Ministro dos Transportes garante retomada de licitação

1comentário

“Estamos retomando a partir de agora a licitação para a duplicação da BR-135”. A garantia foi dada pelo ministro dos Transportes, Paulo Passos ao secretário das Cidades, Pedro Fernandes, durante audiência em Brasília quando cobrou a continuidade do processo licitatório da BR-135, suspenso desde o dia 5 de julho com a crise que derrubou o ministro Alfredo Nacimento.

“Tínhamos certeza que os frutos dessa reunião seriam positivos. Foi Paulo Passos quem foi ao Maranhão quando ainda era interino e nos garantiu a obra”, afirmou Pedro Fernandes.

O processo licitatório da duplicação da BR-135 já estava na fase de habilitação das empresas concorrentes. No último dia 21 de junho as empresas: Egesa, Toniolo Busnello, Barbosa Mello, o Consórcio Ivaí-Torc, o Consórcio Realidade-Convap, o Consórcio CBEMI-TGV e o Consórcio SPA-COWAN-VIA compareceram à sede do DNIT para entregarem a documentação para participar do certame. Aguardava-se a publicação no Diário Oficial da União. Agora com o retorno dos trabalhos, aguarda-se o término das análises dos documentos.

Outros projetos

Sobre a duplicação da Barragem do Bacanga, o Paulo Passos disse que o Maranhão ainda aguardará um pouco para a efetivação, mas garantiu recursos para o trem regional de passageiros que ligará São Luís à Itapecuru-Mirim, passando por Bacabeira. Na primeira fase o trem deverá chegar apenas à Bacabeira.

Além do Ministério dos Transportes, Pedro Fernandes esteve participando de audiências no Ministério das Cidades, Defesa Civil e outros órgão analisando projetos novos para trazer para sua pasta no Maranhão.

1 comentário »

Sedel abre os Jogos Escolares Maranhenses 2011

2comentários

Em clima de festa, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realizou, na noite desta quarta-feira (10), a cerimônia de abertura da 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), no Ginásio Castelinho.

Cerca de três mil estudantes/atletas participaram do desfile das delegações da categoria infantil. Os alunos entraram em quadra uniformizados representando suas respectivas escolas e municípios. Os professores José Pinheiro Silva, participante de todas as edições dos JEMs, e Antonio Maria Menezes, o professor Dimas, pioneiro no esporte maranhense, foram homenageados durante a cerimônia. Os dois educadores iniciaram o revezamento da tocha olímpica que percorreu toda a extensão da quadra do Ginásio Castelinho.

A atleta Ana Beatriz Machado, campeã brasileira infantil de natação, acendeu a pira olímpica na abertura da 39ª edição dos JEMs. “É gratificante ser escolhida entre outros tantos atletas importantes. É uma emoção muito grande estar participando da maior festa do esporte maranhense”, declarou a atleta de 13 anos.

O secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, ressaltou que a competição deste ano está mais moderna e abrange mais municípios maranhenses, o que melhora a forma de disputa dos JEMs.

“Antes, a competição durava 15 dias. Hoje, os JEMs têm duração de nove meses, porque não é disputado apenas na capital. Estamos conseguindo interiorizar os jogos para que estudantes de outras cidades também possam participar desta festa do esporte maranhense. Em 2011, temos um JEMs mais moderno e ainda queremos melhorá-lo. No ano que vem, quando a competição chegará à 40ª edição, será muito melhor”, declarou Haickel.

Para o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel, Winglitton Barros, o China, os Jogos Escolares Maranhenses de 2011 é um marco para o crescimento do esporte no estado. “Os JEMs deste ano significam a reconstrução do esporte maranhense. Nosso objetivo é sempre fazer um JEMs melhor. E, tenho certeza, que a Secretaria de Esporte e Lazer fará a cada ano uma competição mais eficiente em todos os aspectos”, disse.

A festa de abertura foi marcada por muita emoção. A homenagem da Sedel ao professor Dimas foi marcante. Ícone do esporte maranhense foi ovacionado por todos os presentes no Ginásio Castelinho. O público aprovou a escolha. “Adorei a festa. Uma festa linda. Fiquei emocionada quando o professor Dimas conduziu a tocha, porque ele é um ícone do esporte”, afirmou a presidente da Federação Maranhense de Ginástica, Liane Bezerra Melo.

JEMs 2011

Em 2011, os JEMs já tiveram disputas em quatro fases nas modalidades coletivas (Metropolitana/Municipal, Regional, Interregional e Estadual) e individuais (Municipal e Estadual). A fase decisiva das modalidades coletivas e individuais ocorrerá em dois períodos. Ao todo, cerca de 20 mil atletas participam da competição em todas as etapas.

Na categoria infantil (de 12 a 14 anos), as disputas da Etapa Estadual serão realizadas a partir desta quarta-feira (11) e prosseguem até o dia 21. As modalidades coletivas serão as primeiras. Pelo cronograma da Sedel, os campeões destes esportes serão conhecidos no dia 16 de agosto. As disputas das modalidades individuais ocorrerão em seguida, de 17 a 21 deste mês.

Com relação à competição da categoria infanto (de 15 a 17 anos), a Sedel confirmou a realização das disputas para o período de 30 de setembro a 9 de outubro. Os campeões das modalidades coletivas e individuais representarão o Maranhão nas Olimpíadas Escolares, promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Na categoria infantil, a competição nacional será realizada de 9 a 18 de setembro, em João Pessoa. Assim como na categoria infantil, os campeões do infanto se classificam para competir pelo Maranhão nas Olimpíadas Escolares, em dezembro, em local a ser definido pelo COB.

Novidades

A partir deste ano, os atletas vencedores receberão troféus que homenagearão personalidades do esporte, como os professores Luís Pinho Rodrigues e Raimundo Figueiredo. Outra novidade é a criação do hino oficial dos jogos, que já está disponível no site da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br).

2 comentários »

Uma aula de jazz e blues

0comentário

Euforia e descontração marcaram a participação de alunos e professores da rede pública estadual de ensino nos ensaios do “3º Lençois Jazz e Blues Festival – circuito São Luís”, hoje, no Teatro Arthur Azevedo.

A presença dos alunos aos ensaios do evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a organização do festival, para possibilitar o acesso de jovens e adolescentes das escolas da rede pública estadual à expressão artística musical.

Para o professor Joseilton Melônio do Centro de Ensino Sete de Setembro (São José de Ribamar) essa é uma experiência gratificante tanto para professores como para os alunos. “O festival propiciou aos alunos conhecimento da manifestação artística e musical, que é o Jazz e Blues. A música é uma habilidade que deve ser desenvolvida em todas as escolas”, disse.

“O festival representou uma grande novidade para os alunos. Tanto na forma de tocar, no ritmo da música, quanto nos instrumentos utilizados pelos músicos”, observou aluna Rayane Cristine da Escola Sete de setembro.

Segundo Pedro Pereira dos Santos Filho, aluno do Liceu Maranhense, o festival representou uma nova forma de expressão e comunicação. “Gostei muito. É difícil o jovem de hoje ter acesso a esse tipo de música que, para mim, representa uma expressão cultural que nos leva a refletir sobre o lado positivo da vida”, avaliou o estudante.

Para Ione Coelho, da equipe da Supervisão de Currículo da Seduc, a iniciativa faz parte da política de apoio à difusão cultural dentro das escolas públicas. “Tenho certeza que os alunos saíram daqui satisfeitos. Conseguindo diferenciar a manifestação artística musical do Jazz e Blues de outros estilos. Também foi gratificante o encontro com os artistas e a observação de que é necessário muito ensaio para a apresentação de um festival de música”, destacou Ione.

As informações são da Secom (Foto: Lauro Vasconcelos)

sem comentário »

Iniciada a obra do Costa Rodrigues, mas e o Castelão?

7comentários

A obra de reconstrução do Ginásio Costa Rodrigues já começou. Tão aguardada pela comunidade esportiva, a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) não fez qualquer badalação. A reconstrução do maior símbolo do esporte amador no Maranhão foi uma das primeiras promessas feitas pelo secretário Joaquim Haickel, logo após assumir o cargo, ainda no mês de janeiro.

O contrato com a construtora vencedora da licitação, a Urbana Empreendimentos e Engenharia LTDA foi assinado no dia 18 de julho. Serão gastos na reconstrução do Costa Rodrigues R$ 2,6 milhões.

A reconstrução do Ginásio Costa Rodrigues foi iniciada no governo Jackson Lago. Na époco, o então secretário de Esporte e Juventude, Weverton Rocha mandou pagar R$ 5 milhões, mas a obra nunca foi concluída.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel disse que acredita que a obra venha ser entregue pela construtora até o fim do ano ou no máximo no início de 2012.

– Acredito que o Costa Rodrigues esteja pronto ainda no fim deste ano ou no início de 2012. Os recursos estão todos garantidos na Caixa Econômica Federal, todos os levantamentos técnicos foram providenciados, a licitação realizada, o contrato assinado e a ordem de serviço já foi expedida – explicou.

Estádio Castelão

O anúncio do início da obra de reconstrução do Costa Rodrigues trouxe à tona a discussão sobre o Castelão. O que estaria faltando?

Bem, na semana passada falei com o secretário de infraestrutura Max Barros. A conversa que ouvi foi a mesma de sempre. “Estamos fazendo os levantamentos para depois definirmos quando será licitação”, explicou.

Na verdade, o levantamento já está pronto. O problema é que, a prioridade de Max Barros é a obra da Via Expressa. O futebol que espere!

A nova promessa é de que a licitação venha a ocorrer até setembro. Se for isto mesmo, a obra só deverá recomeçar em outubro. Pelo menos é o que esperamos.

Neste particular, os deputados da tal “bancada da bola”, na Assembleia Legislativa bem que poderia provocar o secretário Max Barros para que acelere a licitação para a conclusão das obras do Castelão.

Por enquanto, pelo que tenho visto estão todos calados e de braços cruzados, sem fazer nada pelo Castelão. Falta vontade política…

7 comentários »

Situação da violência no MA é gravíssima, diz Cutrim

2comentários

O deputado Raimundo Cutrim (DEM) solicitou, na sessão de hoje, na Assembleia Legislativa, adoção de medidas visando reduzir os índices de violência no Estado e pediu à governadora Roseana Sarney (PMDB) que repasse para os policiais militares, bombeiros e agentes penitenciários o reajuste já concedido aos policiais civis. Cutrim disse que “não é justo” que categorias que sempre tiveram salários similares, estejam com os valores defasados.

Raimundo Cutrim disse que a governadora já editou Medida Provisória concedendo R$ 250 auxílio-alimentação às categorias e enfatizou pedido para que as outras reivindicações sejam atendidas. O deputado afirmou que está pronto para ajudá-la, “mas a situação é muito grave”.

Cutrim defendeu também que o governo resolva o problema da greve dos delegados e policiais civis, que estão com as atividades paralisadas há cerca de 70 dias. O deputado enfatizou ainda a questão dos índices de violência no Estado. De acordo com o parlamentar, o Maranhão “vive uma guerra civil”, por conta de dezenas de assassinatos por mês.

“A situação da violência no Maranhão é gravíssima”, avaliou Raimundo Cutrim. O deputado afirmou que “muitos podem achar pouco” que na Grande Ilha, no último mês, tenham sido mortas quase 60 pessoas, mas os amigos e familiares dessas pessoas, por conta das perdas de vidas, não pensam assim. O parlamentar disse que o aumento da violência não pode ser credito ao pouco efetivo da Polícia Militar e lembrou que quando foi secretário, foi realizada a investigação em torno do crime organizado, com efetivo reduzido.

De acordo com Raimundo Cutrim, naquela época a investigação teve repercussão nacional.

Agência Assembleia

2 comentários »

Vereador diz que professores são inúteis

2comentários

Um vereador de Jacareí, no Vale do Paraíba, interior paulista, postou na rede social Facebook críticas aos professores e à educação. Dario Bueno, do Democratas, mais conhecido como Dario Burro, escreveu que os professores são inúteis e que não gostam de dar aula. As declarações provocaram revolta na cidade.

O diretor do Sindicato dos Professores, Roberto Mendes, foi até à Câmara da cidade nesta terça-feira (9) e expôs no plenário a indignação da categoria. “Isso, no nosso entendimento é calúnia, é difamação. Então, ele deve responder pelo o que ele fala, ele é um homem público”, disse Mendes.

Até esta terça-feira, não havia nenhuma representação contra o vereador na Câmara da cidade. Se isso for feito, o pedido será analisado pela Comissão de Ética e ele pode sofrer punições.

Na sessão da Câmara desta terça-feira, o vereador comentou a polêmica, disse não se arrepender dos comentários que fez e que acredita ser livre para expor suas opiniões. “Eu estou sendo sincero e ninguém espera sinceridade das pessoas, quanto menos os políticos”, disse o vereador.

Se for denunciado, o vereador deve responder criminalmente pelas declarações. “Em tese, poderá configurar crime de injúria pela forma como ele fez essas declarações ofensivas, genéricas a uma categoria profissional dos professores”, explicou o delegado Roberto Martins.

Neste tipo de crime de injúria, o culpado pode pegar até seis meses de detenção. O Sindicato dos Professores informou que ainda não fez uma representação na Câmara porque ainda vai se reunir para decidir que medidas tomar.

O vereador se defendeu, novamente atacando os professores. “Eu não tenho essa preocupação e creio que isso não procede. Mas, isso também demonstra o perfil autoritário do professor. Toda vez que ele é contrariado, ele quer punir quem o contraria de alguma maneira. Dentro da sala de aula, levando para a diretoria ou reprovando e fora da sala de aula levando para a delegacia ou Judiciário”.

Do G1

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS