colocação.
Lorena Pinheiro ainda disputou a final dos 400m livre. Porém, apesar de se esforçar bastante, a maranhense terminou a prova na sexta colocação.
Taekwondo
No taekwondo, o maranhense Luís Sousa Junior, do Colégio Liceu Maranhense ficou muito próximo de conquistar a medalha de ouro no taekwondo, categoria médio. O atleta fez três lutas brilhantes e se credenciou a lutar pelo título da competição.
Na final, diante do pernambucano Diogo Caldas, o maranhense lutou muito bem, e o combate foi bastante equilibrado do início ao fim. Porém, o atleta de Pernambuco levou a melhor e conquistou o ouro. Luís Sousa Junior foi medalha de prata.
Medalhas
Além da prata de Luís Sousa Junior e o bronze de Lorena Pinheiro, o Maranhão conquistou outras duas medalhas. No taekwondo, categoria leve, Tayane Amorim, do Colégio Praguinha, foi bronze, assim como o judoca Thalison Chagas, do Colégio Roseana Sarney, que ficou na terceira colocação na modalidade judô, categoria médio.
A TV Globo anunciou alterações em sua grade matinal para o ano que vem. De acordo com nota divulgada pela Central Globo de Comunicação, o horário das 6h às 12h terá programação “dedicada ao público adulto em 2012”. As principais novidades são a entrada do programa de Fátima Bernardes, que se desligou do Jornal Nacional ontem para se dedicar à sua própria atração, e a saída da TV Globinho, que será apresentado apenas aos sábados.
A nota diz ainda que, de segunda a sexta-feira, “haverá quatro distintos blocos” de programação: telejornalismo, Mais Você, Bem Estar e o “novo programa a ser conduzido pela jornalista Fátima Bernardes”.
Leia a íntegra do comunicado:
Em respeito ao nosso público, ao nosso elenco e aos anunciantes, esclarecemos que a nossa grade das seis da manhã ao meio-dia passará a ser dedicada ao público adulto em 2012.
A TV Globinho estará no ar aos sábados.
Haverá quatro blocos de programação distintos – telejornalismo, Mais Você, Bem-Estar e o novo programa a ser conduzido pela jornalista Fátima Bernardes.
Esta nova atração ainda está em fase de elaboração sem data certa para estrear.
Conhecidos os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro. O Vasco foi o time com maior jogadores escolhidos, além do treinador.
A Seleção do Brasileirão teve: Jefferson (Botafogo), Fágner (Vasco), Dedé (Vasco), Réver(Atético-MG) e Cortês (Botafogo); Ralf (Corinthians), Paulinho (Corinthians), Diego Souza (Vasco) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo); Neymar (Santos) e Fred (Fluminense).
O prêmio de melhor técnico ficou com a dupla do Vasco Ricardo Gomes e Cristovão Borges. A revelação do Campeonato Brasileiro foi Wellington Nem (Figueirense) e o craque Neymar (Santos). O zagueiro do Vasco, Dedé foi escolhido craque da galera.
Craque do Brasileirão:
Neymar (Santos)
Goleiro:
1º – Jefferson (Botafogo)
2º – Fernando Prass (Vasco)
3º – Júlio César (Corinthians)
O judoca maranhense Ítalo Mazzili de Carvalho, de 13 anos, conquistou, nessa segunda-feira (5), a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2011. A competição está sendo disputada na cidade de Bogotá, na Colômbia.
Com uma campanha simplesmente perfeita, o maranhense, natural da cidade de Imperatriz, não deu chances aos adversários na categoria super-ligeiro (até 36kg). Ao todo, o jovem atleta fez três lutas e venceu todas.
Em seu primeiro combate, Ítalo Mazzili derrotou o colombiano, Rodrigo Ramirez Diaz, judoca da casa. Em seguida, o maranhense venceu o venezuelano Carlos Jacinto Gonzalez e, diante do peruano Raymfrans Atila Benavente, mais uma vitória para confirmar a conquista internacional.
Em 2011, Ítalo Mazzili já havia conquistado outra importante competição: as Olimpíadas Escolares, categoria infantil (de 12 a 14 anos). A competição nacional foi realizada no mês de setembro, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Na ocasião, a delegação do Maranhão foi patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).