Imagens fortes do acidente em Vila Nova dos Martírios

19comentários

As imagens são do acidente em Vila Nova dos Martírios com nove mortos no acidente registrado ontem à tarde entre uma van e um caminhão na MA-125.

19 comentários »

MAC comemora 79 anos de glórias

6comentários

O Maranhão Atlético Clube (MAC) completa, hoje, 79 anos. O time do Parque Valério Monteiro fundado em 1932 tornou-se um dos clubes mais tradicionais do estado. O Demolidor de Cartazes possui uma bagagem de13 títulos estaduais, o último deles conquistado em 2007. O primeiro campeonato conquistado pelo Maranhão foi cinco anos após sua criação. Em 1937, o MAC faturou o torneio, algo que se sucedeu em 1939, 1941 e 1943, começando a chamar a atenção no cenário futebolístico do estado.

Nos anos 50, o Bode Gregório ganhou apenas um título estadual, fazendo com que sua reputação decaísse. Uma nova campanha vitoriosa só aconteceu em 1963, 12 anos depois da última conquista, em 1951.

Porém, o grande apogeu do time maranhense foi em 1979, quando participou do Campeonato Brasileiro. Com oito vitórias, três empates e cinco derrotas, o MAC terminou no 26º lugar, uma posição digna para um clube recém-promovido. O Maranhão ficou à frente de clubes grandes, como Fluminense, Bahia e Botafogo.

Nos anos 90 o Maranhão foi superior aos demais concorrentes, principalmente Sampaio Corrêa e Moto Club. Pela primeira vez, o clube ganhou um tricampeonato, 1993, 1994 e 1995, além do torneio de 1999.

Em 2000, o Maranhão voltou a figurar com destaque no cenário nacional. Naquele ano, houve a Copa Norte, torneio que dava direito a disputar a Copa dos Campeões. Essa competição, por sua vez, garantia ao vencedor um lugar na Copa Libertadores. Após bela campanha, o MAC chegou à final para enfrentar o São Raimundo. No primeiro jogo, o Bode Gregório derrotou o rival de Amazonas por 3 x 2. Mas, no jogo de volta, em Manaus, o Maranhão perdeu por 2 x 0 e ficou com o vice-campeonato.

Mesmo sem títulos durante oito anos, o Maranhão, que ganhou o campeonato Maranhense de 2007, continua sendo um dos times mais populares do estado e goza de grande prestígio e torcida.

História

A mascote do Maranhão Atlético Clube é o Bode Gregório. Diferentes histórias explicam a origem da mascote da equipe, mas a principal delas é a de que um bode chamado Gregório era criado na sede da agremiação e que possuía grande habilidade com a bola nas patas. Fundado dia 24 de setembro de 1932, o Maranhão Atlético Clube (MAC) completa hoje 79 anos de conquistas e glórias no futebol brasileiro.

A equipe atleticana surgiu de uma dissidência entre torcedores do Sampaio Corrêa, que, em uma casa da Rua de São Pantaleão, no Centro, começaram a se reunir 15 dias antes de baterem o martelo para a criação do novo clube. A ideia foi do “boliviano” Almir Vasconcelos, o Almir Lapinha, que morava na Rua do Passeio, e decidiu deixar as hostes do Sampaio para liderar um grupo de outros dissidentes e fazer surgir para o futebol brasileiro o time que anos mais tarde ganharia o apelido de Bode Gregório.

E+, O Estado

6 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS