Gil e Gastão discutem ações para o turismo em Ribamar

2comentários

O prefeito Gil Cutrim (PMDB) e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, discutiram, ontem em Brasília, uma série de ações que irão fomentar, cada vez mais, a atividade turística no município de São José de Ribamar.

Gil Cutrim apresentou uma série de projetos, de autoria da prefeitura ribamarense, e pediu a Gastão Vieira o auxílio financeiro do Governo Federal com o objetivo de torná-los realidade. Entre os projetos, destaque para a construção do Centro Cultural, Turístico e de Convenções de São José de Ribamar; implantação do projeto Balcão Móvel de Informações Turísticas; execução de obras de asfaltamento; além de incentivo ao tradicional Festejo de São José de Ribamar.

“São José de Ribamar tem um grande potencial turístico e, como ministro, não medirei esforços para ajudar o município no trabalho de tornar esta atividade cada vez mais forte, geradora de mais emprego e renda. Além disso, a cidade tem um prefeito trabalhador, honesto, que ama seu povo e sabe aplicar muito bem os recursos públicos”, afirmou Gastão Vieira.

Idealizado para funcionar como um importante mecanismo incentivador do turismo de negócios, por exemplo, o Centro Cultural, Turístico e de Convenções, cuja maquete está disponível na Secretaria Municipal de Turismo de São José de Ribamar, será construído em uma área localizada na Sede do município e oferecerá aos visitantes uma infra-estrutura moderna – composta de auditório, anfiteatro, restaurante, lanchonete, praça de alimentação, terraço panorâmico, estacionamento, dentre outras dependências – capaz de absolver para a cidade eventos de grande porte. A obra está orçada em mais de R$ 5,5 milhões, valor considerado alto para que o município a execute sozinho.

“A reunião com o ministro Gastão foi extremamente proveitosa, visto que, ele reconheceu que os grandes projetos que São José de Ribamar tanto necessita, infelizmente, não podem ser executados somente pela prefeitura. Além do Governo Federal, iremos solicitar o apoio da governadora Roseana para que possamos investir cada vez mais no turismo de nossa cidade”, avaliou Gil Cutrim, que participou da reunião acompanhado dos secretários municipais Fredson Froz (Governo), Rodrigo Valente (Planejamento, Administração e Finanças) e José Raimundo (adjunto de Obra).

São José de Ribamar é, hoje, um dos principais pólos turísticos do Maranhão e o principal no que diz respeito ao turismo religioso. Desde 2005, a prefeitura vem executando importantes ações – melhoria da infra-estrutura da cidade, assim como a colocação de sinalização; implantação do Balcão de Informações Turísticas; realização de cursos de capacitação da mão-de-obra que trabalha no setor; serviço de limpeza pública eficiente e diário; realização do projeto Praia Legal é Praia Limpa; criação da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR); apoio a eventos diversos e ao turismo de negócios; dentre outras – que contribuíram para alavancar significativamente o setor.

Só para se ter uma idéia, em 2004 o município recebeu a visita de apenas 800 turistas. Em 2010, a SEMTUR encerrou o ano contabilizando a visita de mais de 24 mil turistas – sem contabilizar os períodos do Carnaval, São João e festejo de São José.

2 comentários para "Gil e Gastão discutem ações para o turismo em Ribamar"


  1. Manoel Nunes

    Olha Zeca eu vou te falar uma coisa o prefeito Gil Cutrim está em todas e faz tudo para aparecer na propaganda e deveria ir sujar os pés nos bairros da periferia de São josé de Ribamar que estão péssimos.

  2. Renato

    É bom esse encontro do Gil Cutrim e a Presidente Dilma. Pode ser que após o seu retorno de Brasilia, o “Grande” Prefeito de Ribamar possa concluir as obras de pavimentação das ruas do Parque Vitoria que ja estao a quase 3 meses esperando camada asfáltica, aonde a poeira impera, alem é claro, de termos que deixar nossos carros passar a noite na rua, pois as rampas de acesso as garagens foram levada pelas maquinas da prefeitura. Zeca eu não entendo por que a prefeitura anuncia que tem recurso para realizar a obra e nao a conclui. Será que está esperando o periodo chuvoso para superfaturar, só pode ser isso, pois nao existe outra explicação pra tanta demora.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: