Assistindo ao jogo Portuguesa e Mirassol, pelo Paulistão, no último final de semana, me surpreendi com um jovem ao meu lado narrando a partida e todos os seus lances. Ele não se encontrava em uma cabine de rádio ou televisão, mas sim em uma área de extensão da arquibancada do estádio. Embora não soubesse o nome de todos os jogadores em campo, com desenvoltura relatava o caminho da bola em campo empunhando um pequeno gravador como se fosse um microfone.
Yuri Augusto Santos Gonçalves estava pela primeira vez no Canindé. Recém chegado a São Paulo, este maranhense de 24 anos veio em busca do sonho de ser narrador esportivo. “Sei que é difícil, mas cedo ou tarde chegarei lá”, exprime.
Quando criança, era sempre chamado a atenção em casa por ficar em voz alta simulando a narração de partidas que assistia na televisão. Chegou até a criar campeonato com ele próprio para imitar jogos e jogadas entre times como o objetivo de aprimorar a fluência na locação do futebol. Com dedicação assim, acabou dobrando a família sobre seus reais objetivos com tudo aquilo.
Formado em Jornalismo pela Universidade do Maranhão no ano passado, atuou como repórter da importante rádio Mirante AM, de São Luís.
Enquanto o sonho não se realiza em São Paulo, treina a voz – como fez no Canindé -, inclusive utilizando bordões criados por ele próprio para as diversas situações de jogo. É o caso da expressão “e fulano de tal foi lá pra conferir”, que deve ser pronunciado após o gol. Yuri criou até um bordão se a partida envolver um gol da Seleção Brasileira. O fraseado, nesse caso, é o seguinte: “Bate no peito que é gol brasileiro”.
Vou bater no peito quando esse rapaz chegar lá.
Por Augusto Diniz, Blog Esporte por aí
Saiba mais
O Yuri permanece em São Paulo após concluir um curso de jornalismo esportivo. Foi convidado a retornar à Rádio Mirante AM para integrar a equipe de esporte, mas pelo visto o garoto deve seguir carreira mesmo no sul do país. Boa sorte Yuri!
Yuri,
Quer dizer que era vc que comentava no programa do Marcial Lima ??? Sinceramente , não entendi porque a Mirante deixou você escapar ,…,sua opnião sempre foi dada através de analise de conjunturas bem contextualizadas , isso você faz muito bem . Parabens.
Você sabe que a maioria dos locutores esportivo de radio e TV são antigos , (Na Globo Galvão, Band Luciano do Vale, Silvio Luis), todos ja secentões e mais de 30 anos narrando, os canais fechado ESPN, SPORTV tem gente mas nova, porém me parece que existe um modelo de narração a ser seguido , que eu acho frio e abistem a capacidade individual do narrador ,
Na radio não é diferente, aqui em São Luis os narradores apenas mudaram de emissora , com exceção de Laercio Jr os demais narram no minimo a ums 20 anos , o funil é muito estreito, é uma panelinha mesmo dificil de mudar , mas não desanime , obstaculos existe em todas as áreas, você está na vantagem porque tem a graduação em jornalismo (a maioria não tem) e isso é uma grande vantagem .
Continui na busca do seu sonho , .
Conheci esse homem no futebol da universidade dele, eu estava na torcida pelo time de comunicação! Ao saber mais detalhadamente da vida do Yuri, fiquei encantada com tamanha força de vontade e os meios que utilizava desde criança para fazer o que mais ama: NARRAR. Em todo esse tempo de convivência, aprendi a me relacionar com o futebol! Não entendia nada, mas até que depois de ouvir algumas narrações que ele fazia do futebol maranhense como repórter de campo e alguns jogos pela TV, além, claro, da visita ao museu de futebol no estádio do Pacaembu SP, comecei a ter uma ligação com o futebol hehe. Só tenho que elogiar a coragem e determinação do meu amor, sei que é um sonho dificil, mas não impossível! Você está se preparando e com certeza terá seu espaço e fazer o que sempre sonhou!! Beijão enorme, Amo-te! Força em Sampa!! Engraçado que esse cenário não mudará tão cedo, meu amor no futebol e eu, assim como amigos e familiares, na torcida!
Gostaria de agradecer novamente, mas agora aos comentários aqui no blog. Grande Roberto Júnior, parceirão, obrigado pelas palavras, realmente aquele momento de escola foi único, nunca me esquecerei. Desde lá já narrava mesmo, cada história, sou louco mesmo hahaha. Com a ajuda de Deus alcançaremos os nossos sonhos. Ao pessoal que comentou aqui também, agradeço as palavras de incentivo. Pra fazer isso que eu fiz, tem que ter o foco, além de muita força e certeza do que quer e do que pode conseguir.
Ah, falando da SPORTV, já fiz a minha inscrição no Passaporte, to esperando chamarem, o processo de seleção se constitui em várias etapas.
E sobre o rádio esportivo maranhense, digo a vocês, que não é fácil mesmo trabalhar ai. Já tive a experiência, gostei de fazer jogos ao vivo, na reportagem de campo, mas só quem já fez isso, sabe que o negócio não é brincadeira não. O fato do cara ser Motense ou torcer pelo Sampaio, MAC, não irá afetar o trabalho dele, desde que seja imparcial, admitir que o time de coração não foi bem, que mereceu a derrota ou a vitória, pois caso o contrário vira “jornalista-torcedor”. Cedo ou tarde não dará certo no meio. Agora tem que tomar muito cuidado com isso, pois infelizmente, muitas pessoas não compreendem o simples fato do repórter dizer que torce por A ou B, isso pode prejudica-lo. O segredo é ser bom, pra isso tem que ser imparcial. Sorte ae ao João Ricardo, não o conheço, mas já sondei e me disseram que é esforçado, bom repórter.
Só pra registrar nos meus agradecimentos, acabei não citando o meu querido amigo Marcial Lima, perdão cara. Esse foi um dos que mais me ajudou, deu oportunidade também de comentar esporte junto com ele no Abrindo o Verbo, quando Geraldo não estava apresentando. Me ensinou muita coisa também. Valeu amigo Marcial. (Me bilisque hahaaha)
E estou querendo muito ir ao jogo la no ABC Paulista, Santo André x Sampaio. Vi que a TV Mirante vai transmitir…MARAVILHA! Oportunidade do torcedor maranhense de ficar mais perto do futebol que, atualmente, representa o estado. E motivação para os jogadores da Bolívia que jogarão sob os olhos da torcida MA.
Só um pitaco: Sampaio tem mais time que o Santo André viu? o time de ABC só ganhou 1 partida deste Paulistão, praticamente rebaixado, gosta muito de empatar. É um dos times que mais empatou na competição estadual. De empate em empate, assim, o Sampaio classifica. Os maranhenses só não podem entrar de “salto alto”, achando que eliminou o Sport e agora pode eliminar um time que está quase na A-2 Paulista. Tem que jogar, Sampaio tem bola pra isso. Abraço pessoal. Fiquem com Deus. Yuri Gonçalves.
ACHO QUE O JOÃO RICARDO ESTÁ SE SAINDO BEM ,VEJO UM JOVEM TALENTO ,CLARO QUE VAI MELHORAR .QUANTO A TORCER OU NÃO TORCER NÃO IMPORTA ,IMPORTA É SER PROFISSIONAL . AINDA BEM QUE TEM O JOÃO . COM A SAIDA DO ARAGÃO PARA OUTRO SETOR QUASE NÃO TINHAM NOTICIAS SOBERE O MOTO .BEM PIOR É EM OUTRO PREFIXO QUE O APRESENTADOR EX MIRANTE É BOLIVIANO ROXO JÁ ABRE O PROGRAMA FALANDO DA BOLIVIA , EM SEGUIDA VEM O SETORISTA QUE É OUTRO ROXO TOMA CONTA DO HORARIO TODO .HOJE SOBRARAM 07 MINUTOS PARA OS OUTROS CLUBES SEM CONTAR QUE O COMENTARISTA TAMBEM PASSOU 10 MINUTOS FALANDO DE SAMPAIO O JOGO DE HOJE É MOTO É SÃO JOSÉ .AINDA BEM QUE NA MIRANTE TEM O JOÃO PARA PASSAR AS NOTICIAS DO MOTO. OS CLUBES TAMBEM NÃO AJUDAM PASSANDO AS NOTICIAS DEVERIAM TER OS ASSESSORES DE IMPRENSA.
Yuri, sugiro a vc inscrever-se no Passaporte Sportv (entra no site sportv) eles estão recrutando novos talentos/jornalistas para serem correspondentes da emissora pelo mundo.
Ja que o assunto desviou pra falar da imprensa Maranhense , Gostaria de comentar o formato dos programas esportivos no MA. . Os garndes centros utilizam o Debate/opniões durante os programas,e em Futebol existe uma grande variedades de assunto para ser debatido (ao Vivo) por conhecedores do assunto, e isso prende ouvintes /torcida, é por isso que Fonineli é lider de audiencia, ele debate em cima de assuntos polêmicos, porém, precisa de outros jornalistas e/ou dirigentes participarem diariamente das discussões e opnarem tambem, isto engrandece o futebol e a radio atua como uma tribuna pra debate . ja existe em grande parte de programas esportivos pelo Pais este formato, inclusive com participação de ouvintes , …como futebol é paixão ,a opnião contextualizada por especialistas prende os torcedores em torno de temas polemicos, e o que não falta no nosso futebol é polemica / escandalos ,
Não vejo com bons olhos apenas um apresentador e os reporteres falando a mesma coisa nos 3 programas esportivos do Dia.,é importante sim o trabalho jornalistico + sempre a mesma coisa satura (programção de clubes , escalações ja sabida por todos,jogadores respondendo o obvio , bla bla bla) . Seria bom Debates, troca de opniões (divergencias,convergencias,etc). Futebol é corriola , polemicas, ideias.
Outra coisa, nos programas esportivo de São Paulo (Jovem Pan,, exemplo) os grandes clubes do Estado (Corinthians,Palmeiras, Sao Paulo e Santos) ocupam 90% do espaço dos programas , aqui nós somos obrigados a ouvir 15 min de notícias do IAPE e 2 min do Moto Club(exemplo) , creio que deveria ser o invesso, o clube de massa é o Moto Club e a grande maioria dos ouvintes são Moto Club, Sampaio ……vejo como desfoccada o espaço do programa, é usado pra divulgar noticia do clube que não tem ouvintes/torcida (ainda) ….isto não acontece em outros centros, Não é dedicado maior parte do tempo a Santo Andre, Linense, Mirasol (em SP)…. os grandes é que predominam .. A mesma coisa acontece na imprensa Carioca, Pernambucana, etc.
.
Acho o João Ricardo um excelente profissional e não vejo nada demais no cara assumir seu clube publicamente, contanto que continue imparcial.
É uma jovem promessa do jornalismo esportivo maranhense e ainda vai crescer muito…
O povo acha que é fácil fazer esse trabalho de radialismo esportivo no Maranhão…aí fica criticando somente por criticar!
RESPOSTA: NEM JESUS CRISTO AGRADOU A TODOS. É ASSIM MESMO. ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.
Pra frente garoto. Boa sorte. Talvez um dia vc narrará jogo no maior estádio do estado. Aliás sobre ele leiamos o seguinte:
PROPOSTA SÉRIA
Recuperar o estádio denominado Castelão e mudar o seu nome urgentemente. Explico:
Quando o então governador biônico Joãs Castelo construiu o seu monumento com dinheiro fácil do governo militar não havia lei que impedisse que o mesmo, aos moldes dos antigos monarcas, homenageasse a si próprio ainda vivo. Pois bem, mudou-se isso após nova ordem constitucional, mas preservou-se os nomes já dados em outras obras Brasil afora. Só que com o novo estádio passamos a ter três no país com o mesmo nome: Fortaleza, Natal e São Luís. Passado alguns anos e vendo o óbvio os natalenses mudaram o seu para Machadão, evitando serem confudidos. Embora o nosso seja o mais novo nada foi feito. Assim, proponho uma mudança que não fira os brios do ex-governador, mas que nos dê uma identidade inconfundível com os alencarinos: Que tal Ribeirão ou Gonçalvão. Sim, porque o nome do estádio é João Castelo e o referido chama-se João Castelo Ribeiro Gonçalves. Vai aí a sugestão ou ficaremos eternamente nas saias dos ceraenses.
O TALENTO MUITAS DAS VEZES ESTÁ NO SANGUE NA VONTADE DE QUERER SER .VEJAM O LAERCIO JUNIOR . AI VEM A PARTE ACADEMICA O APERFEIÇÕAMENTO A EXPERIENCIA DE CAMPO .AI É QUE ENTRAM OS MAIS VELHOS MAIS CALEJADOS . A MESCLAGEM DE MAIS NOVOS COM MAIS EXPERIENTES DÃO BONS RESULTADOS .APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA SUGERIR DENTRO DAS RENOVAÇÕES QUE QUNDO DAS REPORTAGENS DOS SETORISTA HAJA UM MELHOR DETALHAMENTO TIPO : QUANDO INFORMAR AS ESCALAÇÕES ,INFORMAR A ESCALAÇÕA DO BANCO ISTO VALE PARA OS TREINOS COLETIVOS ,GERALMENTE ISTO SÓ É FEITO AS VEZES NOS INTERVALOS , PARA O OUVINTE DO RADIO ISSO É MUITO IMPORTANTE .ASSIM COMO NOS COMENTARIOS FEITOS PELOS ANALISTAS NOS INTERVALOS ,GERALMENTE COMENTAM AS ATUAÇÕES INDIVIDUIAIS, QUASE SEMPRE NÃO SE FALA EM ESQUEMAS TATICOS NAS OPÇÕES DE MUDANÇAS TATICAS ISTO TAMBEM É BOM.
Ele está em São Paulo, né? Sampaio vai jogar no estado de São Paulo, né? Que tal prestar uma valiosa contribuição ao seu estado no jogo do Sampaio x Santo André? Zeca, leve essa proposta à TV Mirante que irá unir o útil ao agradável em sua transmissão.
Concordo com o Zé Augusto
A Rádio Mirante AM em especial sua equipe de esporte esta perdendo espaço no mercado esportivo com esses reporteres MEIA BOCA.
Aquele Noel é uma preguiça desgraçada, Gil Porto não acompanha de perto o Sampaio sempre leva furo na hora de anunciar as contratações e esse João Ricardo além de ser MOTOENSE DECLARADO DE TORCIDA não sabe nem passar um noticiario direito
RESPOSTA: RESPEITO A SUA OPINIÃO EMBORA NÃO CONCORDE COM NADA DO QUE VOCÊ DIZ. COMO COORDENADOR DE ESPORTE, JORNALISMO E PROGRAMAÇÃO ENTENDO QUE A EMISSORA TENHA QUE CONTINUAR COM O PROCESSO DE RENOVAÇÃO NO RÁDIO ESPORTIVO. O FUTEBOL PRECISA E O MOMENTO É ESTE.
Yuri, amigo de escola apesar de novo, mas não lembro uma ser quer vez em que na escola esse rapaz não nos tenha presenteado com suas narrações bizarras dos professores entrando na sala, muito divertido e todos vibravam desde cedo sabiamos que tinha talento. Assim que encontrei aqui na Rádio Mirante pela primeira vez, logo pensei isso não é normal esse cara quer mesmo trabalhar com jornalismo esportivo com sua grande paixão o futebol. E lembrei as suas narrações na sala de aula com a entrada dos professores, um chute numa bolinha de papel, até um briga de turma era motiva dessa brincadeira onde todos se divertiam. Yuri, parceiro de banco de escola, parceiro de pelada na escola, pelada na praia , queria te desejar sucesso, porque competência sei que você tem, determinação nem se fala, coragem é pouco pra o que você fez, sair de sua cidade pra tentar a sorte em outro lugar, Sucesso te desejei porque sei que é questão de tempo você conseguir, com seu jeito alegre de ver, pensar e sentir o futebol.
Abraço e boa sorte
Roberto Júnior
A equipe de esportes da mirante esta precisando urgente é de reporter esportivo, no minimo dois.
RESPOSTA: A EQUIPE DE ESPORTES DA MIRANTE ESTÁ PASSANDO POR UMA RENOVAÇÃO NECESSÁRIA PARA O RÁDIO ESPORTIVO. OS NOVOS REPÓRTERES ESTÃO DANDO MUITO BEM CONTA DO RECADO.
SENSACIONAL.
Como é bom SONHAR e ir ao encontro dele .
Não conheço o Yuri , mas pelo visto ele tem 2 dos 3 pré requisitos básicos para a realização de um sonho (COMPETENCIA e DETERMINAÇÃO) lhe falta apenas 1 (OPORTUNIDADE)…….e eu não tenho dúvida que a oportunidade não irá demorar a chegar e ele conquistará seu objetivo sonhado..
Sucesso Yuri .
.
Grande Zeca, obrigado pela oportunidade, agradeço demais pela confiança em mim. Agradeço a todos da Mirante AM. Gosto tanto de vocês que os citei aqui na matéria. Apesar do pouco tempo de trabalho, aprendi muito com você, com Geraldo Castro, Laércio Costa, Capelobo do Brega, Mário Carvalho, Lídia, Nando Camões, Miguel Chaves, grande Toinho Rocha, Wilívio Ricardo, enfim, com todos com quem eu trabalhei nesse período. Agradeço muito, e claro, aos ouvintes pela paciência por me ouvirem haha… Torço daqui de SP pelo futebol do Maranhão, torcerei sempre. Tô acompanhando o Sampaio,posso até ver o jogo da volta, lá no ABC, pela Copa do Brasil.
Saudades da Mirante AM, desejo sucesso a todos. Tomara que um dia eu volte a trabalhar nessa rádio que tem a maior audiência do MA, por causa da competência de todos. Aqui em SP, estou lutando, não é fácil, mas sei que batalhando chegarei lá, com a ajuda de Deus. Grande Abraço à todos. Yuri Gonçalves. Obrigado pela homenagem.