Bispo incentiva criança a dar brinquedo à igreja

3comentários

Uma criança de nove anos é incentivada por um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus a vender seus brinquedos e doar o dinheiro à igreja para que os pais parem de brigar. Enquanto isso, sua mãe é exorcizada no altar.

A cena ocorreu em culto da Universal em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e está sendo exibida em vídeo no blog do bispo Edir Macedo, fundador e líder da igreja.

A Universal foi procurada ontem para comentar o vídeo, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.

No vídeo, o menino conta ao bispo Guaracy Santos que seus pais têm brigado com frequência. O bispo pergunta que sacrifício ele fará pelos pais. “Eu vou dar tudo que eu tenho”, responde a criança. Guaracy devolve: “E o que é tudo que você tem?”. “Brinquedo”, diz o menino.

O bispo insiste: “Você vai vender?”. A criança diz que sim, e Guaracy pergunta, referindo-se ao dinheiro: “Pra colocar onde?” “No altar”, promete a criança.

Em seguida, sua mãe aparece em crises de convulsão, sendo segurada por um obreiro da Universal. O bispo diz que ela tem “o demônio” e “uma praga”. Depois, incentiva a criança a se aproximar. “Vai lá perto e fala: acabou pra você, diabo.”

E conclui: “Seja fiel, vende o que você tem. Tem fé pra isso? Vai na tua fé”.

Especialistas disseram à Folha que, embora não haja um artigo que trate explicitamente do caso, o vídeo fere os princípios do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ao expor o menino a possíveis constrangimentos, mesmo com o rosto borrado.

Direito da criança

Ricardo Cabezón, presidente da Comissão de Direitos Infanto-Juvenis da OAB-SP, diz que o recurso não impede que o menino seja identificado por conhecidos.

“A criança deve ser poupada. Se a própria mãe está numa situação de incapacitada, nas mãos de outra pessoa, não se pode pegar uma criança para que ela explique o que está se passando.”

A advogada Roberta Densa, que dá aulas sobre o ECA, avalia que o bispo se aproveita da condição “vulnerável” da criança. “É uma situação de manipulação.”

Para João Santo Carcan, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o papel da igreja, ao tomar conhecimento de um problema desses, seria entrar em contato com os órgãos públicos de assistência social. “Ali tratam a criança como instrumento de receita”, diz.

O vídeo foi postado no YouTube e noticiado ontem pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Até ontem tinha 571 comentários no blog de Macedo, a maioria de fiéis da Universal. Muitos elogiam a “valentia” do garoto.

Folha.com

3 comentários para "Bispo incentiva criança a dar brinquedo à igreja"


  1. Diana Serra

    O que as igrejas evangelicas, principalmente as endemoniacas como a universal fazem é brincar com a dignidade humana. Isso que deveria ser revisto na nossa Constituição e obrigar que paguem impostos pelo que roubam das pessoas. Elas roubam a dignidade humana com essas cenas, como dessa “atriz” e ainda usam uma criança, assim como nas novelas.
    Zeca isso não passa de uma encenação teatral para introjetarem na mente das pessoas de pouca fé e agora estão usando até as crianças para contribuirem com esse massacre mental.
    Será quem nunca vai aparecer um politico ou mesmo um jurista que tenha coragem o suficiente para enfretar essa situação?
    Você vê todo dia surgindo uma igreja e logo um colégio atrás, como forma de roubar mais ainda sem pagar impostos. Não vai demorar muito e veremos outra universidade aparecer em São Luis, espere e verá!
    Não é só a universal, também a assembléia, a adventista, a batista, são todas exploradoras da dignidade humana.
    Jesus tornou-se a mercadoria mais vendida no mundo por esses fariseus. E o povo esqueceu que Jesus jamais cobrou um centil para ter o nosso coração. O satanás está dentro de cada um pelas ações, pensamentos e sentimentos.
    Eu fico pasma de ver como o ser humano é o animal mais burro da face da terra.
    Eu acho até que vou fundar uma igreja também para lavagem de dinheiro, vamos? Ficaremos ricos rapidinho.
    twitter: @dianaserra2
    http://dianaserra.com.br

  2. Tímon.

    Zeca Soares, Eis aqui uma grande verdade e a fonte dessa bagunça na cristandade moderna.
    A igreja universal só prospera porque sua base doutrinária tem respaldo das igrejas protestantes modernas capitaneadas pela igreja Batista Na realidade, afora as diferenças de ritual, igrejas como a Universal em nada diferem das ditas pentecostais. De qualquer forma toda a sua doutrina se bem pesado e medido é batista e por isso não é tida como seita pelas demais do mesmo naipe como fazem com os adventistas, testemunhas de Jeová e mórmons. O padre americano O’bien em sua obra “A fé de milhões” as acusam de filhas separadas da igreja Romana, pois as mesmas seguem seus ditames, sobretudo porque endossam a mudança do decálogo feito pela igreja Romana – uma questão gravíssima do ponto de vista teológico, até porque o próprio autor da obra “O manual da Igreja Batista”, paastor, H.O. Hicox admite que a sua igreja, bem como a cristandade quase inteira, labuta em erro ao guardar o dia de domindo e não o sábado bíblico e hsitórico. O Certo é que esta questão tão antiga foi, por assim dizer, “esquecida” propositalmente porque prejudicaria a arrecadação aquilo que as igrejas mais gostam – DINHEIRO, e não almas. imagine se a Universal está preocupada que vc deixe de trabalhar coo exide o mandamento sabático!!! Ela quer a tua grana isso sim. Aliás, engraçado os seus diversos rituais. Não faz muito tempo ele mandou construir a arca da aliança para dar voltas dentro igreja numa de suas diversas campanhas de cura, fazendo o povo adorar a arca. Todavia, pergunte se tocavam no assunto do seu conteúdo – OS DEZ MANDAMENTOS. Isso não, e por que? Ora, lá estão os preceitos morais divinos que eles não querem ouvir falar em segui-los todos, até porque acusam a igreja Romana de ser idólatra com base no transgressão do segundo mandamento, mas seguem-na na transgressão do quarto – a guarda do Sábado que, erroneamente, acham ser cerimonial e não moral, acreditando na maior falácia doutrinária ensinada até hoje à partir da entrada do paganismo na igreja já por volta dos século dois-três – que Jesus encerrou sua lei moral na cruz. Levei anos para compreender este assunto e só consegui fora do Brasil, na Eurora, Acredite, todos escondema verdade para levar vantagem porque se ela viesse à tona derrubaria a Universal e suas irmãzinhas de plantão. Portanto, são quase todas culpadas do que está havendo, pois assinam embaixo. EIS A MAIS PURA VERDADE.Mais não é assunto fácil até porque confundem o Sábado bíblico moral com os demais sábados festivos ou cerioniais. Estudando o assunto por anos, resguardados das falsas interpretações e exageros dos judeus, compreendemos bem a questão, pois assim arremata o citado autor batista “…Esta questão, deste ponto de vista, é a questão mais séria e embaraçosa que reclama a atenção das igrejas cristãs modernas…”, E acrescenta; “… Nós bem sabemos que o domingo tem origem pagã, entrou pelas portas do fundo da Igreja católica Apostólica Romana e foi dada ao protestantismo como um legado sagrado. PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA?

  3. Rosa

    Meu Deus a que pontos cehagamos Zeca? Isso é uma loucura!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: