A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) realizou, nas segunda (21) e terça-feiras (22), no Palácio Henrique de La Rocque, mais duas reuniões para definir como serão os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2011. Desta vez, os encontros foram destinados a gestores municipais e representantes das escolas da rede metropolitana.
Antes destas reuniões, a Sedel já havia realizado outros encontros para debater os JEMs deste ano com as federações de esporte amador do estado. De acordo com o secretário Joaquim Haickel, o objetivo da Sedel é promover uma competição democrática.
“Queremos que os JEMs seja um evento democrático. Por isso, abrimos espaços para que nossos parceiros, prefeituras, escolas e federações, pudessem dar sugestões para os jogos deste ano. Sugestões sempre são bem-vindas para que os JEMs ocorra de maneira que valorize nossos jovens atletas. Temos que fazer com que o esporte seja veículo de cidadania,” disse o secretário.
Aos gestores municipais e aos representantes das escolas, a Sedel apresentou o cronograma de atividades que serão desenvolvidas este ano. O secretário-adjunto, Alim Maluf Neto, explicou que o cronograma dos JEMs 2011 foi desenvolvido para se adequar às Olimpíadas Escolares e fortalecer as disputas este ano.
“Temos que preparar nossos atletas para as disputas fora do estado. Por isso, os JEMs deste ano obedecerão aos regulamentos específicos das Olimpíadas Escolares. Acredito que, assim, o nível da competição crescerá bastante,” explicou Alim Maluf.
As propostas apresentadas pela Sedel foram aceitas pelos participantes da reunião, que aprovaram este diálogo com a Secretaria sobre os jogos escolares.
“Achei importante esse encontro porque antes, os JEMs não era tão democrático. Chamar os gestores para colher informações e sugestões para os jogos escolares é um grande passo da Sedel. A partir do momento em que se democratiza ideias, fica mais fácil desenvolver uma grande competição,” afirmou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer da cidade de Pinheiro, Adimar Mineiro.
O professor Bruno Oliveira, do município Senador Alexandre Costa, compareceu à reunião e garantiu que o encontro foi proveitoso. Para ele, os alunos do interior do estado vão comemorar da maneira como os JEMs 2011 serão disputados.
“Já fui atleta e adoro esporte. Nesta reunião, pude observar que a Sedel está se empenhando para realizar grandes jogos. Discutimos alternativas para os jogos e, assim, tanto a capital como o interior vão ganhar. Foi proveitoso para amarrarmos tudo direitinho,” disse.
Cronograma
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer aproveitou as reuniões desta semana para divulgar o cronograma dos jogos escolares de 2011. A primeira data importante será 14 de março, dia em que a Sedel lançará oficialmente os JEMs.
As escolas e municípios interessados em participar desta edição dos JEMs terão até o dia 30 de março para oficializarem adesão aos jogos. Já as escolas da Região Metropolitana têm até o dia 16 de abril para confirmarem participação. Em seguida, os atletas serão inscritos.
A primeira fase dos JEMs ocorrerá de 1º de maio a 26 de junho. Já a etapa seguinte deverá ser disputada durante todo o mês de julho e, a terceira, uma semana antes da etapa estadual dos jogos.
Neste ano, a fase decisiva (estadual) das modalidades coletivas e individuais ocorrerá em dois períodos distintos. Em agosto, serão realizadas as finais da categoria infantil (de 12 a 14 anos). Já em outubro, as finais da categoria infanto (de 15 a 17 anos).
Troféu Olímpico
A partir deste ano, os troféus dos campeões dos Jogos Escolares receberão o nome de personalidades que ajudaram a desenvolver o esporte no estado ao longo dos anos.
Nesta primeira edição, o troféu da categoria infantil receberá o nome do ex-diretor do Colégio Batista Daniel de La Touche, Raimundo Soares Figueiredo. Já na categoria infanto, a homenagem será para o ex-diretor do Colégio Dom Bosco, Luís Pinho Rodrigues.
“É preciso homenagear quem fez muito pelo esporte maranhense. Temos que ter ídolos. Por isso, que a partir de agora, todos os troféus receberão os nomes daqueles desportistas que se dedicaram ao esporte em nosso Estado,” explicou o secretário Joaquim Haickel.
As informações da Secom (Foto: Biaman Prado)