Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de julho de 2011
Os participantes do 6º Encontro de Miolos de Bois fizeram uma apresentação especial, ao final da tarde desta sexta-feira, em frente ao Palácio dos Leões. A governadora Roseana Sarney prestigiou o evento, homenagem aos brincantes que dão vida ao principal personagem do bumba-meu-boi.
“Fiz questão de dar um abraço nos brincantes, porque são eles que conduzem o símbolo maior dos nossos festejos. Sem os miolos, os bois não dançam. Isso é a nossa cultura, é a nossa tradição”, disse Roseana Sarney.
O miolo Gilberto Marques Santos estava muito emocionado em fazer parte da festa folclórica do estado. “É uma emoção muito forte; ser miolo corre nas veias. Nós, os miolos, temos uma emoção diferente ao dançar no boi”, disse.
Para o coordenador do Encontro de Miolos, Zé Reis, o projeto já entrou para o calendário pós-festejos juninos. “Foi um presente que a governadora Roseana nos deu: além de nos apoiar, veio prestigiar este movimento que está se tornando tradicional”, afirmou.
As informações são da Secom (Foto: Antônio Martins)
Categoria Americano • Variedades
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de julho de 2011
Terminou nesta sexta-feira, a primeira Etapa Regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), na cidade de Chapadinha. No encerramento das disputas, o secretário-adjunto de Desporto Educacional da Sedel, Alim Maluf Neto, participou da solenidade de premiações das equipes vencedoras.
A competição ocorreu durante uma semana e contou com a participação de estudantes/atletas dos municípios de Chapadinha, Vargem Grande, Presidente Vargas, Miranda do Norte, Rosário, Humberto de Campos, Barreirinhas, Afonso Cunha, Coelho Neto e Itapecuru-Mirim. Os campeões das modalidades coletivas (futsal, beach-soccer e futebol de campo) asseguraram vagas para a próxima etapa Interregional dos JEMs.
“Nossa intenção, com o novo formato dos JEMs, foi de aumentar o número de municípios participantes aglutinando mais regiões e diminuindo despesas das prefeituras. Nesta primeira Regional, em Chapadinha, o saldo foi bastante positivo e gratificante”, explicou Alim Maluf Neto.
A partir deste sábado até a próxima sexta-feira (15), será em Pastos Bons. Em seguida, em Buriticupu (de 17 a 22 de julho), Coroatá (de 25 a 30 de julho), Buriti Bravo (de 17 a 22 de julho) e Pinheiro (de 25 a 30 de julho).
As informações são da Sedel
Categoria Esporte
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de julho de 2011
Não sei onde vai parar essa briguinha boba entre Prefeitura e Governo do Estado, só sei que a população não suporta mais desse tipo… Estão indo longe demais!
Pois bem, Prefeitura de São Luís e Governo do Estado anunciam para este sábado, na Avenida Litorânea o lançamento de uma programação para o período de férias. O Governo do Maranhão, através da Sedel lançará o projeto “Verão Litorânea: a Estação dos Esportes”. A Prefeitura de São Luís contra ataca com o projeto “Verão de Todos”.
Os dois eventos ocorrerão no mesmo local: as praias de São Marcos e Calhau. É tudo a mesma coisa, no mesmo lugar. Seria coincidência ou briga por espaço? Não sei, estou tentando compreender.
Que a praia é um local mais do que apropriado para a prática do esporte e do lazer disto ninguém tem dúvida. Mas, não podemos aceitar tamanha burrice…
Não seria melhor uma parceria? Prefeitura e Governo do Estado não fariam algo melhor, juntos?
Acho que a briguinha já está indo longe demais. Castelo e Roseana precisam entender que a população está pouco ligando para isso. Ela quer uma cidade bem administrada e sonha com um Estado que avance. Não adianta um querer fazer e o outro atrapalhar. Só quem perde é a população de São Luís.
Brigam por conta da construção de avenidas, hospitais, escolas… e perdem a oportunidade de fazer mais pela população.
Que este pequeno exemplo da avenida Litorânea sirva para uma profunda reflexão.
A população já entendeu tudo… As autoridades é que precisam agir com grandeza e deixar as questões de interesses pessoais de lado.
É isto que São Luís espera dos políticos, enquanto caminha para os seus 400 anos.
(Arte: Maurício Araya)
Categoria Política
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de julho de 2011
A Prefeitura de Paço do Lumiar denunciou ao Ministério Público, esta semana, o vice-prefeito da cidade, Raimundo Filho (PHS). Ele é acusado de ter contratado e efetuado o pagamento de mais de R$ 400 mil à Construtora Maranhense e Comércio LTDA apenas nos sete dias em que esteve no comando da cidade, quando do afastamento de Bia Venâncio por decisão do Pauta Zero.
Uma verdadeira façanha!
De acordo com o processo de “contratação”, a Construmar teria que revitalizar ruas da comunidade do Iguaíba. A obra foi embargada. A Prefeitura alega má qualidade na prestação dos serviços.
Mas não é só isso que salta aos olhos.
O pagamento à construtora foi realizado após a celebração de termo um aditivo publicado no Dário Oficial do Estado em 3 de junho, apenas um dia após a posse de Raimundo Filho. Um processo como esse demoraria, normalmente, cerca de 45 dias percorrendo gabinetes. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Leia mais no BLOG de Gilberto Léda
Categoria Política