Lítia Cavalcanti levará investigação na FMF até o fim

9comentários

“Há indícios muito fortes de irregularidades”. A declaração é da promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, que abriu inquérito civil na semana passada sobre problemas na administração da Federação Maranhense de Futebol (FMF) nos últimos anos. De acordo com Lítia, o balanço administrativo divulgado pela FMF e publicado no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última sexta-feira (15), apresenta “irregularidades gritantes”.

Em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, nesta segunda-feira (18), a promotora foi categórica ao afirmar que o balanço da FMF foi feito de forma “agoniada”. Por isso, é necessária uma investigação minuciosa de todos os fatos que envolvem a federação.

“Houve uma divulgação de um balanço confuso na internet, no site da própria CBF. Há indícios muitos fortes de irregularidades. Aquilo foi feito muito agoniado. A gente vê que precisa ser investigado. Temos a obrigação de investigar para saber o que está acontecendo. Não é porque houve a publicação de um balanço que vamos nos dar por satisfeitos”, declarou.

A promotora enfatizou que já solicitou tanto para a FMF, quanto para os clubes de futebol e para a CBF uma série de documentos que serão analisados pelo Ministério Público (MP). Lítia Cavalcanti garantiu que o MP vai até o fim nesta investigação, independentemente se percalços acontecerem durante este processo.

“Já requisitamos documentos também a CBF. Com base nos documentos, vamos investigar a licitude do futebol. A gente vai a fundo como tudo que a gente começou na promotoria. A gente começa e termina. No caso do futebol, espero que não haja problema, mas, se houver, estamos preparados para tudo”, garantiu.

Lítia Cavalcanti afirmou que todas as pessoas que estão envolvidas em irregularidades serão punidas porque não se trata de “brincadeira”. A promotora disse, ainda, que estranhou a rapidez com que a CBF publicou em seu site o balanço administrativo da FMF do “dia para a noite”.

“Quem tiver cometendo crime vai ser denunciado. Isso aí não é brincadeira. A CBF divulgou um balanço da federação do dia para a noite. Por que não divulgou antes? Por que foi preciso baixar uma portaria para divulgar? Acho isso muito estranho.

Caso haja a configuração de crime, será aberto procedimento administrativo criminal que, em seguida, resultará em uma ação penal. Segundo a promotora, o MP vai em busca da lisura do futebol.

“Existe o clamor [para investigar a FMF] e esse clamor tem que ser atendido. Todo consumidor quer a lisura do futebol maranhense e vamos atrás disso”, finalizou.

Por Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

9 comentários »

FMF realizou coquetel para apresentar patrocínio?

4comentários

Recebi uma informação que na última sexta-feira, a Federação Maranhense de Futebol teria realizado uma grande reunião com os presidentes e representantes das Ligas Amadoras com direito a coquetel e tudo. A reunião teria sido para a apresentação de um proposta de patrocínio de uma operadora de cartão de crédito, a mesma que estaria prometendo fechar um contrato com o Moto Club.

Na verdade, seria apenas um motivo para reunir os presidentes das Ligas para assinaturas de recibos de doações já realizadas pela Federação Maranhense de Futebol, tudo por conta da investigação do Ministério Público do Maranhão.

O presidente da Liga Imperatrizense de Futebol, Esmeraldo Batista Souza Júnior confirmou a história que tive acesso nesta segunda-feira.

“Eles me convidaram para essa história de patrocínio de um banco, mas depois eu vi lá um pessoal assinando alguma coisa e não sei te dizer o que era. Se tinha algum documento, algum recibo para assinar não me deram, até porque eu não participo desse tipo de coisa. Eu posso adiantar a você que eu não recebo doação da Federação. Recebi, em fevereiro R$ 900,00 referente ao alvará de funcionamento, apenas isto. Não recebi nenhum outro tipo de doação” – explicou.

Um outro presidente de uma Liga do interior confirmou ao BLOG que foi convidado a participar da reunião, mas que decidiu não comparecer. Ele também confirmou que o assunto da reunião seria o possível patrocínio da operadora de cartões de crédito para as competições amadoras.

4 comentários »

Quem é o mais presente e o mais ausente na AL?

3comentários

O repórter Jorge Aragão que faz a cobertura política na Rádio Mirante AM fez um levantamento sobre a presença dos deputados às sessões na Assembleia Legislativa. De acordo com o levantamento que levou em consideração apenas as sessões ordinárias, nenhum dos 42 deputados estaduais compareceu a todas as sessões.

Os cinco deputados que mais faltaram às sessões foram: Carlos Filho (38,5%), Camilo Figueiredo (48,1%), Edivaldo Holanda (50,8%), Hélio Soares (61,4%) e Rogério Cafeteira (62,5%). Os deputados que lideram o ranking são: Eduardo Braide e Jota Pinto (96,3%), Francisca Primo (93,9%), Tatá Milhomem (92,5%) e Marcelo Tavares (89,1%).

Os números levantados pelo radialista Jorge Aragão bem que deveriam ter sido divulgados pela própria Assembleia Legislativa, mas pelo que percebemos não há interesse algum em mostrar à população quem é o mais presente e o mais ausente na Casa.

Veja como foi a presença dos deputados no primeiro semestre:

Eduardo Braide (PMN) e Jota Pinto (PR) – 96,3%
Francisca Primo (PT) – 93,9%
Tatá Milhomem (DEM) – 92,5%
Marcelo Tavares (PSB) – 89,1%
Arnaldo Melo (PMDB) – 87,9%
Cleide Coutinho (PSB) – 86,7%
Neto Evangelista (PSDB) – 85,5%
Carlinhos Amorim (PSDB), Rubens Júnior (PCdoB) e Zé Carlos (PT) – 84,3%
Stênio Rezende (PMDB) – 83,1%
Eliziane Gama (PPS) e Magno Bacelar (PV) – 80,7%
Bira do Pindaré (PT) e Vianey Bringel (PMDB) – 79,5%
Édson Araújo (PSL), Gardênia Castelo (PSDB), Roberto Costa (PMDB) – 78,3%
Manoel Ribeiro (PTB) – 77,1%
André Fufuca (PSDB) – 75,9%
Antônio Pereira (DEM) – 74,6%
César Pires (DEM) – 73,4%
Valéria Macedo (PDT) e Doutor Pádua (PP) – 72,2%
Léo Cunha (PSC) e Alexandre Almeida (PTdoB) – 71%
Carlinhos Florêncio (PHS), Hemetério Weba (PV), Raimundo Cutrim (DEM) e Luciano Leitoa (PSB) – 69,8%
Fábio Braga (PMDB) – 69,6%
Rigo Teles (PV) e Edilázio Júnior (PV) – 68,6%
Afonso Manoel (PMDB) – 66,2%
Raimundo Louro (PR) – 65%
Marcos Caldas (PRB) – 63,8%
Rogério Cafeteira (PMN) – 62,5%
Hélio Soares (PP) – 61,4%
Edivaldo Holanda (PTC) – 50,8%
Camilo Figueiredo (PDT) – 48,1%
Carlos Filho (PV) – 38,5%

(Foto: Agência Assembleia)

Leia mais no BLOG de Jorge Aragão

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS