Reuniões definirão JEMs 2011

0comentário

A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) agendou duas reuniões para a próxima semana com gestores municipais e com representantes das escolas da rede metropolitana, com o objetivo de discutir a organização dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano. Os dois encontros vão ocorrer no Palácio Henrique de La Rocque, na segunda (21) e na terça-feira (22), ambos a partir das 16h.  

A intenção da Sedel é realizar um JEMs de muita qualidade. Para isso, a secretaria abriu espaço para o debate com os órgãos competentes com a intenção de encontrar a melhor forma para que a edição deste ano seja um sucesso.

O instrutor de práticas esportivas da Sedel e que também faz parte da organização do JEMs 2011, Raimundo Mesquita, explicou que este debate, logo em fevereiro, facilitará o desenvolvimento dos jogos escolares e ampliará a competição para mais municípios.

“Essas reuniões são fundamentais para que possamos reunir a opinião de todos os envolvidos no JEMs 2011, que já nos apresentaram propostas de regulamento e da forma dos jogos. Assim, estamos trabalhando em cima destas considerações. Queremos possibilitar a participação de mais municípios nesta edição”, explicou.

Raimundo Mesquita disse que o JEMs 2011 deverá sofrer modificações com relação à regionalização adotada em edições anteriores. A intenção da Sedel em mudar a forma de disputa é possibilitar que cidades que antes não participavam dos jogos escolares possam, agora, ter a oportunidade de competir na maior competição estudantil do Estado.

“O JEMs 2011 está sendo desenvolvido para aproximar os municípios. A questão da distância sempre foi um problema que inviabilizava a participação de equipes. Com esta nova regionalização que queremos fazer, vamos possibilitar que mais escolas de diferentes localidades participem”, explicou Mesquita.

Federações

Nos dias 10 e 14 deste mês, a Sedel debateu sobre o JEMs de 2011 com os presidentes das federações de esporte amador do Maranhão. Os encontros serviram para definir que os jogos escolares deste ano terão uma nova forma de disputa para aumentar a competitividade do evento e melhorar a preparação dos atletas maranhenses para as Olimpíadas Escolares.

“Os encontros com a Sedel foram bem produtivos, porque estamos vendo que esta reformulação do JEMs vem para melhorar o esporte no Maranhão. Acredito que a modernização e adequação do regulamento da competição é um avanço muito importante para nossos atletas”, garantiu o presidente da Federação Maranhense de Ciclismo, Walmir Peixoto.

As informações são da Secom (Foto: Biaman Prado)

sem comentário »

A melhor notícia do dia…

0comentário

Fiquei feliz com uma notícia que soube nesta tarde.

Foi o seguinte…

Em novembro de 2010 a Caema realizou uma Campanha de Cadastro para Doadores de Medula Óssea, com a finalidade de ajudar as 1.200 pessoas que se encontram na fila para transplantes no Brasil, dentre elas o garotinho Kaio Cardoso de Souza, de 3 anos, filho de Kamila e Klécius Ribeiro, ele colaborador da Companhia.

Com a campanha “Seja um Doador de Medula Óssea”, que durou duas semanas, a Caema conseguiu cadastrar cerca de 700 novos doadores.

O Kaio foi assunto de várias reportagens em Fortaleza, São Luís e Aracaju. A família vinha travando uma verdadeira batalha pela vida da criança, tentando por meio de campanhas na mídia, no corpo a corpo e panfletagem nas ruas para encontrar um doador compatível.

O número de doadores cadastrados no Brasil é de 1,6 milhão, muito pouco se for considerado que a compatibilidade no país é de um para cada 100 mil doadores.

Muito feliz e chorando de emoção, Kamila, mãe do Kaio ligou, nesta sexta-feira (18), e enviou e-mails para familiares, amigos e conhecidos dando a notícia de que o doador do seu filho foi encontrado em Curitiba (PR). “Encontramos o doador do Kaio, estamos muito felizes e emocionados. Gostaríamos de agradecer a todos que de alguma forma nos ajudaram, rezando, dando força, se cadastrando, enfim, sendo uma peça fundamental para a cura do nosso príncipe. Obrigada a todos, de coração! Agora é só pedir a Deus que tudo dê certo e ter fé que, em breve, o nosso Kaio estará totalmente curado”, disse.

Há pouco mais de um ano, o garoto foi diagnosticado com anemia aplástica, doença que impede a medula óssea de produzir em quantidade suficiente, os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Desde esse tempo ele vinha fazendo tratamento, sendo monitorado diariamente com exames de sangue. A cada sete dias fazia transfusão para sobreviver. Mesmo respondendo bem ao tratamento, ele necessita urgente de um transplante de medula óssea.

Na próxima semana, Kaio e seus pais seguirão para Curitiba, para a realização dos exames necessários ao procedimento.

A Caema agradece a todos que se envolveram nesse caso (órgãos do governo, imprensa, Hemomar, fornecedores, colaboradores e familiares, profissionais de saúde, órgãos de classe e do Poder Público e a sociedade em geral, que ajudaram tornando possível a realização da Campanha.

As informações são da Secom

sem comentário »

Iape no Globo Esporte

3comentários

3 comentários »

Boas histórias do futebol

0comentário

Na cidade conhecida por ter um telefone público e um semáforo gigantes como pontos turísticos, um homem pequenino destoa deste cenário. No Ituano, time de Itu, no interior de São Paulo, Roberto Aparecido Prado, de 44 anos, domina a rouparia do clube como ninguém.

E ai de quem ousar ultrapassar a grade que limita o vestiário da sua área de trabalho sem autorização. Com 1,25m de altura, ele impõe respeito e diz que ali manda mais até que o presidente Juninho Paulista, ex-jogador do São Paulo e da Seleção Brasileira.

– Aqui ninguém entra se eu não deixar. Os jogadores entregam as roupas, mas não passam da grade. Nem o Juninho entra aqui se eu não quiser. Sou eu quem mando! – disse o roupeiro ao Globoesporte.com, enquanto arrumava os uniformes dos atletas para mais um dia de treino.

GALERIA DE FOTOS: confira mais imagens de Robertão em ação no Ituano

Robertão, como gosta de ser chamado, é conhecido no futebol do interior de São Paulo. O roupeiro sofre de nanismo, doença genética que provoca um crescimento esquelético deficiente, que geralmente resulta em um indivíduo de baixa estatura. Ele conta que a deficiência ocorreu pelo fato de a sua mãe ter tido rubéola durante o período de gestação.

– Mas eu não tenho problemas com isso. Nunca fui vítima de preconceito. E você não vai encontrar um roupeiro melhor do que eu por aí. Os outros podem ser tão bons quanto eu, mas não são melhores.

A altura parece não ser mesmo um empecilho para Robertão. No Ituano, o material dos atletas fica espalhado por estantes com até cinco prateleiras. Quando ele não alcança esticando os bracinhos, usa uma pequena escada de dois degraus. Se o objeto está mais alto, ele lança mão de uma vassoura para puxar. Esse tipo de improviso funcionou em outros 26 clubes por onde passou.

– Eu comecei aqui no Ituano como gandula. Quando o Juninho jogava e fazia um gol, corria para me pegar no colo. Depois eu passei a ser auxiliar da rouparia, até me tornar roupeiro mesmo. E já rodei muito no mundo da bola. Trabalhei no Noroeste, Jaboticabal, Taquaritinga e Sãocarlense, entre outros. Quando o Juninho voltou para ser o presidente aqui, soube que eu estava sem emprego e me chamou. Somos muito amigos.

O carinho é recíproco. Agora na função de dirigente, Juninho não se esquece dos momentos que viveu com Robertão no início de carreira, antes de brilhar como meia do São Paulo e da Seleção Brasileira.

– Ele é muito bom profissional e uma ótima pessoa. Todo mundo o respeita muito, e lá na área dele só ele manda – disse o presidente, aos risos.

Robertão não se intimida com o tamanho dos outros companheiros de clube. Se um jogador deixa algo fora do lugar, ele dá bronca. E nem o mandatário do time escapa de uma cornetada.

– Ô, Juninho! Aqui na minha área é muito calor! Preciso de dois ventiladores aqui!

Por Por Julyana Travaglia, Globoesporte.com

sem comentário »

Inacreditável Futebol Clube

0comentário

Tudo bem que o lance foi impedido, mas o gol perdido por Arcinho no jogo entre Iape x Sampaio foi simplesmente inacreditável. Clique no vídeo e veja como foi.

sem comentário »

A força do Iape

18comentários

Se tem um clube no futebol maranhense que pode dizer que tem a saúde financeira muito boa este é o Iape. O time do presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha, tem patrocínios fortes para a temporada. E depois ainda tem gente que diz que futebol é só prejuízo.

Vamos lá: governo do Maranhão, Prefeitura de São Luís, Óticas Diniz, BMG, Opendoor, Ronierd Barros, além da Eggos Sport. O Iape é o único clube de São Luís a contar com o patrocínio da prefeitura e da Ótica Diniz. (Veja o banner com a foto do técnico Paulo Fernando Cabrera).

Somente para a Copa do Brasil, o Iape receberá a importância de R$ 100 mil do governo do Maranhão. A mesma quantia será repassada ao Sampaio. Os dois clubes ainda receberão, cada uma  cota da CBF que é de R$ 60 mil, sem falar na boa previsão de arrecadação nas partidas contra Atlético-PR e Sport-PE.

Tudo bem que o presidente do Iape é homem de influência, mas fica o exemplo a Sampaio, Moto e Maranhão. Se o Iape que é um clube novo e que quase não tem torcida consegue se viabilizar financeiramente porque as grandes marcas do nosso futebol não conseguem? Alguém sabe explicar?

Para mim, o exemplo do Iape serve para mostrar o seguinte: quando o poder público e as empresas querem, elas aparecem no futebol, mesmo em momento de crise e de total falta de credibilidade como sempre alegam. Ficou claro agora que não há nada disso. É que evidencia o modelo de gestão do Iape.

Fica o tema para reflexão de todos nós.

18 comentários »

Arbitragem na Copa do Brasil

3comentários

A partida entre Iape e Atlético-MG, que será realizada na próxima quarta-feira (23), no Estádio Nhozinho Santos, será comandada pelo árbitro paraense Andrey da Silva e Silva. O jogo está marcado para as 21h50.

Os assistentes que irão compor o trio de arbitragem vêm do Piauí. São eles: José Nilton da Costa e Francisco Machado Gaspar. O quarto árbitro será Paulo Sércio Santos Moreira (MA).

Sampaio-MA x Sport-PE

Um árbitro cearense será o encarregado de comandar a partida entre Sampaio Corrêa e Sport válida pela primeira rodada da Copa do Brasil na próxima quinta-feira (24), às 21h, em São Luís. Trata-se de Joaquim Florenço Martins.  

O árbitro do Ceará terá como assistentes Francisco Pereira de Lima Júnior e Antônio Moraes de Sosas, ambos do Estado do Piauí. O quarto árbitro será o maranhense Mayron Frederico dos Reis Novais.

A informação foi confirmada no site da Confederação Brasileira de Futebol no fim da tarde dessa quinta-feira (17). Confira a escala de arbitragem das partidas dos dias 23 e 24 válidas pela primeira rodada da Copa do Brasil.

Por Paulo de Tarso Jr.

3 comentários »

Nordestino de coração

33comentários

A torcida do Sampaio deu início. A torcida do Moto entrou de cabeça. A campanha já está movimentando as comunidades rubro-negras no orkut.

“Nordestino de coração” é uma campanha de valorização dos clubes nordestinos para que os torcedores daqui não continuem nos bares morrendo de amores por clubes do sul do país.

Para saber mais clique aqui

33 comentários »

Atacante é prioridade no Moto

6comentários

O Moto já procura um novo atacante. Bruno Chocolate está fora dos planos. O jogador viajou para Arapongas, no interior do Paraná e vai ficar por lá mesmo.

O time rubro-negro conta com Dilton, Maurício, Ricardo, Moisés e Pimenta, mas é preciso buscar alguém com um pouco mais de experiência. Esta é a prioridade no Papão.

Além de um atacante, o diretor de futebol Waldemir Rosa ainda espera contratar um zagueiro, um lateral esquerdo e um meia.

A estreia do Moto no Campeonato Maranhense será no dia 12 de março, contra o Imperatriz, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia.

6 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS