Com parte das ações do governo para modernização do sistema de segurança pública do Estado foi entregue nesta quinta-feira, pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Segurança, Aluisio Mendes, 195 novas viaturas que serão utilizadas em atividades da Policia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. Além de veículos foram entregues motos, botes e uma Lancha Patrulha, que será empregada no serviço de patrulhamento pelo Batalhão de Policiamento Ambiental e reforçar a fiscalização da atividade pesqueira na costa maranhense. O investimento é de R$ 4,5 milhões.
Durante seu pronunciamento Roseana Sarney lembrou os investimentos feitos desde 2009, quando assumiu o governo, na polícia do Maranhão.
“Os carros que tinha eram alugados e com pouca ou quase nenhuma condição de uso. De imediato, compramos e colocamos na rua mais de 500 viaturas, que reforçaram a segurança na capital e no interior do estado. Nos últimos dois anos, foram mais de 760 novos veículos. Agora, estamos fazendo mais: são 195 novas viaturas que com certeza vão contribuir para redução da criminalidade no estado”, disse Roseana.
A governadora e o secretário Aluisio Mendes apresentaram dados demonstrando que os investimentos têm produzido bons resultados. De acordo com Mendes, por exemplo, a Região Metropolitana de São Luís é a menos violenta do Nordeste; há cerca de três anos, era a terceira nessa escala. Nesse período, houve também redução no número de assaltos a banco. Até um ano atrás eram registrados uma média de 17 assaltos a banco por ano, o que foi reduzido para 4, no último ano.
“Foi a maior redução na história do Maranhão e do Brasil. Temos um resultado que é hoje objeto de estudo e de elogio em todo o país. Isso era um flagelo que atingia as pequenas cidades do Maranhão e que nós vamos continuar combatendo com eficiência e eficácia”, disse o secretário Aluisio Mendes. “Os investimentos são uma demonstração clara do compromisso que esta gestão da governadora Roseana tem com a segurança pública”, completou.
Secom
Viaturas fazem parte dos aparatos necessários na prática criminosa, por isso foi dado um pequeno passo no combate a criminalidade. Agora, é necessários mais e mais passos pra se chegar aos objetivos. Só concurso nao vai adiantar, é preciso, além do aumento do efetivo policial, prepara-los para o exercicio da função, tanto no aspecto físico como intelectual. O nossos policiais são na sua maioria despreparados, mal educados, sem postura, etc. Muitos deles, sabem mal escrever o nome, não sabem se expressar, nao sabem como fazer uma abordagem, em muitos casos confudem cidadao comum com bandido. Quando realizam uma blitz, pra eles todo mundo é vagabundo, menos quando param os carroes importados, que ai já vao chamando o condutor de Dr. ou Dra, com esses a conversa é diferente. Vamos analisar o biotipo do nosso policial. Nao se ver um com biotipo atletico, que é condição tambem no combate a criminalidade. Que vemos sao policiais barrigudos, muito acima do peso, com problemas de saude, principalmente o da visão. Outro ponto negativo, está relacionado à saude bucal, coitados, muitos desdentados, outros com dentes, estragados, que quando falam com a gente parecem que tem uma fossa na boca. Sao vários os fatores negativos relativo á figura do policial. Podem até dizer que estou sendo exagerado nos meus comentários, mas estou comentando aquilo que presencio no dia a dia, o que vejo nas ruas. Porém, o maior culpado disso tudo é o Governo, que não cuida dos seu funcionários, que, como todos estão carecas de saber, são mal remunerados, que nao passam por uma reciclagem, trabalham em condiçoes insalubres e de periculosidade, que não tem sequer uma casa para morar, ou quando tem, nao oferece um conforto para o descanso. Então, se a Governadora Roseana e os seus sucessores querem realmente contribuir para o combate à criminalidade, tem que pensar também no SER HUMANO POLICIAL.
CLARO QUE É BOM MAIS VIATURAS ENTRETANTO PRECISA INTENSIFICAR OS TRABALHOS PREVENTIVOS NOS COMBATES AS CRIMINALIDADES . SE A POLICIA SABE ONDE ESTÃO OS FOCOS E A MAIORIA DOS ENVOLVIDOS INCLUSIVE ALGUNS COM VÁRIAS PASSAGENS PELA POLICIA PRECISA TRABALHAR EM CIMA DISTO . PRECISAMOS DA BLIT’S SOCIAL ABORDAGENS EM PARADAS , TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM ALGUNS OUTROS PONTOS DA CIDADE .
Gosto desse Secretário de Segurança, faz um bom trabalho e tem visão. Muito melhor do que o Raimundo Cutrim.
Muito boa a estruturação das polícias, entretanto é preciso uma maior fiscalização quanto a conservação e o uso adequado desses veículos, já que tem muita gente fazendo uso idevido, interesses particulares, e muitas viaturas das novas, compradas outro dia, já estão sucateadas.
Mas olha zeca, bem só de veículos se faz uma boa polícia, é preciso também NOVOS policiais, em todos os sentidos.
Além da quantidade reduzida de delegados, por exemplo, a maior parte deles está próximo da aposentadoria, assim como dos agentes.
É preciso novo concurso pra polícia militar, gente nova e constitucionalizada, para assim ir excluíndo os pilantras que lá existem.
Falta vontade política.
Carro do Prefeito de Alto Alegre do Pindaré foi alvejado por tiros na MA 119.
MA 119, estrada que liga Alto Alegre do Pindaré a Santa Luzia do Tide, aproximadamente às 16:30h do dia 21 de setembro de 2011, quarta-feira, o carro do Prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho, uma Hillux 4X4, prata, percorria o trajeto sentido Santa Luzia – Alto Alegre, conduzida por dois funcionários da Prefeitura: o motorista conhecido como “Cabecinha” e o auxiliar Raimundo Melo. À altura do KM 16 dessa estrada, numa curva com contenção metálica bem conhecida dos usuários como “Curva do Sabiazal”, dois homens encapuzados, um alto e o outro baixo, surgiram repentinamente na pista, à pé, bem armados (com armas longas), numa distância aproximada de 20m, em posição frontal ao veículo e começaram a atirar em direção ao carro e quem o ocupava. O motorista (Cabecinha), percebeu a ação e acelerou forte o carro, no sentido dos bandidos, conseguindo escapar da armadilha, enquanto o carona (Raimundo Melo), desvencilhou-se da bala, deitando-se no banco. Os bandidos desferiram vários tiros. Dois deles atingiram o veículo: o primeiro, no para-brisas, do lado do passageiro, à altura da cabeça, atravessando o vidro e levando ao risco de atingir o carona. Esse tiro chamou a atenção pela perfeição com que foi realizado, denotando profissionalismo de quem o desferiu. O segundo tiro atingiu o carro bem embaixo, no sentido do pneu, perfurando o para-choque dianteiro.
O que não ficou claro nesse ato de violência?
Bem… O Prefeito Atemir não estava no carro. Os dois ocupantes (Cabecinha e Raimundo Melo) estavam retornando a Alto Alegre, depois de haver prestado serviços à Prefeitura na Cidade vizinha de Santa Luzia. Raimundo Melo, além de funcionário, é também amigo de Atemir, e carrega consigo características físicas bem similares ao Prefeito, chegando a confundir quem o vê de longe.
Portanto, ficam as dúvidas (perguntas que não querem calar): tentativa de assalto ou atentado? Por que o tiro no lado do passageiro (onde se encontrava Raimundo Melo, parecido com o Prefeito)? Se era assalto, por que os bandidos não interditaram a pista ou algo parecido para facilitar a ação criminosa?
O Prefeito comunicou as autoridades estaduais e a polícia sobre o ocorrido. O caso já está sendo investigado e providências serão tomadas.