A classificação hoteleira vai favorecer a competitividade entre os hotéis e facilitar a escolha do usuário. Essa foi a avaliação do ministro do Turismo, Pedro Novais, durante entrevista concedida ao programa Bom Dia, Ministro desta quinta-feira (9/6) para falar sobre o novo sistema de classificação hoteleira que será adotado no Brasil.
Novais aposta que, embora a adesão ao sistema seja voluntária, a rede hoteleira vai se interessar em participar do processo, porque isso será útil para o setor
Segundo o ministro, atualmente existe uma certa confusão quando se trata da classificação hoteleira no Brasil, porque tanto as redes estrangeiras trazem para o país as estrelas dos seus hotéis no exterior, quanto as redes brasileiras imitam os grandes e colocam o número de estrelas que desejam em seus estabelecimentos. “O nosso sistema é exatamente para regularizar isso”, ressaltou Novais, que explicou que o novo sistema é bastante criterioso porque teve como base estudos de 24 países e obedece a padrões internacionais e a matrizes muito rígidas de classificação. Além disso, o Ministério contará com a parceria das secretarias de turismo estaduais e principalmente do Inmetro, que vai fazer a verificação de cada estabelecimento para definir a sua classificação.
“Só poderá usar estrela o estabelecimento que tiver sido classificado pelo Ministério do Turismo. E a segurança é dada não só pelo Ministério, a segurança é proporcionada principalmente pelo Inmetro, que fiscalizará tanto os hotéis quando da sua inscrição, quanto também durante o período em que ele estiver classificado.”
A expectativa de Novais é que até a Copa do Mundo de 2014, cerca de 60% dos 25 mil meios de hospedagem existentes no país estejam classificados, especialmente nas cidades-sede. Para isso, explicou ele, já foi iniciada uma campanha de promoção por meio das grandes associações de redes hoteleiras, bem como uma ação de publicidade mais geral, para que a rede hoteleira adira ao sistema que está sendo implantado.
Ouça abaixo íntegra da entrevista do ministro do Turismo, Pedro Novais:
Blog do Planalto