SES inicia Mutirão da Mama no Hospital Tarquínio Lopes

0comentário

Mulheres maranhenses estão sendo submetidas a cirurgias para retiradas de nódulos da mama no Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral). O Mutirão da Mama teve início nesta sexta-feira (25) com previsão de realizar, em dois dias de trabalho, 40 cirurgias. A ação integra a programação do Dia Nacional de Combate ao Câncer, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), e tem como objetivo zerar a fila de espera por este tipo de procedimento em São Luís.

Todas as mulheres que estavam na fila de espera serão submetidas aos procedimentos.

Encaminhamentos

Os objetivos de realizar a tiragem e encaminhar os pacientes atendidos na Quinzena da Saúde, no Aterro do Bacanga, para as unidades de saúde estadual de referência no tratamento do diabetes, hipertensão e câncer estão sendo alcançados pela SES. Desde o dia 14 até o dia 20, foram realizadas 16 biópsias, 15 para confirmação de diagnóstico de câncer de colo de útero e uma para câncer de mama. São realizadas cerca de 60 mamografias diariamente. Durante a ação foi confirmado um caso de câncer de colo de útero.

A biopsia é um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para análise laboratorial. O resultado dos exames realizados na Quinzena deve ser disponibilizado num prazo médio de 15 dias. Todos os pacientes que se submeteram ao teste receberam o encaminhamento para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Tarquínio Lopes Filho.

Foto: O Estado

sem comentário »

Auditor julga improcedente prisão de líderes da greve

1comentário

O juiz auditor militar em São Luís, Vicente de Paula Gomes de Castro, julgou improcedente o pedido da Corregedoria da Polícia Militar
(PM) para decretar a prisão de quatro líderes da greve da PM e dos bombeiros do Maranhão.

O pedido, feito ontem (24) pelo encarregado do inquérito que investiga o movimento grevista da PM do Maranhão, coronel Edilson Moraes Gomes, alega crime de desobediência, porque os militares são proibidos pela Constituição de fazer greve.

A prisão dos líderes grevistas foi requerida por meio de uma representação à Procuradoria-Geral de Justiça, solicitando a ação do Ministério Público do Maranhão à Justiça Militar.

Ontem, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão declarou ilegal a greve dos policiais e bombeiros militares. Na decisão, em caráter liminar, o desembargador Stélio Muniz determinou ainda a imediata suspensão do movimento de paralisação dos militares, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 200. Apesar da decisão da Justiça, os policiais mantiveram a greve e permanecem acampados em frente à Assembleia Legislativa do Estado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, nenhum incidente grave foi registrado no estado. Para garantir a segurança da
população durante a greve dos agentes de segurança pública, um batalhão da Força Nacional está patrulhando em São Luís, e cidades do interior, como Imperatriz, Timon e Bacabal.

Agência Brasil

1 comentário »

Comunista prega a revolta dos militares, diz Murad

7comentários

Irresponsável. Foi assim que  secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB) em sua página no Facebook classificou a postura do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB). Murad diz que o comunista prega a revolta dos militares, afronta a Constituição e a decisão da Justiça Estadual, mas permanece longe da linha de frente, nas confortáveis acomodações da Embratur.

Numa demonstração de total oportunismo político, Flávio Dino escreveu: “acompanho com preocupacão a crise com policiais e bombeiros do Maranhão, causada pela insensibilidade e omissão do governo estadual”. E foi ainda mais longe ao afirmar: “medidas autoritárias não solucionarão a crise”.

Vale lembrar que em 158 de existência esta é a primeira vez que a Polícia Militar entra em greve no Maranhão.

7 comentários »

Sampaio e Maranhão estão pertinhos da decisão

8comentários

Maranhão derruba o poderoso Santa Quitéria

O Maranhão conseguiu uma excelente vantagem contra o Santa Quitéria na semifinal do 2º turno da Copa União ao vencer por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Estádio Nhozinho Santos. Os gols atleticanos foram marcados pelo atacante Gilson, aos 15 e 45 minutos do 2º tempo.

Com o resultado, o MAC pode até perder por um gol de diferença que mesmo assim estará garantido na final. O Santa Quitéria terá que vencer por pelo menos dois gols de diferença. O jogo de volta entre Santa Quitéria e Maranhão vai ocorrer na segunda-feira, às 15h45, no Estádio Rodrigão, em Santa Quitéria.

Sampaio amplia vantagem contra o São José

O Sampaio venceu o São José por 2 a 1 e ampliou a vantagem na semifinal do 2º turno da Copa União. Agora, o time Tricolor pode até perder a partida de volta por um gol de diferença que mesmo assim estará garantido na decisão. Ao São José só a vitória por dois ou mais gols de diferença garantirá o time ribamarense na final.

O Sampaio abriu o placar aos 27 minutos do 1º tempo com Cleitinho. No 2º tempo, o zagueiro Mimica ampliou para o Sampaio aos 40 minutos. O gol do São José foi marcado pelo atacante Rafamar aos 45 minutos. A próxima partida entre Sampaio e São José será na segunda-feira, às 20h15, no Estádio Nhozinho Santos.

8 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS