Pacto contra a exploração sexual no turismo

2comentários

A abertura da feira da Abav 2011, no Rio de Janeiro foi palco de um gesto de união para o enfrentamento da exploração de crianças e adolescentes. A apresentadora Xuxa, os ministros do Turismo, Gastão Vieira, da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Carlos Alberto Amorim, assinaram um acordo que prevê a adoção de medidas para coibir essa prática criminosa nos equipamentos de turismo.

O ministro Gastão Vieira defendeu a interlocução com outras pastas para avançar nos assuntos relacionados ao turismo. Ele citou o Programa Turismo Sustentável e Infância, conduzido pelo Ministério, como uma das ações transversais do MTur quanto ao tema. “O Ministério do Turismo está trabalhando como interlocutor do setor turístico com a Esplanada: estamos em busca do fim da exploração sexual infantil junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República”, disse ele.

“Não vamos fechar os olhos e nem a boca. Denunciem!”, apelou a empresária Xuxa Meneghel, dona da fundação de mesmo nome, ressaltando a importância dos agentes de viagens na luta conta a exploração de crianças e adolescentes.  Uma das ações previstas no pacto assinado na Abav é a distribuição de material informativo para estimular denúncias e adesões à causa.

“Temos que, além de fazer obras, construir estruturas sociais. Onde a exploração sexual se instala, morre a cultura e acaba a diversão”, afirma a ministra Maria do Rosário. Segundo ela, mais de 100 empresas já aderiram ao pacto para combater esse tipo de crime. Para o presidente da Abav, o empresariado do turismo tem importante contribuição a dar “denunciando e não pactuando com esta covardia”.

As informações são do Ministério do Turismo

2 comentários para "Pacto contra a exploração sexual no turismo"


  1. Patrícia Mattos

    O RIO DE JANERO PRECISA DAR UM BASTA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  2. Lúcuia Lobo

    Muito importante essa iniciativa porque lá fora acham que aqui é o país do turismo sexual.

    Por isso acho que o Ministro está fazendo a coisa certa.

    Parabéns Gastão

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: