Moto vence o Imperatriz fora e segue vivo

11comentários

O Moto venceu o Imperatriz por 1 a 0, esta noite, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia em Imperatriz e subiu para a 5ª colocação do returno da Copa União com 4 pontos ganhos. O Imperatriz segue na 7ª colocação com apenas 1 ponto.

O gol da vitória rubro-negra foi marcado pelo volante Davis, no 1º tempo. O atacante Lindoval ainda perdeu um pênalti para o Imperatriz.

O próximo adversário do Moto será o Maranhão, na quinta-feira, às 20h15, no Nhozinho Santos. O Imperatriz vai enfrentar o Sampaaio, na preliminar às 18h15.

11 comentários »

Escola inclui tablet na lista de material

2comentários

O Centro Educacional Sigma, de Brasília, incluiu tablets na lista de material escolar do ano que vem. Em 2012, cerca de mil alunos do 1º ano do ensino médio vão usar o equipamento no lugar dos tradicionais livros.

Nos tablets estará o material didático produzido com exclusividade para o colégio por um grupo de 30 professores para 16 disciplinas. A escrita manual está mantida e os tradicionais cadernos estarão nas salas de aula.

O coordenador do ensino médio do colégio, André Frattezi, é um dos professores do grupo que viabilizou o projeto a pedido da direção do Sigma. Segundo ele, o modelo que será implantado é o primeiro no Brasil.

Ele explicou que o projeto foi inspirado em modelos de escolas inglesas e escocesas. A expectativa é expandir o projeto para o segundo e terceiro anos do ensino médio em 2013 e 2014. Também está em estudo o uso dos tablets por alunos do ensino fundamental, na faixa etária entre 11 e 14 anos.

De acordo com o professor Frattezi, o material digital está sendo elaborado com a metodologia exclusiva do colégio. Os alunos não vão depender do sinal da internet durante as aulas. Eles vão baixar um aplicativo para ter acesso aos e-books produzidos para os cursos.

Segundo o professor, o material didático tradicional usado hoje em Brasília é o mesmo do empregado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo ele, existe uma carência de material para algumas disciplinas, que só são aplicadas em Brasília, como as de música, artes, filosofia e sociologia. Esse material não está disponível nos livros de papel usados hoje, mas estarão nos tablets. “Essa foi uma preocupação nossa ao implantar o projeto”, disse.

G1

2 comentários »

Pelé canta, cutuca argentinos e aconselha Neymar

1comentário

Pelé está com a língua afiada, seja para cutucar os argentinos ou para soltar a voz em canções de autoria própria. Nesta segunda-feira, o Rei do Futebol foi o convidado do Programa do Jô, da TV Globo, e esbanjou bom humor ao falar dos mais variados assuntos. A íntegra do programa vai ao ar no próximo dia 11, sexta-feira. Durante a gravação, Pelé cantou duas músicas de autoria própria e, em uma delas, acompanhou o sexteto de músicos de Jô Soares no violão, que aprendeu a tocar ainda nos tempos de jogador, “com Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Martinho da Vila”.

Em meio às canções, Pelé voltou a falar sobre a velha rivalidade com os argentinos. A recente declaração de Messi, que disse nunca ter visto o Rei atuar, não incomoda o brasileiro, que já respondeu anteriormente que enviaria um DVD do filme “Pelé Eterno” para o craque do Barcelona. Durante o programa, porém, Pelé voltou a cutucar os vizinhos do Brasil.

– Isso tem desde o tempo em que Santos e Real Madrid eram os melhores times do mundo. Quando eu comecei, perguntavam se o melhor era eu ou Di Stefano, depois veio Maradona, depois Messi. Aí brinquei com um dos meus empresários, que é argentino. Falei que eles precisam primeiro decidir quem é o melhor da Argentina. Depois vamos discutir – disparou.

Apesar de reconhecer o talento de Messi, Pelé já afirmou que votaria no santista Neymar para a eleição de melhor jogador do mundo em 2011. Acompanhando sempre os jogos de seu “pupilo”, o Rei do Futebol falou da experiência própria para aconselhar o craque do Peixe a se proteger mais das pancadas dos adversários. Apesar de não ter histórico de contusões, Neymar gera preocupações em Pelé.

– Tenho falado para o Neymar aprender a se defender. Como ele é muito habilidoso e o melhor do time, é claro que vai ser sempre muito marcado. Eu aprendi a me defender bem, e tento passar um pouco disso para ele, é um jogador maravilhoso – disse o Rei.

Pelé mostrou descontração em todos os momentos da gravação, com boa parte de sua família convidada e assistindo a tudo da plateia. Em meio às cutucadas, o Rei do Futebol assistiu a filmes dos quais participou fazendo o papel dele mesmo, e também contou histórias dos tempos de Seleção Brasileira.

Globoesporte.com

1 comentário »

‘Irresponsabilidade que mata’, diz Ricardo Murad

5comentários

“Irresponsabilidade que mata. É o trânsito assassino onde motoristas imprudentes, muitos bêbados, outros sem habilitação, motos pilotadas por crianças e motoqueiros sem habilitação, transitando sem capacete, às vezes com três, quatro pessoas na moto, muitos embriagados também e o poder público omisso que não cumpre com a sua obrigação…”.

Esse foi o desabafo feito pelo secretário de Saúde, Ricardo Mudad em sua página no Facebook. O secretário refere-se ao acidente do último sábado, na Avenida Litorânea quando Rodrigo Araújo Lima, de 22 anos que conduzia o veículo Toyota Corola de cor prata, placa HPT 2549 atropelou e matou Solange Maria Cruz Coelho, de 42 anos e Ubiraci Silva Nascimento Filho, de 13 anos.

5 comentários »

Rogério Flausino passeia em São Luís

2comentários

2 comentários »

Liberação de condutor cria ‘sensação de impunidade’

3comentários

O superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchôa, lamentou a liberação, após pagamento de fiança de R$ 6 mil, do condutor do automóvel que atropelou e matou duas pessoas na noite do último sábado (5) na Avenida Litorânea, em São Luís. De acordo com Uchôa, os procedimentos policiais foram feitos de acordo com a lei apesar de acreditar que a liberação de Rodrigo Araújo Lima, condutor do veículo envolvido no acidente, tenha criado “sensação de impunidade”.

Sebastião Uchôa explicou que, apesar do motorista ter apresentado sinais de embriaguês e estar dirigindo o veículo em alta velocidade e com as luzes dos faróis desligadas, o crime teve de ser considerado homicídio culposo (sem intenção de matar). No entanto, essa nomenclatura poderá ser alterada para homicídio doloso (com intenção de matar) após a conclusão do inquérito policial no prazo de trinta dias.

“A delegada procedeu na forma da lei. Ela fez autuação em flagrante até porque ele tinha se evadido do local do crime e não prestou socorro às vitimas. Ela cumpriu a lei, mas, infelizmente, a lei é branda nesse sentido de liberá-lo mediante a fiança. Infelizmente a legislação nesse aspecto é muito branda beneficiando e gerando clima de impunidade. A legislação termina parabenizando o infrator, gerando sensação de impunidade perante a sociedade. O ideal é que haja mudança da legislação em caráter emergencial”, esclareceu delegado Sebastião Uchôa.

Apesar de o atropelamento das duas pessoas ter tido repercussão nacional, o fato não foi registrado no relatório da polícia. De acordo com o superintendente de Polícia Civil, houve um “esquecimento” por parte da escrivã. Sebastião Uchôa garantiu que a “falha administrativa” não irá prejudicar as investigações.

“Foi uma falha da escrivã. Ela esqueceu de colocar [no relatório], mas o auto de flagrante já está nas mãos da delegada Ana Claudia. Não foi no relatório do plantão, mas está no relatório do Ciops a ocorrência. É uma falha administrativa corrigida e não atinge a autuação em flagrante. Isso não vai prejudicar nada”, finalizou o delegado.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

Ouça a entrevista concedida ao Rádio Patrulha, na Rádio Mirante AM

Matadores alcoolizados

Até quando o trânsito vai tirar a vida de inocentes?

Motorista em alta velocidade mata dois na Litorânea

3 comentários »

Campeonato do Nordeste somente em 2013

2comentários

O Campeonato do Nordeste só vai mesmo ser disputado em 2013. Esta definição aconteceu na semana passada em uma reunião realizado no Rio de Janeiro. O encontro foi convocado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira e contou com a presença dos presidentes de Federações do Nordeste, menos é claro o Maranhão que sequer chegou a ser convidado.

O Presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF) Gustavo Feijó disse que não foi surpresa o resultado. “A competição precisa voltar forte, e para tanto, necessita de tempo suficiente para elaboração e planejamento”, afirmou Feijó.

Bom, pelo menos o Campeonato do Nordeste só vai mesmo acontecer em 2013, quem sabe até lá, nossos dirigentes juntem os cacos com o Piauí e vão até a CBF brigar pela participação dos nossos clubes. Ou vão ficar esperando que alguém faça por eles?

2 comentários »

Matadores alcoolizados

1comentário

Durante a semana passada, a violência no trânsito foi tema recorrente em toda a imprensa brasileira, por dois motivos. O primeiro: somente no ano passado, 40 mil pessoas morreram vítimas do trânsito. Destas, 1,3 mil apenas no Maranhão. O segundo: o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou crime dirigir alcoolizado.

Neste fim de semana, novamente somos testemunhas do resultado nefasto entre álcool e direção. Duas pessoas morreram após serem atropeladas na Avenida Litorânea. O acidente aconteceu sábado. Elas estavam apenas passeando pela avenida e foram surpreendidas pela imprudência do motorista de um Toyota Corola prata. Este não ligara os faróis do carro e ainda dirigia completamente embriagado, conforme informações da polícia.

De maneira cruel, o episódio mostrou as consequências da irresponsabilidade de alguns e também da falta de fiscalização de outros. Apesar de existirem mais de 50 bafômetros em São Luís, não se vê muitas blitze relacionadas à Lei Seca na capital. O que se vê nas ruas são apenas operações relacionadas a documentação de veículos ou do condutor. Isso também é importante, mas apertar a fiscalização contra motoristas alcoolizados é uma medida que tem efeitos preventivos mais consistentes que o aperto da fiscalização contra condutores não habilitados.

Do outro lado, esse episódio também revelou a imprudência dos que ignoram a legislação e bebem bem mais do que o aceitável. Isso é fácil de ver em postos de gasolina e postos de conveniências pelas noites e madrugadas e também na saída de festas e de bares de São Luís. Existem condutores que, sem medo de serem punidos, deixam as festas com garrafas de cerveja dentro de seus veículos, em uma combinação perigosa, imprudente e mortal.

Na semana passada, após falar dos acidentes ocorridos em todo o Brasil, o ministro da Saúde, Alexandre Padrilha, considerou as mortes no trânsito como uma verdadeira epidemia. Uma epidemia facilmente evitável, bastando, de um lado uma ação mais efetiva do poder público como entidade fiscalizadora e, de outro, uma maior consciência do condutor.

Como disse também o ministro Ricardo Lewandowski (Supremo Tribunal Federal), durante a ação que resultou na confirmação da tese de que dirigir alcoolizado é crime, pegar a direção após beber “é como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo”. Se todos tivessem essa consciência, provavelmente o trânsito seria mais seguro e o número de mortes infinitamente menor.

Editorial O Estado Maranhão

1 comentário »

Até quando o trânsito vai tirar a vida de inocentes?

6comentários

“Eu me senti um lixo. A dor que estou sentido em ter perdido um sobrinho querido e uma esposa e companheira com a qual convivi 27 anos é muito grande”.

Disse em entrevista à Rádio Mirante AM, Osvaldo Coelho de Souza Filho após a liberação mediante pagamento de fiança por Rodrigo Araújo Lima, de 22 anos que conduzia o veículo Toyota Corola de cor prata, placa HPT 2549 que matou duas pessoas, na noite do último sábado, na Avenida Litorânea.

Oswaldo é esposo de uma das vítimas do acidente, Solange Maria Cruz Coelho, de 42 anos e tio de Ubiraci Silva Nascimento Filho, de 13 anos.

A declaração de Oswaldo abre uma grande discussão e que merece a reflexão de todos nós, mas antes quero resgatar um caso semelhante.

No dia 6 de junho, a caminhonete placa NMV-3708 conduzida pelo empresário Demócrito da Silva e Silva, de 43 anos se chocou violentamente contra uma moto que foi arrastada aproximadamente por 200 metros, na Avenida dos Holandeses. No acidente morreram Edinaldo da Silva, de 25 anos e Mayron Silva, de 20 anos. O empresário pagou a fiança de R$ 10.900,00.

Rodrigo e Demócrito teriam ingerido bebida alcóolica.

A pergunta que faço é: para que servem as blitz realizadas em São Luís? Será que o importante é apenas verificar se o IPVA foi pagou ou se a habilitação está em dia?

A Lei Seca funciona realmente?

Até quando vamos assistir a tudo isso de braços cruzados?

Quem será a próxima vítima?

Quantas pessoas precisarão morrer?

Até quando?

6 comentários »

A verdadeira história da saída de Nordman

2comentários

A delegada Maria Cristina Resende Menezes assume esta semana a Delegacia Geral da Polícia Civil no lugar do colega Nordman Ribeiro. A decisão do secretário Aluísio Mendes em fazer a modificação é política, segundo apurou o  Blog do Décio Sá.

Apesar de sua reconhecida competência, Nordman é tido pela cúpula da Secretaria de Segurança como ligado demais ao ex-secretário e deputado Raimundo Cutrim (PSD), que ainda sonha em voltar ao cargo onde reinou durante quase 15 anos.

Nos últimos meses, o deputado vem criticando abertamente Aluísio Mendes em discursos na Assembleia. Para ele, o problema da pasta é a “falta de comando”.

No comando do órgão, Nordmann estaria protegendo um grupo de cerca de 30 delegados ligados a Cutrim. Os policiais pouco trabalham e muito deles ainda recebem polpudas diárias. É a Delegacia Geral que organiza o trabalho dos delegados.

Esse grupo de delegados estaria incentivando movimentos internos, como greves, com objetivo de enfraquecer Aluísio Mendes. “De tanto tempo sem trabalhar, alguns já esqueceram até como se faz um inquérito”, brincou uma fonte da secretaria.

Cristina Menezes é ex-delegada fazendária e atualmente era a corregedora da Polícia Civil. Sua função na Delegacia Geral será mais administrativa. Uma de suas missões será pôr ordem na casa e acabar com os “privilégios” da turma ligada a Cutrim.

O comando operacional da Delegacia Geral ficará mais a cargo do delegado Marcos Affonso Júnior, que deve ser o adjunto.

Essa é a verdadeira história da saída de Nordmann Ribeiro da Delegacia Geral.

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS