Fórum discute políticas públicas para o esporte

0comentário

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel participa no Rio de Janeiro, do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer. O Fórum é presidido por Márcia Lira, secretária de Esportes do Rio de Janeiro. Os 17 secretários presentes debateram vários temas, como impacto e oportunidades da Copa de 2014 e o papel dos estados em eventos esportivos internacionais.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, participou do encontro e discursou sobre metas e estratégias do Fórum Nacional. Ele apontou como prioridade a presença dos secretários e gestores nessas reuniões. Segundo Orlando Silva, o Fórum é uma importante ferramenta para intensificar as políticas públicas e alinhar os estados quanto às diretrizes do governo federal.

Durante o Fórum, o Ministro Orlando Silva afirmou que “todos estados devem ter centros de excelência em treinamento com o apoio do Governo Federal”. Desde o ano passado, o governo do Maranhão encaminhou toda a documentação para credenciar a cidade de São Luís a receber uma das seleções que disputarão a Copa de 2014.

O coordenador de projetos da FGV – Fundação Getúlio Vargas, Pedro Trengrouse, responsável pela palestra com o tema: “Copa 2014 – Impactos e Oportunidades”, apresentou um estudo que mostra a estimativa de dinheiro que será injetado na economia do País. “Serão R$ 142 bilhões de reais adicionais na economia do Brasil, que vão gerar oportunidades de emprego e renda para todos os estados envolvidos”, explicou. Trengrouse também destacou a importância de uma copa sustentável que não agrida o meio ambiente e que disponha de grandes áreas verdes.

O secretário Joaquim Haickel foi escolhido vice-presidente de relações institucionais do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e será uma espécie de “Diplomata”. Nesta quinta-feira, o secretário da Sedel participa a convite do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Seminário de Candidatura à Cidade-Sede das Olimpíadas Escolares 2013.

A próxima reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer vai acontecer no dia 6 de julho em Natal-RN.

sem comentário »

Brasil apoia Copa de 2030 na Argentina e Uruguai

0comentário

O Brasil apoiou publicamente nesta quarta-feira a candidatura conjunta de Uruguai e Argentina para receber a Copa do Mundo de 2030. O anúncio foi feito de forma oficial pelo chefe de gabinente do Ministério do Esporte, Vicente de Lima Neto. A parceria entre os países membros do Conselho Americano de Esporte (Cade) foi divulgada na reunião do órgão, no Rio de Janeiro.

– Achamos oportuno que os países reunidos nos eventos no Rio de Janeiro possam reforçar e se solidarizar com a reivindicação do Uruguai e da Argentina. Vamos fazer o anúncio de nosso apoio chegar à Fifa, com o peso que esta reunião do Cade representa para o esporte mundial – afirmou o político, que estava representando o ministro do esporte, Orlando Silva.

Cláudio Morresi, secretário de esporte da Argentina, defendeu a candidatura por se tratar de um momento histórico para os dois países.

– O ano de 2030 será muito significativo para o esporte. Haverá a comemoração dos 100 anos do primeiro mundial de futebol, no Uruguai, que teve na final exatamente os dois países. Acreditamos que podemos conquistar o direito de ser sede – disse Morrei, referindo-se ao triunfo uruguaio por 4 a 2 e a conquista da primeira Copa do Mundo.

O diretor de esportes do Uruguai, Ernesto Irurueta, afirmou que a data é significativa para o país. Além da Copa de 1930, a constituição uruguaia data de 1830.

– Temos uma cultura comum, um desenvolvimento no esporte comum, até mesmo a melhor dupla de cantores de tango do mundo – brincou o uruguaio, fazendo uma alusão a Carlos Gardel e ao uruguaio José Razzano.

Morresi afirmou que a candidatura já foi entregue à Fifa, diretamente ao presidente Joseph Blatter. O dirigente da entidade máxima do futebol teria recebido a intenção dos países com “simpatia”.

Caso seja aprovado, o Mundial de 2030 seria o segundo realizado em conjunto por dois países. A primeira foi em 2002, quando Japão e Coréia do Sul receberam a competição. Naquela ocasião, o Brasil conquistou o pentacampeonato.

Globoesporte.com

sem comentário »

Sedel realiza congresso técnico do JEMs 2011

0comentário

A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) realizará, na manhã desta quinta-feira (5), às 9h, no Auditório da Faculdade São Luís, o congresso técnico dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) com representantes das escolas particulares da Região Metropolitana de São Luís, que inclui os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Os colégios disputarão as modalidades coletivas deste ano na competição, que terá início neste fim de semana.

No congresso serão sorteados os grupos da disputa, definida a tabela de jogos, além de esclarecidos os principais pontos da competição de 2011, como o regulamento, os locais de disputa, os critérios de classificação por fase, entre outros assuntos.

Já o congresso técnico com os representantes das escolas públicas será realizado somente no dia 25 deste mês. As disputas para eles começam no dia 28 de maio e seguem até o dia 26 de junho. Estas datas valem tanto para a categoria Infantil quanto Infanto.
 
JEMs 2011

Nesta edição, os JEMs serão disputados em quatro fases: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e Regional. A intenção da Sedel é reduzir as despesas das prefeituras e ampliar o número de participantes na competição.

“Nosso objetivo é resgatar o brilho das edições anteriores dos nossos jogos. Para isso, estamos trabalhando para termos mais público durante a competição, atraindo cada vez mais a comunidade maranhense”, explicou o secretário-adjunto Alim Maluf Neto.

Além da mudança no formato dos JEMs, as fases decisivas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas em dois períodos distintos. Assim, os vencedores desta edição dos JEMs poderão se concentrar na disputa das Olimpíadas Escolares. Por isso, as finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos) serão em agosto e as do Infanto (de 15 a 17 anos), vão ocorrer em setembro e outubro.
 
Locais dos JEMs na fase Metropolitana

Basquete: Uniceuma I
Beach Soccer: Arena Domingos Leal (Lagoa da Jansen)
Futebol: Ipem e Estádio Fecurão
Futsal: Polícia Militar, Castelinho e Apae
Handebol: Ufma
Vôlei: Colégio Batista
 
Calendário por etapas

Metropolitana e Municipal: de 7 de maio a 26 de junho (Infantil e Infanto)
Regional: 1º de julho a 29 de julho (Infantil e Infanto)
Inter-regional: de 4 a 8 de agosto (Infantil) / de 24 a 28 de setembro (Infanto)
Estadual: 9 a 21 de agosto (infantil) / de 29 de setembro a 10 de outubro (Infanto)

As informações são da Sedel

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS