A modalidade capoeira está confirmada na edição dos Jogos Escolares Maranhenses deste ano. Esta será a primeira vez que as duas entidades representativas da modalidade, a Federação Maranhense de Capoeira (FMC) e a Federação de Capoeira do Estado do Maranhão (Fecaema), estarão unidas na coordenação da competição. E a definição deste trabalho em conjunto aconteceu após reunião entre os presidentes das duas federações com a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).
O presidente da Fecaema, Florisaldo dos Santos, o Mestre Baé, acredita que esta união inédita é importante para o progresso do esporte maranhense. “Esta nossa união é um progresso para o esporte maranhense e para a capoeira de um modo geral. Não tem fundamento as entidades divergirem com relação ao esporte. Se continuássemos separados neste momento, a capoeira só tinha a perder. Esta parceria, proporcionada pela Sedel, vem para unir os capoeiristas”, explicou Florisaldo dos Santos.
O presidente da FMC, Cláudio Rodrigues, o Mestre Cadico, também acredita que os Jogos Escolares Maranhenses de 2011 serão inesquecíveis. A parceria entre as federações irá melhorar o nível técnico da competição.
“Os atletas só têm a ganhar. Eles vão obter mais conhecimento na área esportiva porque é a primeira vez que há coordenação conjunta nos JEMs. Estamos fazendo isso pela capoeira, pelo nosso esporte”, garantiu Cláudio Rodrigues.
Por Paulo de Tarso Jr. (Foto: Biaman Prado)