Por Zeca Soares • quinta-feira, 02 de junho de 2011
O Sampaio deverá disputar a Copa União com um time B ou até não disputar a competição da FMF que tem início previsto para o dia 24 de julho. Se o Tricolor confirmar o favoritismo e conquistar o título de bicampeão maranhense a prioridade será o Campeonato Brasileiro Série D.
Por isso, a participação do Sampaio na Copa União, se viabilizada financeiramente será com um time B. É que a competição garantirá o campeão na Copa do Brasil em 2012, mas no caso do Sampaio, se o time conquistar o Campeonato Maranhense, além de garantir vaga no Campeonato Brasileiro Série D levará também uma vaga na Copa do Brasil.
– Eu posso garantir a você que se formos campeões maranhense e não houver viabilidade financeira para a nossa participação na Copa União, o Sampaio disputará somente o Campeonato Brasileiro que é a nossa prioridade nº 1, após o encerramento do Campeonato Maranhense – adiantou o presidente Sérgio Frota.
A posição do Sampaio é absolutamente correta. O time precisa concentrar todas as atenções no Campeonato Brasileiro Série D. Nos últimos anos, a participação dos clubes maranhenses em duas competições só prejudicou os nossos representantes.
E você torcedor do Sampaio o que acha? O Tricolor deve ou não participar da Copa União mesmo com um time B? Deixe o seu comentário.
Foto: Site do Sampaio
Categoria Sampaio | Tags Sampaio
Por Zeca Soares • quinta-feira, 02 de junho de 2011
Estão abertas, até esta sexta-feira (3), as inscrições para a primeira edição da Copa Jayme Santana de Tênis de Idades. O evento é supervisionado pela Federação Maranhense de Tênis (FMT) e será realizado no Centro de Excelência de Tênis (CET-By Marcelo Abreu), localizado no bairro do Calhau, entre os dias 8 e 12 deste mês. Como incentivo aos atletas, a competição contará pontos para o ranking maranhense de tênis, organizado pela FMT, e para o ranking brasileiro G3, de responsabilidade da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
A I Copa Jayme Santana é o primeiro passo para que atletas maranhenses possam disputar competições de tênis no cenário nacional, já que a competição concederá pontos no ranking brasileiro G3. Este é o primeiro torneio organizado pela FMT que valerá pontuação a nível nacional.
De acordo com a organização da Copa Jayme Santana de Tênis de Idades, a competição tem o objetivo de revelar talentos maranhenses. Tanto no masculino quanto no feminino, o torneio foi dividido nas seguintes categorias: 11/12 anos, 13/14 anos, 15/16 anos, 17/18 anos, 19/34 anos, 35/45 anos, 45/55 anos, 55/65 anos e 65/75 anos.
Os interessados em participar do torneio devem entrar em contato com a organização da Copa Jayme Santana pelo telefone (98) 3233-6761. Outras informações podem ser obtidas nos sites do CET (www.cetacademia.com.br) ou no da FMT (www.tenismaranhense.com.br).
Homenagem
Com a realização da Copa Jayme Santana, a Federação Maranhense de Tênis e o CET-By Marcelo Abreu prestam homenagem a um grande desportista que se dedicou para o esporte maranhense. Além desta homenagem a Jayme Santana, o presidente da FMT, Clineu Coelho Filho, garante que mais personalidades serão homenageadas em outras competições.
“É com grande honra e satisfação que a Federação Maranhense de Tênis e o CET-By Marcelo Abreu, realizarão um torneio homenageando este atleta eclético e grande personalidade pública que sempre prestigiou o tênis maranhense, o voleibol e o basquete: o senhor Jayme Santana. A FMT pretende ainda este ano homenagear outros grandes atletas, tais como Cleon Furtado, Joaquim Haickel, Mário Filho, Caruso e vários professores que até a presente data contribuem para o engrandecimento do tênis do nosso Estado”, explicou Clineu Filho.
Categoria Americano | Tags copa jayme santana, Tênis
Por Zeca Soares • quinta-feira, 02 de junho de 2011
O Campeonato Paraense corre o risco de ser paralisado e acabar no Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA). O Remo entrou com uma medida cautelar na Federação Paraense de Futebol (FPF), nesta quinta-feira, solicitando que a entidade suspenda a realização das finais do segundo turno entre Cametá e Independente.
O departamento jurídico do time azulino acusa o zagueiro do Independente Edilson Belém de ter dois registros de identidade na Polícia Civil. A denúncia pode fazer o jogador responder na Justiça pelo crime de falsidade ideológica.
Para este tipo de crime a lei prevê duas penas distintas. A primeira é a reclusão de um a cinco anos, e multa, quando o documento objeto da fraude é público. A segunda prevê reclusão de um a três anos, e multa se o documento for particular.
A diretoria do Leão aposta todas suas fichas neste caso para ganhar a vaga do Independente e continuar com chances de brigar pelo título e por vaga na Série D do Brasileiro. O presidente azulino, Sérgio Cabeça, demonstrou confiança com relação ao caso.
“Estamos otimistas quanto a essa medida cautelar que entramos na Federação que vai ser encaminhada ao STJD. O jogador tem dois Registros Gerais e dois registros na CBF, com idades diferentes. E ainda há divergência na sua filiação. Esperamos que o Tribunal venha a suspender o Campeonato Paraense”, afirmou, em entrevista à Rádio Clube do Pará.
E o regulamento?
O grande problema é que o regulamento do Parazão não prevê em nenhum de seus artigos punições para este timpo de caso. O secretário executivo da FPF, Juarez Scotta, afirmou que a denúncia será analisada pelo presidente do TJD-PA, Antonio de Barra Brito. A partir desta análise é que será sabido o desfecho do caso.
Enquanto a situação não é esclarecida, as finais do returno do Paraense continuam marcadas para os próximos dois finais de semana. No próximo domingo, o Cametá recebe o Independente, às 16 horas. No outro domingo, o jogo será em Tucuruí no mesmo horário. O duelo também definirá o representante paraense na Série D. Campeão do primeiro turno e com vaga assegurada na Série C, o Paysandu assiste a tudo de camarote.
Leia mais na Agência Futebol Interior
Categoria Futebol
Por Zeca Soares • quinta-feira, 02 de junho de 2011
Desde 2007 foram cinco títulos. Um deles uma Copa do Brasil contra o Corinthians. Nesta quinta-feira, o lateral-esquerdo maranhense Dutra, 37 anos, foi dispensado pelo Sport e agora está à procura de um clube para não pendurar as chuteiras.
O ex-jogador do Leão, de 37 anos, revelou à Revista Série B que ficou muito triste com a maneira como saiu do clube e não se considera velho para continuar no futebol. Dutra recebeu apoio dos torcedores do Sport e acredita que o clube tem condições de voltar para a Primeira Divisão. Veja a entrevista completa com o lateral!
– Foi uma decisão tomada pelo treinador e pela direção do Sport. Eles alegaram que eu estava muito velho e queriam jogadores mais jovens no elenco. Eu ainda tinha condições de jogar. Não tive muitas oportunidades esse ano, mas todas as vezes que entrei em campo não comprometi, não fui superado fisicamente pelos adversários. Porém, nós temos que respeitar a decisão do treinador. Fico triste, mas tenho que respeitar – afirmou.
Leia mais na Revista Série B
Categoria Série B | Tags Série B, Sport
Por Zeca Soares • quinta-feira, 02 de junho de 2011
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira, em caráter conclusivo, proposta que isenta da taxa de inscrição no vestibular nas instituições federais de ensino superior os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública e os que tenham recebido bolsa integral em escola particular.
Em ambos os casos, os candidatos devem comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (o equivalente hoje a R$ 817,10).
A proposta será encaminhada para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário.
O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Educação e Cultura ao Projeto de Lei 176/07, do deputado Fábio Souto (DEM-BA).
A proposta foi aprovada com emenda do relator, deputado Paes Landim (PTB-PI) (foto), que substituiu a expressão “instituições públicas” por “instituições federais”. Landim lembra que nem todas as instituições públicas são federais, cabendo aos estados legislar no caso das instituições estaduais.
Agência Câmara
Categoria Notícias
Por Zeca Soares • quinta-feira, 02 de junho de 2011
Um crocodilo foi flagrado nesta quinta-feira (2) saltando mais de um metro fora d’água para capturar dois peixes lançados pelos tratadores em uma fazenda de crocodilos em Manila, nas Filipinas. Os répteis foram tratados com peixes que morreram em um lago nas Filipinas devido ao aumento da temperatura da água provocada pela atividade do vulcão Taal.
Do G1 / Foto: Romeo Ranoco/Reuters
Categoria Notícias
Por Zeca Soares • quinta-feira, 02 de junho de 2011
Assim que desceram do carro que os buscou no aeroporto, Neymar e Elano encontraram uns 50 fãs espremidos na grade de proteção do hotel. As meninas, aliás, gritaram histéricas pelo atacante santista, que apenas acenou. Já dentro do hotel, o garoto foi pressionado pelos microfones e negou ser protagonista.
– Não, não (sou o cara da Seleção). Sou apenas mais um que está aqui para ajudar o grupo – declarou Neymar, que pelo assédio em sua chegada provou que é, sim, o principal atleta dentre os 27 convocados por Mano Menezes para os amistosos de sábado, contra a Holanda, em Goiânia, e terça, diante da Romênia, em São Paulo.
No aeroporto Santa Genoveva, Neymar perdeu um anel de prata que costuma usar. Ele foi ao banheiro e esqueceu em cima da pia. Um segurança achou o objeto, o entregou para uma funcionária e ela levou de volta ao craque da Seleção.
Como jogaram pelo Santos na noite da última quarta-feira, em Assunção, no Paraguai, Elano e Neymar farão apenas um trabalho regenerativo na tarde desta quinta-feira (a primeira parte da atividade será fechada para treinamento de bola parada). Segundo o médico José Luiz Runco, não tem como ser diferente.
– Eles vão fazer apenas um regenerativo e descansar para treinarem normalmente na sexta-feira – resumiu o médico da Seleção Brasileira.
Em grande fase, Neymar é a principal estrela da Seleção Brasileira no momento. E a maior esperança do técnico Mano Menezes na disputa da Copa América. Só que tanto ele quanto Elano devem se apresentar mais tarde para a competição, já que a grande final da Libertadores será no dia 22 de junho. A primeira é no dia 15.
Segundo a programação da CBF, os jogadores têm de se apresentar para exames médicos no Rio de Janeiro no dia 20 de junho. A ida para Argentina é no dia 21.
Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca
Categoria Seleção Brasileira | Tags Neymar
Por Zeca Soares • quinta-feira, 02 de junho de 2011
Contra o Atlético-PR, gol e careta. Contra o Coritiba, outro gol e uma nova careta. A comemoração de Alecsandro, em homenagem ao pai Lela, que eternizou o gesto justamente pelo Coxa, rival na final da Copa do Brasil, poderia virar sua marca registrada. Mas na verdade ela está com os dias contados. Brincalhão, o camisa 9 do Vasco se disse uma pessoa muito descontraída e admitiu que não gosta muito de chegar em casa e ver uma foto sua mandando careta para os torcedores.
– Não gosto muito da careta. Essa, inclusive, pode ser a última. Depois eu olho na televisão e fica feio. É uma careta mesmo. E eu sou um cara alegre e descontraído. Fazer careta para os outros é algo estranho para mim. Vou deixar para os jogos especiais – afirmou.
Alecsandro disse que não tinha premeditado a careta desta vez. Mas o gol estava vivo na sua cabeça. O atacante revelou que conversou com o seu pai e garantiu que iria marcar um gol hoje. Só que a comemoração surgiu apenas em campo, já que havia uma certa preocupação com a reação da torcida do Coritiba. No entanto, ele acredita que ninguém no rival vai pensar em desrespeito já que o carinho pelo clube é sincero.
– O que está na história ninguém pode apagar. Eu sou grato ao Coritiba e o meu pai também. Durante muitos anos o Coritiba foi responsável pelo nosso prato de comida, foi quem nos manteve e quem nos colocou no futebol. Tenho certeza de que ninguém vai encarar como desrespeito – afirmou.
Leia mais no Globoesporte.com
Categoria Copa do Brasil | Tags Vasco
Por Zeca Soares • quinta-feira, 02 de junho de 2011
Duas partidas de basquete masculino abrem as disputas da Etapa Metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) para as escolas públicas nesta sexta-feira (3). A rodada dupla começa às 19h, no Ginásio do Comando Militar, no bairro do Calhau.
Na primeira partida da noite, o C.E.Y. Bacanga encara o Colégio Militar pela categoria infanto. Na sequência, às 20h, é a vez dos meninos do Cintra enfrentarem o Liceu Maranhense também pela categoria infanto. A rodada do basquete será finalizada no fim de semana, com jogos no Ginásio do Uniceuma I.
No fim de semana (4 e 5), será a vez das estreias das outras modalidades coletivas (beach-soccer, vôlei, futebol, futsal e handebol) da chave das escolas públicas. Toda a tabela de jogos deste fim de semana pode ser obtida no site da Secretaria de Esporte e Lazer (www.esporteelazer.ma.gov.br). Em seu site, a Sedel disponibiliza, ainda, a classificação atualizada de cada modalidade, os resultados, notícias e galerias de fotos dos JEMs 2011.
Próximos jogos do basquete
03/06 – sexta-feira (Comando Militar – Calhau)
19h – C.E.Y. Bacanga x Colégio Militar (infantomasculino)
20h – Cintra x Liceu Maranhense (infanto masculino)
04/06 – sábado (Uniceuma I)
8h – Reino Infantil x Crescimento (infantil masculino)
9h30 – Dom Bosco x Literato (infantil masculino)
11h – Batista x Educator (infanto masculino)
12h – Upaon-Açu x Reino Infantil (infanto masculino)
13h – C.E.Y. Bacanga x Liceu Maranhense (infanto masculino)
14h – Colégio Militar x Cintra (infanto masculino)
As informações são da Sedel
Categoria Jogos Escolares | Tags JEMs, Jogos Escolares Maranhenses
Por Zeca Soares • quinta-feira, 02 de junho de 2011
O anúncio da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em inglês) de que o uso de telefones celulares pode levar ao câncer reacende um velho debate. O texto divulgado pelos pesquisadores diz que não há casos comprovados de que isso tenha ocorrido e reconhece que não existe certeza absoluta de que haja relação entre os dois.
Os pesquisadores disseram ainda que serão necessárias mais pesquisas nesse campo antes que se possa chegar a uma conclusão definitiva.
Não é de hoje que os cientistas procuram essa resposta. O G1 fez um levantamento e, apenas de 2006 para cá, houve pelo menos dez estudos nesse sentido. Os resultados são contraditórios ou inconclusivos. Veja na tabela abaixo que pesquisas são essas:
Categoria Notícias