Nova vistoria confirma falhas no Nhozinho Santos

6comentários

O Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (BBMMA), Defesa Civil Estadual e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) vistoriaram, nesta quinta-feira(28), as dependências do Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. De acordo com o comandante do GAT, tenente-coronel Henrique Pessoa, o laudo será emitido pela Corporação na próxima segunda-feira (1º).

“Logo após a coleta das metragens, estaremos elaborando o relatório, mas, a olho nu, várias irregularidades são visivelmente detectadas, como a distância das saídas de emergência, e o espaço de uma cadeira para outra. Em caso de tumulto, o risco é muito grande”, enfatizou Henrique Pessoa.

Várias exigências foram feitas aos administradores, entre as quais, a apresentação do Projeto de Combate a Incêndio e Pânico, bem como a planta estrutural do estádio. “A quantidade de operários no local evidencia que os responsáveis estão adotando melhorias, entretanto sem nenhuma orientação por parte da nossa instituição, o que significa um gasto desnecessário, pois as falhas de segurança persistem”, alertou comandante do GAT.

Para o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Carlos Robério dos Santos, não é a intenção do órgão interditar o estádio e prejudicar o futebol maranhense, contudo a segurança dos torcedores é a grande prioridade. “Estamos aqui apenas para verificar as condições estruturais, consequentemente, de segurança. Caso esteja tudo dentro dos ditames legais, não faremos nenhuma objeção em liberá-lo, mas do contrário, é o nosso dever decidir pela interdição até que as adequações sejam feitas”.

Na próxima semana, os representantes do CBM-MA, Defesa Civil e CREA/MA estarão realizando uma coletiva para divulgar o resultado, bem como a relação das exigências que deverão ser atendidas.

As informações são da Secom

6 comentários para "Nova vistoria confirma falhas no Nhozinho Santos"


  1. Joaquim Aguiar

    COM CERTEZA TODOS QUE ESTÃO ACOMPANHANDO ESTE EPISÓDIO DOS LAUDOS AGORA COM MUITAS INFORMAÇÕES DEVEM ESTÁ SE PERGUNTANDO QUEM FOI O GRANDE RESPONSÁVEL POR AS COISAS TOMAREM ESTE RUMO . OUVI HOJE NO PROGRAMA DE ESPORTES FONTINELE COMENTA QUE OS ORGÃOS RESPONSAVEIS PELAS ELABORAÇÕES DOS LAUDOS ( BOMBEIROS , PM,DEFESA CIVIL E CREA ) ESTÃO FAZENDO NOVAS VISTORIAS , FARÃO SUAS ANALISES CONCLUSIVAS E DARÃO UMA COLETIVA PASSANDO TODOS AS INFORMAÇÕES . SERIA MUITO BOM SE REALMENTE FOSSE ADOTADO ESTE PROCEDIMENTO ESTES ORGÃOS SÃO OS RESPONSÁVEIS POR SEGURANÇAS DOS CIDADÃOS , SEGURANÇA SALVAM VIDAS . ACHO QUE TODOS DE SAM CONCIENCIA NÃO DEVERIAM SE PROCUPAR COM INTERDIÇÃO E SIM COM SOLUÇÕES . A PERGUNTA QUE FICA É : SE ESTES MESMOS ORGÃOS FIZERAM ESTE TRABALHO ANTES E DETECTARAM FALHAS PORQUE NÃO AS TORNARAM PUBLICAS , NÃO DIVULGARAM , NÃO COBRARAM ? SE LIMITARAM A ENCAMINAR ACHO QUE PARA A FMF QUE ENCAMINHOU PARA A CBF QUE POR SUA VEZ FEZ SUA ANALISE E PARECE-ME QUE LIBEROU COM RESTRIÇÕES . NO MEU ENTENDIMENTO A CBF DEVERIA ENCAMINHAR OS RESULTADOS PARA O MP QUE DEVERIA ANALISAR E TOMAR SUAS DECISÕES ( NESTE PERIODO A DRA . LIDIA ESTAVA DE FERIAS) . ME PARECE UMA SUCESSÃO DE ERROS . EMBORA TAMBÉM ACHE A ADMINISTRAÇÃO DA FMF MUITO FRACA NÃO SEI SE O PRESIDENTE DA FMF TEM TANTOS PODERES ASSIM PARA PERSUADIR TANTOS ORGÃOS , TANTAS PESSOAS . JÁ NA ELABORAÇÃO DOS LAUDOS OS ORGÃOS RESPONSÁVEIS DEVERIAM COBRAR AS AÇÕES DE CORREÇÕES . AGORA SÓ RESTA A TODOS OS ENVOLVIDOS FAZEREM O QUE TEM QUE SER FEITO. E PARA NÓS A REFLEXÃO QUE EXISTEM MUITAS COISAS ERRADAS A SEREM CORRIGIDAS NÃO SÓ NO FUTEBOL.

  2. B Neto

    O que mais me chateia é isso que o Paulo SJR frisou, o estádio está assim há mais de meio século e só agora resolvem tomar alguma providência, se é para atrapalhar o Sampaio eu não sei, mas não duvido!

    Não que eu seja contra uma reforma urgente no Nhozinho, mas a sra. Promotora estava de férias há quanto tempo?

    Coisas como essas só acontecem aqui no MA, é rir pra não chorar.

  3. Joaquim Aguiar

    A RIGOR CONSTRUÇÕES OU REFORMAS PREDIAIS E RESIDENCIAIS PARA SEREM EXECUTAS DEVERIAM TER SEUS PROJETOS E ART’S LIBERAS PELO CREA . DE UMA FORMA GERAL ALGUNS ORGÃOS PUBLICOS PARECEM NÃO OBEDECEREM AS LEIS E REGULAMENTAÇÕES . EM MUITOS CASOS EMPRESAS GRANDES GANHAM A CONCORRENCIA E REPASSAM A EXECUÇÃO DAS OBRAS PARA EMPRESAS MENORES SEM AS QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS TERCEIRIZANDO ATÉ QUARTERIZANDO OS SERVIÇOS . OUTRO ASPECTO NÃO FAZEM AS DEVIDAS FISCALIZAÇÕES AI DÁ NISTO . O NHOZINHO SANTOS AO LONGO DOS ANOS JÁ SOFREU VÁRIAS REFORMAS SÓMENTE AGORA DEPOIS QUE O MP APERTOU É QUE ESTÃO VENDO AS IRREGULARIDADES ( ? ) O PROPRIO CREA JÁ FEZ VÁRIOS LAUDOS DEVERIAM TER EXIGIDO PROJETOS ART’S E TUDO MAIS . QUE O MP AVALIE TUDO ISTO E FAÇA VALER AS REGULAMENTAÇÕES .
    A Anotação de Responsabilidade Técnica – ART é o instrumento através do qual o profissional registra as atividades técnicas solicitadas através de contratos (escritos ou verbais) para o qual o mesmo foi contratado. A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é um documento constituído por formulário padrão a ser preenchido através do sistema Creanet Profissional, cujo preenchimento é de responsabilidade do profissional devidamente habilitado com registro/visto no CREA.
    A ART define, para os efeitos legais, o(s) responsável (is) técnico(s) pela execução de obras/serviços e dá oportunidade para os profissionais de registrar nos Creas suas obras ou serviços, cargos ou funções visando o cadastramento de seu Acervo Técnico e a caracterização da responsabilidade técnica específica. Assim como, somente é considerada válida a ART quando estiver cadastrada no CREA, quitada, possuir as assinaturas originais do profissional e contratante, além de estar livre de qualquer irregularidade referente as atribuições do profissional que a anotou.

  4. Paulo SJR

    DEFINITIVAMENTE ESSE MARANHÃO NÃO EXISTE!

    DEPOIS DE 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DO NHOZINHO ELES VEM COM A FITA MÉTRICA E MEDIR AQUELAS SAIDAS DA GERAL E DIZER QUE ESTÁ ERRADO, DEPOIS DE 50 ANOS, AGORA QUE A CAPACIDADE DIMINUIU PARA 13 MIL AS SAIDAS NÃO TEM SEGURANÇA.

    É PRA DÁ GAITADA, GARGALHADA, RIZADA… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH

    DEFINITIVAMENTE!!!!!

  5. Joaquim Aguiar

    CARO ZECA ATÉ HAVIA LHE SOLICITADO EM UM OUTRO COMENTÁRIO PARA PUBLICAR OS LAUDOS ANTERIORES DE JANEIRO . MAIS JÁ QUE O MP APERTOU E STÃO FAZENDO NOVOS LAUDOS PEÇO-LHE QUE ASSIM QUE FOREM CONCLUIDOS E LIBERADOS VC PUBLIQUE . SEU TRABALHO ESTÁ SENDO MUITO IMPORTANTE PARA MANTER O PUBLICO INFORMADO . CLARO QUE NENUM MARANHENSE PRINCIPALMENTE DESPORTISTAS QUEREM O ESTADIO INTERDITADO ATÉ PORQUE SÓ TEMOS ESTE E NOSSO GRANDE PUBLICO JÁ MOSTROU QUE AMA O FUTEBOL . QUE DESTA VEZ HAJA MUITA TRANSPARENCIA , AS FALHAS SEJAM APONTADAS CORRIGIDAS DENTRO DOS PRAZOS E O PUBLICO TOME CONHECIMENTO . SEGUNDO A REPORTAGEM O CORPO DE BOMBEIROS EM SUA VISTORIA DE HOJE CONSTATOU QUE ALGUNS SETORES DA OBRA PARECEM ESTAREM SENDO FEITOS SEM ORIENTAÇÕES TÉCNICAS . É AQUELA HISTORIA DA TERCEIRIZAÇÃO E QUARTEIRIZAÇÃO . É DE ADMIRAR QUE DENTRO DE UM ORGÃO PUBLICO MUNICIPAL NÃO ESTEJAM HAVENDO FISCALIZAÇÕES . TENHO VISTO CIRCULANDO PELA CIDADE DUAS VIATURAS DA PREFEITURA DIRETO FISCALIZANDO OBRAS E MULTANDO . AQUI NA RUA QUE MORO ELES ESTÃO DANDO A MAIOR PRESSÃO EM UMA OBRA ENTRETANTO NO NHOZINHO SANTOS NÃO HÁ A FISCALIZAÇÃO ? ESTÁ OBRA DO NHOZINHO SANTOS TEM PROJETO ? ESTÁ LICENCIADA PELO CREA ? ESTA EMPRESA QUE ESTÁ REALIZANDO A OBRA TEM QUALIFICAÇÃO ESTÁ LICENCIADA ? TEM ENGENHEIRO RESPONSAVEL PELA OBRA ? É POR ISTO QUE AS COISAS SAEM ERRADA FALTAM CRITERIOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS PESSOAL QUALIFICADO NAS GESTÕES. FOI ASSIM NA ILUMINAÇÃO E NAS CATRACAS ATÉ AS NOVAS CADEIRAS ESTÃO APRESENTANDO PROBLEMAS NOS ASSENTOS.

  6. alex

    Se não tiver segurança tem que interditar mesmo!´O cidadão em primeiro lugar!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: