Fantástico denuncia construções ilegais em Barreirinhas

8comentários

Mansões e hotéis de luxo desrespeitam lei ambiental no Brasil nos Lençois Maranhenses, Angra dos Reis e Campos do Jordão.

O Fantástico viajou três semanas pelo país para mostrar a ousadia de quem ignora a lei ambiental e constrói em áreas que deveriam ser protegidas.

A destruição de florestas, praias e rios atinge espaços de preservação permanente em terrenos privados.

Barreirinhas

Navegando pelo Rio Preguiças, na região dos Lençois Maranhenses, nós foram avistados bichos que deram o nome ao rio. Seria o caso de rebatizá-lo como “Rio Mansões”? O Ministério Público Federal quer demolir 18 delas.

“A demolição, conforme os laudos técnicos do Ministério Público Federal, faz com que essa vegetação, que é de preservação permanente, volte a nascer”, explica o procurador Juraci Guimarães.

Para isso, o contador Waldely de Moraes precisa tirar a mansão do caminho. O proprietário passou do limite do rio. No segundo andar da casa, tem uma churrasqueira e mais um quarto. A construção avançou além do que seria o limite da propriedade. O problema é que nem a propriedade pertence ao dono da casa.

“Isso é uma surpresa para o Ministério Público Federal. Essa construção é feita para áreas locais, muitas vezes, com a proteção de políticos locais de acordos com prefeituras e autorizações que o Ministério Público sustenta evidentemente a ilegalidade”, diz Juraci Guimarães.

A sentença judicial que mandou demolir a mansão afirma que parte da obra “encontra-se encravada em terreno de marinha, que é bem da União”, e portanto, “de uso comum do povo”.

Sentenças de demolição já foram expedidas para sete mansões no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Entre elas, está a do ex-deputado e suplente de senador Clóvis Fecury.

O juiz disse o seguinte: como o terreno foi comprado de um “antigo morador que já o ocupava irregularmente”, o político “não pode ser considerado proprietário, mas apenas ‘possuidor’ do imóvel”, ficando, portanto, sem qualquer direito sobre ele.

A Justiça também mandou demolir a mansão do empresário Arione Monteiro Diniz, avaliada em R$ 4 milhões. Tem churrasqueira, estacionamento de lancha, deque, lago artificial para criação de peixes, mesinhas com choupanas dentro da água e até um campo de futebol.

A entrada do rio é um dos maiores problemas da casa porque foi construída artificialmente. É uma intervenção na natureza unicamente para atender aos desejos dos moradores de ter uma praia particular perto de casa.

O órgão ambiental responsável por áreas como essa no Maranhão é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É uma instituição federal criada em 2007, ligada ao Ministério do Meio Ambiente.

O coordenador de proteção ambiental do ICMBio, Paulo Carneiro, admite que no entorno do Parque dos Lençóis Maranhenses a fiscalização é falha. “Nosso número de agente é restrito. Nossos fiscais atendem a demandas prioritárias. Então, em épocas de desovas de espécies ameaçadas de extinção, focamos nisso”, diz.

Os donos foram condenados em primeira instância, mas as mansões continuam de pé. Em nota, o advogado de Arione Monteiro Diniz e de Clóvis Fecury diz que as casas têm alvará de construção fornecido pela prefeitura e que os proprietários tomaram as precauções necessárias e obtiveram as licenças dos órgãos públicos.

O advogado de Waldely de Moraes afirma que a construção do imóvel foi precedida de licença e que “no local não havia mata ciliar e ou vegetação nativa”.

Assista à reportagem

8 comentários »

De virada, Sampaio é derrotado em Teresina

13comentários

Existem derrotas que são difíceis de explicar e esta é uma delas. Jogadores e comissão técnica até tentaram dizer alguma coisa após a partida, mas as palavras não passaram de “palavras ao vento”.

O clima era de total confiança por parte da torcida. Diria até que confiança demais. Durante a semana, tanto o presidente Sérgio Frota como o técnico Josué Teixeira fizeram questão de destacar que o Sampaio tinha a melhor campanha dentre os quarenta participantes da Série D, mas quando todos esperavam uma nova vitória, a terceira consecutiva, o representante maranhense é derrotado.

E para piorar a situação, Edgar abriu o placar para o Sampaio, dando pinta de que viria mais uma vitória, mas o Comercial de Campo Maior foi buscar o placar e virou com gols de Zé Rodrigues e Ricardo Oliveira: 2 a 1, no Albertão, em Teresina.

Mesmo com a derrota, o Sampaio permanece na 1ª colocação do Grupo A2 com 6 pontos ganhos. Independente-PA, Trem-AP e Comercial-PI dividem a 2ª colocação com 3 pontos.

A rodada será complementada nesta segunda-feira. O Trem-AP recebe o São Raimundo-PA, às 20h, em Macapá.

O Sampaio estará de folga na rodada do próximo domingo e só volta a jogar no dia 14, em São Luís, contra o Independente-PA, às 17h, no Estádio Nhozinho Santos.

Foto: José Itamar/Divulgação

13 comentários »

Para torcedor, Brasil fará a “Copa da corrupção”

3comentários

Esclarecedora e preocupante a pesquisa que a Veja realizou com internautas em seu site. Para 79% dos internautas, a Copa do Mundo no Brasil deixará imagem negativa e será marcada pela corrupção. Para 83% dos entrevistados, o Brasil perderá a Copa do Mundo mesmo jogando em casa.

A pesquisa também mostra que 88% dos internautas são contrários à construção de novos estádios em capitais que já têm pelo menos um grande estádio e para 68% a Copa do Mundo não deixará coisas boas para a população, sem contar com os novos estádios.

Veja o que diz a pesquisa:

Para você, qual será a imagem deixada pela Copa do Mundo de 2014?

Para 79% negativa

Para você, qual será a impressão deixada pelo país entre os torcedores que vierem ao Brasil para a Copa do Mundo?

Para 78% negativa

Você é a favor do uso do dinheiro público para construir ou reformar estádios para a Copa do Mundo?

85% disseram que não

Você é a favor da construção de novos estádios em capitais que já têm pelo menos um grande estádio?

88% disseram que não

Você acha que a Copa do Mundo deixará coisas boas para a população, sem contar os novos estádios?

68% disseram que não

Você acha que todas as obras prometidas para a Copa do Mundo de 2014 serão concluídas a tempo?

88% acham que não

Se a Copa do Mundo de 2014 não der certo, de quem terá sido a culpa?

79% Governo Federal
14% CBF
4% Fifa
3% não sei

Faltando três anos para a Copa do Mundo, qual é o principal problema do Brasil para o evento?

50% Aeroportos
29% Transporte urbano
18% Estádios
2% Não sei
1% Rede hoteleira

Você está ansioso pela realização da Copa do Mundo no Brasil?

75% não estão

Você está satisfeito com o fato de o Brasil sediar a próxima Copa do Mundo?

73% não estão

Você acha que a Seleção Brasileira será campeã da Copa do Mundo de 2014?

83% acham que não

Na comparação com as duas últimas Copas, o Mundial do Brasil será…

Alemanha 2006
Para 7% no Brasil será melhor
Para 8% no Brasil será igual
Para 85% no Brasil será pior

África do Sul 2010
Para 14% no Brasil será melhor
Para 35% no Brasil será igual
para 51% no Brasil será pior

Entre as palavras a seguir, qual você acha que representará melhor a Copa do Mundo no Brasil?

Corrupção: 72%
Decepção: 12%
Festa: 7%
Sucesso: 3%
Vitória: 2%
Derrota: 1%
Não sei: 2%
Nenhuma destas: 1%

Foto: Paulo Bissoli/My Zoom

3 comentários »

Três anos que Deny Cabral partiu…

6comentários

Não fui o primeiro, nem o maior amigo. Fui apenas um dos grandes e muitos amigos do Deny Cabral. Gostava de chamá-lo carinhosamente de “meu irmão”. Era o que Deny representava para mim.

Hoje,  três anos que Deny partiu fui buscar alguns momentos dele entre nós. É engraçado, mas parece até que ele está aqui… Mas, de fato, não está fisicamente porque, apressado, como sempre, partiu cedo demais. Como fazia com as notícias… Foi primeiro….

…Ficaram as lembranças, a gratidão pela eterna amizade e a certeza que um dia estaremos juntos outra vez….

6 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS