Uma adaptação radiofônica da obra de ficção científica “A guerra dos mundos” (publicada em 1898 por H. G. Wells) pôs o Exército em alerta, fechou boa parte do comércio e provocou pânico generalizado entre a população.
Não se trata da célebre encenação levada ao ar em 1938 por Orson Welles nos EUA, mas de uma versão que, em 1971, comemorou o aniversário da rádio Difusora, de São Luís (Maranhão), transformando a rotina da cidade – como ocorrera 33 anos antes durante a emissão americana.
“O programa foi interpretado pelos ouvintes não como uma invasão alienígena, conforme seu roteiro, mas como se fosse o próprio fim do mundo”, explica o professor Francisco Gonçalves da Conceição, organizador do livro “Outubro de 71 – Memórias fantásticas da guerra dos mundos”, que reconstitui a histórica transmissão.
Fruto de três anos de trabalho de uma turma de graduação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, a obra será lançada hoje à noite, em São Luís, com a presença de alguns dos protagonistas que transformaram o então pacato sábado 30 de outubro de 1971 naquele que, para muitos de seus ouvintes, seria seu último dia sobre a Terra. Leia a reportagem no G1
Leia mais
Efeitos e jornalismo deram veracidade a ‘Guerra dos Mundos’ em São Luís
Adaptação de ‘A Guerra dos Mundos’ no Equador teve ao menos 6 mortos
Muito legal a reportagem vou comprar um livro para minha coleção. Gostei muito viu.
RESPOSTA: REALMENTE SÍLVIA MUITO INTERESSANTE.
Meu pai Heracias Bezerra participou deste episódio insolito e tá vivinho(graças a Deus) pra contar . hehehe