Uma das informações que o Ministério Público do Maranhão está pedindo à Confederação Brasileira de Futebol – CBF diz respeito à não publicação no site da entidade do balanço financeiro de algumas Federações, dentre elas a do Maranhão. O requerimento da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor solicitando essas e outras informações será encaminhado ainda esta semana à CBF.
No site da CBF constam apenas os balanços de 2010 de 19 Federações (veja imagem abaixo).
Um fato que chama a atenção, por exemplo são os balanços das Federações do Acre e do Rio Grande do Norte. Embora a grande maioria das Federações recebam recursos da CBF, essas duas não discriminam o recebimento de recursos da entidade, a menos que elas estejam no ítem outras receitas.
No balanço financeiro (balanço social) que divulgou no seu site, no ano passado, a CBF liberou R$ 14,5 milhões às Federações, mas também não discrimina quais as Federações e os valores que foram liberados.
Isto motivou a promotora de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti a pedir que a CBF informe quanto foi destinado à Federação Maranhense de Futebol (FMF), entre 2009 e 2011 e qual a orientação da entidade para utilização por parte da entidade, uma vez que no mesmo balanço financeiro, a CBF diz que os recursos são para o auxílio às Federações Estaduais são destinados ao financiamento de campeonatos e outras atividades por elas organizados.
É para esclarecer fatos como este que a Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor baixou portaria instaurando o inquérito civil público para investigar a Federação Maranhense de Futebol.
Leia mais
Cuidado! Essa promotora é midiática. Faz de tudo para aparecer na imprensa.
Estamos com a senhora promotora vá em fren te que tem muita coisa pela frente.
Que as forças ocultas do Maranhão não lhe atrapalhem.
Vá em frnte promotora que a senhora vai encontrar muita coisa absurda nesta entidade que está matando com o futebol do Maranhão.