Fotos de site de Grajaú complicam vida do ministro Lupi

5comentários

O grajauense, Ezequiel Nascimento (PDT) candidato a deputado distrital nas eleições do ano passado e ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, pode deixar a situação do ministro Carlos Lupi numa saia ainda mais justa.

Desde a semana passada Lupi se encontra em maus lençóis por conta da existência de um esquema de arrecadação de propina operado por integrantes do PDT, seu partido, lotados na pasta do Ministério do Trabalho.

De acordo com a reportagem de VEJA desta semana, o grupo agia em duas frentes: “Numa delas, extorquia ONGs às voltas com irregularidades na execução dos contratos e que, por isso mesmo, ficavam sem receber dinheiro da União”. Na outra, por sua vez, “fazia vista grossa a malfeitorias cometidas por ONGs amigas”.

Com o título “O voo cego do ministro do Trabalho”, a reportagem de VEJA desta semana destaca uma viagem do Ministro Lupi feita no dia 13 de dezembro de 2009, ao Maranhão, num pequeno avião alugado por um dos principais acusados de desviar dinheiro de convênios com o ministério. E o acusado estava entre os passageiros.

Segundo afirmações do grajauense Ezequiel Nascimento, o avião King Air branco com detalhes em azul, de prefixo PT-ONJ, de propriedade do dono da ONG Pró-Cerrado, Adair Meira, ficou à disposição do ministro e dos pedetistas do Maranhão em uma viagem cujo objetivo era lançar um programa de qualificação profissional em sete municípios do Maranhão. VEJA indagou Ezequiel sobre quem disponibilizou a aeronave e ele respondeu: “O Adair”.


Estavam na aeronave, além do ministro, os pedetistas, deputado federal Weverton Rocha, Ezequiel Nascimento, o ex-governador maranhense Jackson Lago (falecido) e Adair Meira, dono do avião.

Questionado sobre sua relação com Meira, o ministro do Trabalho disse nem conhecê-lo. “Eu não tenho relação nenhuma, absolutamente nenhuma, com o – como é o nome? – seu Adair”, afirmou à Revista.


VEJA denunciou que no fim de 2010, um ano após a viagem, a Fundação Pró-Cerrado  e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Intregração (Renapsi), duas ONGs de Adair, receberam do Ministério do Trabalho, numa solenidade em Brasília, o Selo Parceiros da Aprendizagem, concedido  a entidades consideradas de excelência na formação profissional. Ainda em 2010 a Renapsi, segundo VEJA, foi escolhida pelo ministério como parceira num projeto para qualificar trabalhadores no Maranhão – “isso apesar de ter credenciais nem de longe abonadoras”, afirmou outro trecho da reportagem.

Agora, a presidente Dilma quer explicações convincentes e consistentes sobre a viagem do ministro ao Maranhão, para não tirá-lo da pasta imediatamente. No jogo de tramóias, o ministro Lupi se esqueceu de combinar com seu ex-assessor, o grajauense Ezequiel Nascimento de ficar de bico calado quando a bomba estourasse. Agora é tarde mais.

Confira as fatos da viagem do Ministro nas cidades marahenses, uma delas é Grajaú. Clique aqui.

Leia mais

Site publica fotos de Lupi em avião de empresário

5 comentários »

SES inicia Quinzena da Saúde no Aterro do Bacanga

1comentário

A dona de casa Carmosina Castro de Olinda saiu cedo de casa, nesta segunda-feira (14), na expectativa de realizar consultas e exames durante a Quinzena da Saúde, no Aterro do Bacanga, em São Luís. “Sou hipertensa e agora estou sentindo dores nas pernas, preciso cuidar da saúde. Essa oportunidade foi muito boa para mim e minha família”, disse. O marido, Edmar Ferreira e a filha, Silmara Ferreira, que é cadeirante, também aproveitaram para se consultar.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, a iniciativa integra as ações da segunda etapa do programa Saúde é Vida, voltado para a prevenção. “A prevenção é a melhor alternativa para se evitar os problemas mais sérios de saúde e as intermináveis filas nos hospitais”, declarou Ricardo Murad. Ele revelou que a Quinzena da Saúde será regionalizada e vai atender na Região Metropolitana de São Luís e nos municípios do interior.

Até o dia 30 de novembro as ações de prevenção do diabetes e dos cinco tipos de câncer de maior ocorrência no Maranhão serão oferecidas gratuitamente à população pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), numa grande estrutura montada na área da Passarela do Samba, no Aterro do Bacanga. No local as pessoas estão sendo atendidas com consultas, exames preventivos e palestras educativas. A expectativa é de que pelo menos 300 pessoas sejam atendidas diariamente, no horário das 8h às 18h.

Nessa primeira experiência da SES, foram escolhidos o câncer e o diabetes por fazerem parte do calendário de atividades alusivas à prevenção, estimulado pelo Ministério da Saúde, para o mês de novembro. Nesta segunda-feira, o Dia Mundial do Diabetes foi uma prioridade, tendo como slogan “Vamos agir contra o diabetes. Já!”.

“A população deve ficar alerta, principalmente quem tem problemas com obesidade e não pratica nenhuma atividade física”, revelou o diretor do Centro de Medicina Especializada, Fernando Neves. Ele disse que o diabete é uma doença crônica e se não tratada e controlada, pode resultar em complicações, como a retinopatia, a hipertensão arterial, a nefropatia e o pé diabético. “É um dos maiores fatores de morte no país”, destacou.

Para atender as pessoas com suspeita do diabetes, a SES dispõe de uma equipe de clínicos gerais e está realizando os testes de glicemia capilar, que podem ser feitos sem que o paciente esteja em jejum. As pessoas também podem fazer a verificação de pressão arterial. Só de atendimentos nessa área, serão mais de dois mil. 

Câncer

Antecipando a campanha educativa prevista para o próximo dia 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma equipe de médicos formada por urologistas, dermatologistas, ginecologistas, pneumologistas e mastologistas está prestando atendimento no local, encaminhando, caso necessário, os pacientes para a realização de exames como PSA (detectação do tamanho da próstata), penioscopia (detecção de lesões no pênis), papanicolau (preventivo), mamografia (detecção de nódulos) e biópsia da mama. A estimativa é realizar mais de quatro mil procedimentos somente nessas cinco áreas.

1 comentário »

Sem opção, Moto aposta em Paulo César

10comentários

Novo técnico
A diretoria do Moto confirmou esta tarde a efetivação do jogador Paulo César como técnico para os dois jogos que restam na fase de classificação do returno da Copa União. PC assume o cargo após o pedido de demissão de Oliveira Canindé.

Situação difícil
Se já está difícil, ela tende a piorar ainda mais no Moto. O mandato do presidente Gildo Moraes termina em dezembro e ele não pretende mais continuar no cargo. Quem vai assumir? Esta é a novela que vai começar nos próximos dias.

Pires na mão
Pelo visto o Moto deverá continuar na situação incomoda de “pedinte”. Sem recursos e sem arrecadação, o clube tem sobrevivido nos últimos anos da ajuda de conselheiros e de políticos. Ou a coisa muda ou o Moto logo fechará as portas com o andar da carruagem.

Classificado
O Santa Quitéria venceu o Imperatriz por 2 a 1, esta tarde, no Estádio Rodrigão e garantiu a classificação para a semifinal do returno da Copa União. Com 12 pontos, o time do técnico Meinha retomou a liderança. Os gols do Santinha foram marcados por Alex e Zé Maria. Rubsen descontou para o Imperatriz que segue na lanterninha com apenas um ponto.

Sem dinheiro
A Federação Maranhense de Futebol que não espere pelo dinheiro da CBF. Até onde sei, a CBF não vai mandar um centavo do “mensalão” que era enviado na época do presidente afastado, Alberto Ferreira.

Homenagem
Um desfile para homenagear as maranhenses campeãs do Pan-Americano de Guadalajara. As atletas da Seleção Brasileira de Handebol, Ana Paula Rodrigues e Sílvia Helena (direita) irão desfilar em carro aberto nesta terça-feira, em São Luís. Lamento apenas que será um feriado.

Rugby
A Associação Maranhense de Rugby (AMRu) venceu o jogo amistoso contra o Acemira Rugby, de Belém (PA), por 62 a 5. Esta foi a primeira vitória do time maranhense, que também é conhecido como “Bumba Rugby”. A partida foi realizada ontem, no campo da Associação Esportiva Recreativa Carajás (AERCA), em São Luís. Antes, o Maranhão havia feito dois jogos e sofrido duas derrotas para o Piauí.

Seleção
O Brasil venceu o Egito por 2 a 0, com gols de Jonas, no Al Rayyan Stadium, em Doha, no Qatar. Foi o último amistoso da Seleção de Mano Menezes nesta temporada.

10 comentários »

PF investigará viagem de Lupi e Weverton

0comentário

A Polícia Federal (PF) decidiu apurar o fato de o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ter usado um avião alugado por um empresário em viagem oficial ao Maranhão em dezembro de 2009. De acordo com o Ministério da Justiça, a investigação será incluída no inquérito já aberto pela PF para apurar irregularidades em contratos da pasta. Reportagem de VEJA desta semana mostra que Lupi percorreu sete municípios do Maranhão para o lançamento de um programa de qualificação profissional no estado. Viajou a bordo de um King-Air branco com detalhes em azul, prefixo PT-ONJ, na companhia de três pedetistas e um convidado especial.

Os pedetistas eram o ex-governador do estado Jackson Lago, já morto; o então secretário de Políticas Públicas de Emprego, Ezequiel de Sousa Nascimento; e o então assessor de Lupi e hoje deputado federal Weverton Rocha. O convidado especial era Adair Meira, que chefia uma rede de ONGs conveniadas com o ministério. Foi ele, interessado direto no périplo de Lupi, quem ‘providenciou’ o avião. A Controladoria-Geral da União (CGU) aponta, desde 2008, uma série de irregularidades em convênios do Trabalho com entidades de Meira.

Em nota divulgada no sábado, o ministro negou que tenha viajado em avião alugado pelo presidente da ONG. Lupi disse que os deslocamentos realizados dentro do estado foram de responsabilidade do Diretório Regional do PDT do Maranhão, do ex-governador Jackson Lago, já falecido, e do deputado federal Weverton Rocha. O ministro não desmente, no entanto, o fato de Adair Meira ter integrado a comitiva.

sem comentário »

Governo remaneja R$ 25 milhões para a Segurança

1comentário

Decreto publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 7, abriu à Secretaria de Segurança Pública crédito suplementar de R$ 25 milhões. O montante decorre de anulação parcial da dotação orçamentária da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).

A verba remanejada seria aplicada em obras estruturantes em vários municípios maranhenses e agora será empregada no combate à criminalidade no estado.

Quadro de detalhamento de despesa anexado ao decreto informa que a Sinfra destinaria os R$ 25 milhões integralmente à construção e restauração de pontes. O mesmo documento informa que a nova finalidade do recurso: manutenção de unidades (R$ 23,5 milhões), implantação e modernização das estruturas físicas das unidades integradas (R$ 1 milhão) e aparelhamento e informação de unidades (R$ 500 mil).

O decreto, de nº 27.795, é assinado pelo vice-governador, Washington Oliveira (então no exercício do cargo), e pelos secretários Luís Fernando Silva (Casa Civil), Fábio Gondim (Planejamento, Orçamento e Gestão), Cláudio Trinchão (Fazenda), Aluísio Mendes (Segurança Pública) e Max Barros (Infraestrutura).

Segundo o Blog do Daniel Matos, esta é mais do que uma prova da prioridade dada pela gestão da governadora Roseana Sarney à segurança pública, ante a escalada da violência, a medida soa como demonstração de força do secretário Aluísio Mendes, que recentemente quase entregou o cargo alegando falta de recursos para gerir a pasta.

Acesse aqui o Diário Oficial do Estado

1 comentário »

Maranhão estreia com vitória no Brasileiro Master

1comentário

A equipe maranhense de basquete masculino, categoria 45+, do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master estreou com o pé direito na competição nacional. Neste domingo (13), o Maranhão derrotou o Pará por 74 a 62, em partida realizada no Ginásio do Sesc/Olho d´Água.

A partida diante dos paraenses foi bastante equilibrada desde o início. Tanto que ao término dos dez minutos iniciais, o placar indicava pequena vantagem a favor do Pará: 17 a 16.

O segundo período começou da mesma forma que o anterior. As duas equipes mantinham o equilíbrio dentro de quadra e alternavam cestas. Melhor para os paraenses que ampliaram a vantagem para dois pontos: 33 a 31.

Mas, no período seguinte, o Maranhão começou a construir a vitória. Com uma marcação muito forte e contra-ataques rápidos, os maranhenses mostravam superioridade. E, tanta superioridade, fez o Maranhão virar o placar faltando 7min17: 37 a 36.

Os maranhenses estavam bem em quadra e aproveitavam os sucessivos erros do Pará para ampliar a vantagem. Faltando apenas dois minutos para o fim do quarto, os paraenses haviam assinalado apenas quatro pontos no terceiro período. Enquanto isso, o Maranhão já havia feito 21. E o placar do quarto ficou amplamente favorável aos maranhenses: 54 a 44.

No último período, muita reclamação. As duas equipes reclamavam muito contra a arbitragem. Mas, apesar dos ânimos exaltados, o Maranhão administrou a partida e venceu o primeiro compromisso no Brasileiro de Basquetebol Master: 74 a 62.

A equipe do Maranhão, categoria 45+, volta a quadra nesta segunda-feira (14). O adversário será Goiás, às 18h45, no Ginásio do Ipem.

No feminino, aproveitamento perfeito. As maranhenses fizeram bonito nas categorias 30+ e 38+ e conseguiram duas vitórias convincentes. A equipe do Maranhão 30+ derrotou o Rio Grande do Norte por 54 a 41, enquanto que o time dos 38+ atropelou o Rio de Janeiro: 57 a 26.

Todas as informações do 27º Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master, como tabelas, classificação, resultados, podem ser encontradas no site oficial da competição (www.mastersaoluis.com).

Confira a programação das equipes maranhenses:

Segunda-feira (14)
11h45 – Maranhão x Pará (30+ MASC / Castelinho)
11h45 – Maranhão x Goiás (38+ FEM / PMMA)
15h15 – Maranhão x Mato Grosso do Sul (30+ FEM / AABB)
15h15 – Maranhão x Combinado de Copacabana (35+ MASC / Sesc/Olho d’Água)
17h – Maranhão x Pará (55+ MASC / Castelinho)
17h – Maranhão x Goiás (40+ MASC / Ipem)
18h45 – Goiás x Maranhão (45+ MASC / Ipem)

Terça-feira (15)
13h30 – Maranhão x São Paulo (30+ FEM / AABB)
13h30 – Maranhão x Distrito Federal (35+ MASC / APCEF)
17h – Maranhão x Bahia (45+ MASC / Castelinho)
17h – Maranhão x Ceará (30+ MASC / APCEF)
18h45 – Maranhão x Ceará (40+ MASC / Ipem)

Paulo de Tarso Jr (Fotos: Biaman Prado)

1 comentário »

Passarela do Samba vira a Cidade da Saúde

3comentários

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia, hoje, às 9h, uma ampla de ação de prevenção do diabetes e dos cinco tipos de câncer de maior ocorrência no Maranhão, no Aterro do Bacanga, na área onde é montada a Passarela do Samba. No local serão oferecidas consultas médicas, exames preventivos e palestras educativas, além da promoção de atividades físicas e da coleta de sangue pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar). Para completar o atendimento, um caminhão do Viva Cidadão foi instalado na área para a emissão de documentos.

O atendimento será diário, das 8h às 18h, até dia 30 de novembro, dentro do calendário de atividades propostas pelo Ministério da Saúde que inclui o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro) e Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro). A intenção é facilitar o acesso da população aos serviços que visam à prevenção do diabetes e do câncer. Para tanto, a estrutura inclui o hospital de campanha, o mamógrafo móvel, equipamentos para a realização de exames como coloscopia e próstata, e laboratório. Pelo menos 300 pessoas deverão ser atendidas diariamente no local.

Para atender as pessoas com suspeita do diabetes, a SES disponibilizará clínicos gerais e oferecerá, ainda, os testes de glicemia capilar, que podem ser feitos sem que o paciente esteja em jejum. Também haverá a verificação de pressão arterial. Só de atendimentos nessa área, serão mais de dois mil. As pessoas que apresentarem sinais e sintomas da enfermidade, ou até complicações, no caso dos já diagnosticados, terão como referência o Centro de Medicina Especializada (Cemesp).

Na área de prevenção do câncer, urologistas, dermatologistas, ginecologistas, pneumologistas e mastologistas prestarão atendimento no local, podendo encaminhar, caso necessário, os pacientes para a realização de exames como PSA (detectação do tamanho da próstata), penioscopia (detecção de lesões no pênis), papanicolau (preventivo), mamografia (detecção de nódulos) e biópsia da mama. A estimativa é realizar mais de quatro mil procedimentos somente nessas cinco áreas.

O foco principal serão os cinco tipos de câncer que mais matam no Maranhão: pênis, próstata, colo de útero, mama e pele. Os hospitais de referência para os casos de encaminhamento serão o Tarquínio Lopes Filho (Geral) e o Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira.

Para receber a população, a Passarela do Samba foi transformada na cidade da saúde, com a utilização de uma área de três mil metros quadrados onde foi instalada uma grande tenda em formato espacial, com um auditório com capacidade para 100 pessoas, onde acontecerão as ações de educação em saúde, a exemplo das palestras proferidas por profissionais de diferentes áreas, abordando as temáticas do câncer e do diabetes.

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS